terça-feira, 13 de março de 2012

Muitos novos RPG's em nossa simples fábrica

Não somos editora, mas nosso Espírito Livre emana em imaginação e trabalho coletivo. Com muitas e muitas ideias fervilhando, ao longo dos últimos meses, muitos projetos vem saindo das cabeças desse humilde grupo de RPG, que organiza um blog e se reúne nos fins de semana para rolar variadas mesas. Cada proposta de Jogo tem uma ou outra ideia nova e um motivo próprio, mas no geral, surgem porque nos divertimos criando a partir de coisas que de fato gostamos, coisas que olhamos e dizemos "pow, isso daria um RPG muito bom..."

Por isso, todos os meses organizamos sessões especiais para PlayTest, colocando a mão nas engrenagens e nos sujando de graxa, a fim de vermos futuramente nossas ideias completas; vejamos o que já temos...


PS: Este domingo, a partir das 15h, mesas de PlayTest no Centro Comunitário da Cidade Nova I, convite aos possíveis presentes...


O que?
Este é um jogo Gótico Contemporâneo, abordando a disputa sutil entre diferentes raças pela influência ou controle das religiões no mundo moderno, e por conseguinte, do poder político e militar, tendo como desencadeador principal os Meio-Anjos (Nephalin). Nascidos da união entre Anjos e Humanos em um período remoto, no período moderno vivem esquecidos pela humanidade, ao mesmo tempo que são caçados por uma raça criada pelo Senhor do Universo especialmente para isso. O Litígio, o conflito milenar que envolve estes e outras raças, é envolvido pela grande questão do cenário, a manutenção da crença dos personagens em seus objetivos, a depender da raça, apesar de coisas que sustentam estes, como Deus, Diabo, Anjos ou Demônios, serem apenas ideias sem comprovação de existência a milênios. Em outras palavras, os personagens contarão apenas com seus sucessos e o fervor do que acreditam, ao invés de terem contato com seres superiores, coisa inexistente no cenário.

Motivação 
Estamos criando este jogo desde 2007, idealizado por "Alado" e "Aforen Kass". No início nomeamos Guerra Santa. Na ideia original os protagonistas eram humanos com dons como sensitivos ou médiuns, e havia uma raça especial que eram os Nephalin. As influencias vieram de Constantine (O Filme), Supernatural, O Exorcista, e outras histórias relacionadas. Com o passar do tempo, não lembro ao certo porque, evoluímos para que os Nephalin fossem o centro do cenário, e os humanos especiais se tornaram uma raça, os Ninrodian, parte daqueles que deveriam caçar os Nephalin, mas no meio do caminho decidiram ficar ao lado dos humanos nos conflitos, tornando-se assim os Neutruns, aqueles que não estão ao lado dos humanos em 1º lugar, a revelia de céus ou infernos.

Queremos com ele um jogo de investigação e sutileza; temos influencias do mundo das trevas, não a toa os Nephalin são "A Falange dos Esquecidos", para que o drama se passe em um mundo que não sabe do Litígio entre as raças que disputam a influencia sobre as religiões, mas quando falamos de sutileza, isso requer também poderes sutis. E assim estamos trabalhando, um jogo com personagens que possuem habilidades especiais, mas que precisam ser usadas com inteligência e podem sim ser subjugadas por humanos comuns, caso sejam utilizadas de forma equivocada.

E ainda, especialmente, não queremos que um personagem esbarre com um anjo ou demônio a cada esquina. Em nosso cenário, eles tem mais o que fazer do que se preocupar com a Terra. Os personagens mesmo iniciantes, são muito especiais, únicos entre milhares e milhares de humanos comuns. Queremos ainda deixar para o narrador a questão: existem mesmo anjos, demônios, etc? Talvez sim, talvez não...este fim ainda será trabalhado, e pode mesmo ser organizado pela própria mesa de jogo...

