domingo, 30 de dezembro de 2012

Fim de ano, fim de Sessão: 2012 teve RPG na Gibiteca!

No dia 15 de dezembro tivemos o encerramento da 10º Sessão de RPG do Projeto Libertando a Imaginação. Mas para encurtar caminho, vamos focar aqui um pouco sobre todo o percurso trilhado com essa bandeira em 2012.

O Projeto "Libertando a Imaginação"


Surgiu com a ideia de buscarmos um local para jogar RPG e fazer uma boa divulgação do mesmo. A presença de materiais de RPG na Gibiteca da Fundação Cultural do Pará - mais conhecida como CENTUR - e a boa quantidade de mesas ociosas ali, visíveis para quem frequenta, levou à pensarmos em usar aquele espaço. Após um projeto escrito em forma de documento, apresentado à administração do local, e nossas insistentes idas e vindas em busca de uma resposta, tivemos o "ok" para iniciar aquela nova jornada.

Uma grande conquista para o RPG



Não entendemos inicialmente o quanto foi grande aquela conquista para a comunidade RPGista da região e mesmo para a visão geral do RPG, mas depois, pesando os fatos de ser um espaço público e estarmos "furando" um certo bloqueio, ganhando prestígio com o nome dos Jogos de Interpretação de Personagens, inclusive chamando atenção de uma mídia mais próxima das atividades culturais da cidade, percebemos que não era qualquer coisa; relembremos a entrevista de TV concedida sobre o tema do Projeto:




Novos jogadores e uma cultura RPGista

Iniciado em Fevereiro e com o passar dos meses, aquelas mesas e jovens frequentando a Gibiteca da Biblioteca para jogar RPG foi chamando atenção. Seja de novos jogadores frequentando o local, seja de pessoas querendo conhecer saber o que estava acontecendo, perguntando pelos corredores "o que é RPG?", e mesmo os funcionários do local atentos para o crescimento do público na Gibiteca. E seja nas sextas quanto tudo começou, os nos atuais dois sábados do mês em que ocorrem as sessões, o encontro de jogadores, mestres, mesas, a troca de experiências, e mesmo a formação de novas amizades, vem ampliando uma cultura RPGista naquele espaço tão rico culturalmente em amplos aspectos. Quem sabe, o RPG possa se aproximar de temas tão evidentes dentro do meio artístico e de lazer na região, como o cinema, teatro, literatura.

Jogadores e Mestre de Campanha de Resident Evil

As perspectivas para 2013

Mesmo antes de terminar o ano, o convite que o clube de RPG Espírito Livre recebeu para organizar um evento em março dentro da comemoração dos 142 anos da Biblioteca Pública Arthur Vianna (1º RPG Norte), já movimentou os bastidores e torna-se uma evidência que 2013 promete. A partir de Janeiro as Sessões já serão focadas na ampla divulgação desse esperado evento, e o mesmo seguirá sendo construído. Contamos com a participação de jogadores e grupos importantes, como a parceria com o RPG Pará e outras de importante renome, principalmente pela experiência que possuem no cenário RPGista da região.

Grupo reunido em reunião de organização do 1º RPG Norte
E que venham mais sessões!

Por fim, ficam todos os nossos agradecimentos a todos os que acreditaram no projeto, contribuíram com ideias, participaram do mesmo, trabalharam para que desse certo. Janeiro já está às portas e a 11º Sessão também, com data de início a confirmar, mas ainda na primeira semana de janeiro estaremos começando a divulgação final, inclusive com as mesas cadastradas oficialmente.

E que venha mais um ano de muito Imaginação!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário