quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PIORES & MELHORES visuais de heróis dos quadrinhos para o cinema

Nicolas Cage já fez teste para encarnar o Homem de Aço nas telonas numa produção que graças a Odin não foi pra frente

Nem todo uniforme de super herói criado para as páginas dos quadrinhos funciona bem na tela do cinema. Alguns podem ser copiados exatamente iguais a forma com que são desenhados numa revista para um filme ou um seriado de tv e ficarem sensacionais sem que seja preciso qualquer adaptação, outros nem tanto.
Deveriam os desenhistas de figurinos tomarem liberdades ao recriar um uniforme de super herói, como foi feito com a grega psicopata no filme Elektra? Afinal ela iria parecer um tanto ridícula, correndo pelos telhados da cidade vestindo apenas um maiô e uma bandana vermelha, por mais sexy que aquele monte de faixas que se enrolam em volta de seu corpão seja sexy nas páginas do quadrinho de Frank Miller.
Ou deveriam os designers de produção se manter exatamente fiéis o máximo possível ao visual de um determinado herói apenas para honrar sua tradição na sua revistinha em quadrinhos como foi feito no filme da Supergirl? Seu uniforme foi totalmente fiel ao dos comics, mas no final o resultado não foi assim tão… Poderoso.
Enquanto criava essa lista de alguns mais memoráveis uniformes transportados da nona arte para a sétima arte, esse sacerdote do Santuário resolveu além das categorias de “piores e melhores” visuais, criar também uma categoria chamada: menção especial, para o redesigns que parecem agradar a gregos,troianos, padawans, nerds iluminados, enxutos e devotos.

BOAS SURPRESAS

BATMAN BEGINS 2005

Quando o diretor Christopher Nolan decidiu por uma abordagem mais realista, pesada e urbana do Cruzado de Capa, o visual desse vigilante seria extremamente importante para o sucesso do filme. Ele tinha que ser, tanto esteticamente convincente no mundo real  como manter de alguma forma fidelidade ao universo de histórias de onde pertence nos quadrinhos. Ao passo que não é uma cópia exata do uniforme das comics, o visual  criado por Nolan merece uma das mais altas colocações nessa listagem.

WATCHMEN 2009

Adaptar a obra prima de Alan Moore foi um risco alto que o diretor cinematográfico Zack Snyder assumiu, mesmo que ele conseguisse coerentemente contar a história – o que muitos acreditavam ser impossível fazer , se ele não reproduzisse de forma convincente os uniformes individuais de cada personagem, o filme inteiro seria muito difícil de ser apreciado.
Para a felicidade dos fãs, os uniformes do Comediante, Coruja, Dr. Manhattan, Espectral, Ozymandias e Rorschach se mostraram excelentes na tela grande, exatamente como são nas páginas dos quadrinhos.

HOMEM de FERRO  2008

Sendo inspirada no visual criado por Adi Granov após o arco “Extremis” da revista Invencível Homem de Ferro, ao contrário do visual clássico anterior, essa armadura é totalmente composta de pedaços individuais que se juntam para formar o todo e assim, ela foge do perigo de ficar parecida com uma estátua do Oscar gigante
Considerando o quanto horrorosa essa armadura poderia ter ficado na realidade de um filme  - se parecendo com um Cybercop ou um Power Ranger – e vendo o quanto maravilhosa ela acabou por se tornar, ao mesmo tempo que se mostrou bastante fiel à original, faz com que esse seja talvez o exemplo mais maravilhoso da lista.

HELLBOY 2004

Tecnicamente o visual do protagonista  desse filme não é um uniforme, mas a forma com que o Hellboy fosse feito seria essencial para o sucesso do filme. Se ele não fosse recriado na tonalidade exata de vermelho ou o caimento de seu sobretudo no seu corpo não ficasse como nos quadrinhos, todo o esforço de produção teria ido para o lixo.
Para nossa sorte, Guilhermo del Toro e sua equipe de criadores reproduziram com perfeição o herói infernal para a tela grande.

HOMEM-ARANHA  (2002 -2012)

O Homem-Aranha teve uma vantagem desleal sobre todos os outros heróis dessa lista, assim como o Super-Homem, ele teve diversas oportunidades de ter o seu uniforme recriado de forma coerente para a tv e o cinema.
As primeiras tentativas na tv, no entanto, foram horrorosas e se elas tivessem parado apenas na década de setenta, nosso amigão da vizinhança estaria na lista dos piores visuais recriados. No entanto, Sam Raimi e atualmente Marc Webb conseguiram tirar total vantagem dessas oportunidades passadas e não desapontaram os fãs. Pelo menos não no quesito uniforme.
Eles foram capazes de competentemente mostrar um herói aracnídeo perfeitamente saído das comics para a tela grande.

AGORA OS PIORES…

Sim, já houve um filme anterior na década de oitenta do Quarteto Fantástico… Sim, eles fizeram isso.

Da mesma forma que é fácil enxergar a loira Ana Hickman no meio de uma multidão de Oompa Loompas, reconhecer péssimas recriações de uniformes de super heróis dos quadrinhos para o cinema, é fácil de fazer. Existem no entanto, muitos uniformes de personagens  feitos para o cinema que nunca existiram nos quadrinhos, como o do Blackman, Hancock ou Shark boy e Lava girl, mas não estamos aqui falando deles. Apreciem com moderação essa pequena lista de pérolas.