Para sabe mais sobre, acesse o que publicamos por aqui até agora: Nephalin - A Falange dos Esquecidos -     

 O que?
Com os "New Shadows" e os "Crossers", formamos um cenário criado para a narração em base ao HQ XMEN. Nesta realidade alternativa, a Igreja Católica organiza a Brigada Mutante, em um mundo onde os Mutantes são vistos pela sociedade de forma bastante positiva, obviamente, se utilizam seus poderes para o heroísmo. Os diversos países do globo possuem suas leis específicas referentes aos Mutantes, muitos sendo bastante liberais, mas no geral, a melhor escolha é o alistamento militar no Vaticano, o que possibilita treinamento, recursos, e status social. A dinâmica de mesa é baseada em missões, com um time subdividido em funções pré-definidas, o que necessita de um bom trabalho em equipe. O sistema usado é o Storyteller.

Motivação 
Idealizado pelo "Alado" em 2009, além do fato dele ser um fã de Marvel e XMEN, bem como um admirador da cultura que envolve os anjos, seria melhor que ele completasse o post aqui depois...(hehe)

Para sabe mais sobre, acesse o que publicamos por aqui até agora: XMEN NewShadows/Crossers

SISTEMA ESPÍRITO LIVRE
O que?
É um sistema inicialmente criado para o cenário de Nephalin - A Falange dos Esquecidos - mas que visamos torná-lo um sistema genérico. Idealizado por "Aforen Kass", a mecânica é baseada um pouco em Storyteller, com a união de duas características para o lance de dados. No entanto, usamos variações de dados, tendo as características a definição por D, indo de D4 a D20, passando por D5,D6,D7,D8, etc...

Motivação
Como é o primeiro sistema que teve a construção iniciada, optamos por batiza-lo com o próprio nome do grupo. A criação veio somente em 2011, com o avanço das ideias de Nephalin -FdE - e a motivação nada mais foi que inventar um sistema de regras próprio para o cenário, mas outros planos logo virão.

Para sabe mais sobre, acesse o que publicamos por aqui até agora: Sistema Espírito Livre


DARK RUN (CORRENDO NO ESCURO)
O que?
Este é um jogo de Terror; especialmente, de pessoas comuns se envolvendo em situações de extremo Terror, a partir das coisas mais sombrias e obscuras que povoam a mente de toda a trajetória da humanidade, no que condiz ao desconhecido. Recomendamos que inevitavelmente não jogue-se o mesmo em situações que não condizem com o clima de Terror. Em essência, é um jogo de contar histórias que dão medo, com um grupo sozinho na casa de noite ou no campo, em volta de uma fogueira...
O sistema vem sendo amarrado com mecânicas de Storyteller/Storytelling, e possui apenas cinco características básicas, baseadas em sensações humanas, como fé, medo, esperança...

Motivação
Idealizado por "El Maverick" em 2011, por ser fã de coisas relacionadas ao temor humano, quis explorar isso em uma criação própria. E o cara é bom em contar histórias de terror. Completa ai mano...

 Para sabe mais sobre, acesse o que publicamos por aqui até agora: Dark Run (Correndo no Escuro)

ÉXIS
O que?
(...)

Motivação
(...)

Esta parte do post vamos terminar depois. O cenário acima está participando do Concurso da RedBox. Retiramos todos os posts referentes a ele por conta do regulamento. Esperamos poder falar muito sobre ele no decorrer do concurso...

GUARDIÕES DOS SONHOS
O que?
No mundo do Irreal, colocar os jogadores em histórias fantásticas e além da imaginação é o que busca esse jogo. Brinquedos que ganham vida nas noites, quando todos dormem, e por conta do poder Imaginativo emanado pelos seus donos, protegem os mesmos contra os seres das Sombras e Escuridão que desejam justamente devorar este poder imaginativo. Tudo é possível, e todos os jogadores devem participar da narração da história. Junto ao mesmo, criamos o sistema batizado de "Imaginário", baseado em lances de dados que utilizam combinações entre eles ao invés de comparações numéricas, para decidir os rumos das cenas que são criadas durante a sessão, que flui em narrativa compartilhada. O termo denominado a ele é bem vindo, pois a cada lance, o jogador pode ser mais ou menos exigido quanto a sua imaginação e criatividade em contar a história, sendo bonificado ou penalizado por sua criação.

