quinta-feira, 20 de setembro de 2012

RPG em destaque em site oficial do governo do Pará


O projeto "Libertando a Imaginação" é notícia no "Agência Pará de Notícias", o portal oficial de informações do governo do estado do Pará. Confere abaixo; queremos também enfatizar algumas erratas do texto, que esperamos ter sido apenas equívocos do produtor do texto na hora de transcrever as informações do entrevistado....

O texto do site:

"Reinos antigos, cidades futuristas, mundos paralelos e outros cenários serão desbravados neste sábado, 22, na Gibiteca da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, durante o encontro de RPG "Libertando a Imaginação". Esta é a sétima edição do evento, realizado em parceria com o grupo de mesmo nome, que desde o início do ano reúne cerca de 30 jogadores a cada sessão."

(...)

(...) o grupo "Espírito Livre" ganhou um número considerável de membros, contando hoje com cerca de 25 participantes ativos, que escrevem para o blog (www.espiritolivrerpg.rpgonline.com.br), além de pessoas que vão apenas para observar os jogos. "A cada sessão aparecem novas pessoas, que vem tanto para participar dos jogos, como para conversar sobre as novidades do RPG, assistir partidas ou mesmo para levar material para fazer trocas. É um espaço de interação", avalia.

Para Afonso, esta interação mostra que a ideia de trazer um pouco do universo RPG para a os espaços da Fundação Tancredo Neves está dando certo. "O objetivo é fazer com que a Gibiteca continue atraindo jogadores e difundindo a prática do RPG. Espero que este evento dure por muito tempo e que tenha vasto histórico, assim como outras atividades culturais que acontecem na Fundação Tancredo Neves", resume.

"Durante um jogo de RPG, chamada sessão ou aventura, o Mestre tem a função de escolher o cenário, a época, a ambientação, de determinar os resultados das ações dos personagens dos jogadores e de descrever o ambiente e o que os personagens estão vendo, ouvindo, cheirando, etc. Fazendo uma comparação com uma peça de teatro, os jogadores estariam interpretando os papéis e o Mestre seria o diretor, o cenário, o som, a iluminação, os figurantes, a platéia e todo o resto. A autoria da peça, no entanto, não seria de uma, mas de várias pessoas, os personagens-jogadores, que constroem a história juntamente com o Mestre."

(...)

Leia o texto na íntegra:


As erratas:

1- "Afonso Castro, 25, é o idealizador do projeto e do grupo "Espírito Livre", que existe desde 2007."

Na verdade a ideia do grupo foi uma proposta coletiva, partindo do Genival "Alado", Yuri "Maverick" Bêbado, Afonso "Aforen Kass" e do Paulo "Bombeiro", Guio "Chan" (ou "Espoca" ou "Batman") quando começamos a pensar em um nome para nosso grupo.

2- "o encontro de RPG "Libertando a Imaginação". Esta é a sétima edição do evento, realizado em parceria com o grupo de mesmo nome(...)"

O próprio texto se contradiz, já que aparece a citação do grupo como "Espírito Livre"

3- "Segundo Afonso, com a realização dos encontros de RPG em um espaço público, o grupo "Espírito Livre" ganhou um número considerável de membros"

Na verdade o grupo já vem crescendo bastante antes das atividades na Gibiteca...

Nenhum comentário:

Postar um comentário