GAVIÃO NEGRO 2010

Quando o canal Warner anunciou anos atrás que o Gavião Negro seria um convidado especial num episódio de Smallville, todos os fãs nerds do mundo tiveram um êxtase pós orgásmico.Mas quando a primeira foto do set foi colocada na rede mundial, todos ficaram desapontados e com total razão.
Ele tinha as asas, ele tinha o capacete, ele tinha até a maça, mas pobre Gavião Negro. Era para ele ser um herói alienígena muito durão, temido por todos os que andam do lado oposto da justiça. Mas ao contrário, essa versão faz com que as pessoas apenas gargalhem horrores dele. E talvez seja por isso que ele é sempre tão mal humorado.

O FANTASMA 1996

Não se tem muito o que falar desse uniforme do Fantasma, apenas que é muito, mas muito… púrpura.Ele fica muito carnavalesco na tela do cinema. Nos quadrinhos o uniforme ganha vida a medida que ele anda com seu cavalo pelas florestas tropicais, capturando piratas, traficantes, caçadores e toda a sorte de vilões. Esse é mais um exemplo de como uma transferência exata de um visual de herói dos quadrinhos para o cinema não funcionou nada bem.
O Fantasma deveria ter sido um personagem sério e muito legal de se ver num filme, mas ao contrário, muitas pessoas até hoje acreditam que o herói na verdade era um Tele-Tubie que usava máscara e carregava duas pistolas iradas.

BATMAN/ROBIN/BATGIRL 1997

Existiram dezenas oportunidades de trazer os uniformes de Batman e Robin para a vida real desde as primeiras tentativas na década de quarenta.Ao passo que as primeiras versões são muito ridículas e simples, elas coram de vergonha ao ver um tentativa de réplica no cinema  contemporâneo.
Nos dois primeiros filmes de Tim Burton, o cruzado de capa apareceu vestido em um simples figurino negro com um símbolo amarelo no peito, não ficou ruim. Mas quando Joe Schumacher teve a oportunidade de por as mãozinhas nos uniformes dos heróis, a franquia cinematográfica subiu no telhado.
Não satisfeito de impor aquele ridículo visual de “cavaleiro cromado” ao Batman e amigos, ele para sempre será lembrado como o cara que criou os infames: bat-mamilos!!!

LANTERNA VERDE 2011

Quando se pensa que um uniforme de Lanterna Verde totalmente feito de CGI poderia arruinar o filme e se vê o mesmo, se nota que a falta de uma história coesa foi a principal responsável, mas o uniforme definitivamente não ajudou nem um pouco.
A pele digital verde fez com que o físico atlético de Ryan Reynolds parecesse o de um anoréxico. E também teve aquela máscara. Ah! Aquela máscara… Ela poderia ganhar o Oscar de: coisa mais feia do papai, sozinha. Aparentemente duzentos milhões de dólares não compram bom gosto e senso do ridículo.Vamos torcer para um inevitável reboot cinematográfico.

AÇO 1997

Existem tantas coisas erradas com o visual do Aço que fica difícil achar uma forma de começar a listar. Sua armadura parece a mistura da do Robocop com um cavaleiro medieval genérico. Até poderia ser um visual maneiro se os figurinistas e designs de produção não fizessem questão de que ela ficasse apertadinha no corpo de Shaquille O’Neal.
Para tornar as coisas ainda piores, eles o fizeram vestir um ridículo capacete que não entrava direito na cabeça e tornaram o seu martelo, sua marca registrada, em um rifle lazer. Existem dezenas de uniformes de super heróis que ficaram horríveis em suas versões para a tela grande, como a da “Mulher Gato-Halle Berry”, mas essa com certeza é a pior de todas. A criadora do personagem, a roteirista de cinema e quadrinhos, Louise Simonson, deve ter vomitado ao ver o resultado final.

MENÇÃO HONROSA

O Hulk do atual filme dos Vingadores também merecia constar nessa categoria, mas ele fugiria do contexto de atores vestindo uma roupa especial, então com vocês, um clássico!!!

THE FLASH 1990

Apesar da série de tv não ter sobrevivido a mais que uma temporada, esse visual é o preferido de nove entre dez fãs dos heróis de quadrinhos. E um exemplo maravilhoso do que se pode fazer por um personagem de quadrinho, mesmo com um orçamento apertado de  um canal televisivo, comparado com a indústria do cinema. e comparando as duas imagens aqui, lado a lado, acabamos por nos render ao brilhantismo da equipe criativa da época. Será que um futuro filme do Flash supera as expectativas dos fãs?

JUSTICEIRO (War Zone)  2008

Para começar, com o uniforme do Justiceiro não há muito para se fazer. Tudo o que você precisa são roupas pretas, algumas armas e a familiar caveira de longos dentes no peito e você está pronto para matar criminosos no cinema.
O problema com o primeiro filme foi que a produção optou por usar uma camiseta com a caveira estampada e um sobretudo… O que não pareceu tão real como o personagem pede. Mas no segundo filme, os dois problemas foram resolvidos pintando com spray a caveira no colete protetor do personagem e se livrando do maldito sobretudo em boa parte da ação.
E você devoto? Concorda? Discorda? Essas são apenas as opiniões desse sacerdote que vos fala e que de forma alguma representam a verdade absoluta. Quais outros heróis merecem constar em algumas dessas sessões?

Via: O Santuário

2 comentários:

  1. Bom post galera! Concordo com vocês em quase tudo,pois gostei do uniforme do Fantasma XD

    se puderem dar uma passada no Falando de RPG nós agradecemos!

    ResponderExcluir
  2. Comparados com os outros o Hulk dos Vingadores é o mais coerente. O resto eu concordo plenamente.

    ResponderExcluir