Motivação 
Simplesmente, a imagem acima (putz, alguém sabe quem desenhou a mesma?), de um mero post no facebook, fez com que Aforen Kass idealizasse o jogo e o Alado nomeasse o mesmo. Deve-se dar os créditos a pequena experiência que tivemos com a narrativa compartilhada de FIASCO para chegarmos aos moldes de como esse nosso jogo está hoje. Sem sombra de dúvidas e modéstia a parte, ele vem se tornando um jogo ótimo e extremamente divertido para um descontraído "One Shot".

 Para sabe mais sobre, acesse o que publicamos por aqui até agora: Guardiões dos Sonhos

SISTEMA HELL BLAZER
O que?
Utilizando o cenário da HQ "Hell Blazer", desenvolvemos um sistema que busca extrair o máximo da narrativa e interpretação exigida para o pesado clima do mundo em que vive John Constantine, bem como um fluxo de uso de Magia em que ela tenha o seu devido (e caro) preço. Utiliza esquema de características genéricas (como em Terra Devastada) e o uso de D6, com níveis de dificuldade fácil, médio e difícil, respectivamente, 1 a 2, 3 a 4, 5 a 6.

Motivação
Idealizado pelo fã de Hell Blazer "Marcos Costa" (é o nome dele mesmo), a principal motivação veio por buscar uma emulação condizente com o uso da Magia de Hell Blazer e os dramas que envolvem os personagens que ousam trilhar tal caminho. Ele pode falar mais sobre...


Para sabe mais sobre, acesse o que publicamos por aqui até agora: Sistema Hell Blazer


O que?
O título acima versa sobre indivíduos que vivem em um mundo futurista destruído após uma guerra nuclear, e se veem com poderes advindos de povos ancestrais, por conta do DNA místico que carregam. Isso os leva a uma jornada em busca de um lugar chamado "Ivy Marãey" (Terra sem Mal), jornada esta que é lida de diferentes formas pelas diferentes Etnias de sangue, mas que no geral leva todas a conflitos diretos contra inimigos que não desejam ver os Indígenas como lideranças, em um mundo sem líderes.

Motivação
Unir um mundo Ciber-Punk com as dezenas e dezenas de mitologias Indígenas, em especial as da América do Sul, foi uma idealização de alguns meses do Aforen Kass. Com a vinda do concurso da Secular Games, a ideia se tornou rápida ação e ganhou escritos e regras sobre. Explorar estas mitologias é um trabalho imenso diante da vastidão que possuem, mas geram também possibilidades quase infinitas. O sistema utilizado é também o "Imaginário", e os jogadores deverão criar histórias relacionadas aos entendimentos dos personagens sobre a jornada e mais fantasticamente, envolvendo os poderes quase divinos que estes seres possuem.

Para sabe mais sobre, acesse a 1º versão playTest do jogo: Sangue Indígena RPG

Temos ainda ligados a nós, outros projetos que estão sendo desenvolvidos por narradores que se uniram ao Espírito Livre Grupo de RPG, e em nossa simples fábrica também vem desenvolvendo teste e aprimoramentos dos jogos. Estes são o sistema MGRPG (Mistureba Generalizada RPG) e os cenários para D&D, Enghart e Midgard a Ascensão. Confere sobre nos links abaixo:

MGRPG

D&D Enghart

D&D Midgard A Ascensão


3 comentários:

  1. Sinceros parabéns. Mantenham a imaginação livre e continuem produzindo.

    Gilson

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  2. No Guardião dos Sonhos me imagino como um Voltron ou Legos mortais!

    Gilson

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  3. Ei, Aforen:

    http://begemott.deviantart.com/

    De nada.

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