quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A Libertação de Valkaria

Saudações.

Estou aqui para trazer semanalmente informações sobre Arton, o continente do cenário nacional Tormenta. Continuando a série de artigos sobre o cenário de Tormenta, o assunto de hoje será a deusa Valkaria e sua situação atual.

Valkaria é a deusa da humanidade e da ambição, patrona dos humanos e de qualquer ser deseja avançar na vida. Como é dito por seus clérigos: “se ficássemos satisfeitos com tudo o que temos, ainda estaríamos vivendo em cavernas!”.

Entretanto, até o ano de 1404, seu culto se restringia a Deheon, o reino capital. O motivo disso foi um crime que ela orquestrou juntamente com Tillian e o “Terceiro”: os três puseram em risco todo o Panteão com a criação de uma raça extremamente poderosa e com infinita capacidade de evolução. Foi ordenada a extinção dessa raça, porém os três deuses se negaram a destruir seus filhos e fizeram o que ficou conhecido como a Revolta dos Três. Derrotados, Tillian perdeu seus poderes e o “Terceiro” foi condenado ao total esquecimento.

Valkaria, por ter feito tudo em virtude de sua própria natureza, por ter ambição, recebeu o castigo mais piedoso e peculiar: foi transformada em uma gigantesca estátua, condenada a permanecer em meio à vastidão do continente norte, até ser encontrada e salva por seus seguidores. Dentro da estatua haveria o maior labirinto de todos os planos, com vinte masmorras, cada uma criada por um deus e com os maiores desafios da criação. Diz-se inclusive que Valkaria brilhava de emoção quanto maiores os obstáculos e dificuldades impostas.

Enquanto isso, em Arton Sul, ou Lamnor, ocorria a Grande Batalha. Os perdedores foram exilados e partiram para o norte, onde encontraram a estatua da deusa e plantaram a semente do que seria o Reinado. Quanto a Valkaria, continuou cativa, e apenas seu sumo-sacerdote conhecia o segredo do labirinto.

Mais recentemente, em 1404, Hend Kalamar, sumo-sacerdote de Valkaria foi salvo por alguns heróis e contou o segredo de Valkaria. Esses heróis conseguiram entrar no labirinto, após vencer todos os desafios, libertaram a deusa. Esse acontecimento tem maiores explicações na aventura-suplemento “A Libertação de Valkaria”. Finalmente livre do cativeiro, Valkaria não estava mais limitada a Deheon, assim como os poderes de seus clérigos. Nessa mesma época surgiu a Ordem dos Libertadores, cavaleiros devotados a Valkaria.

Após esse período, os devotos de Valkaria se espalharam pelo mundo nas mais ações e atos, sejam eles heróicos ou não: sabe-se de um devoto auxiliando Mestre Arsenal nos reparos de sua máquina de guerra e de outros incitando a libertação do povo de Sckharshantallas, apenas para citar dois. A própria deusa tem agido pouco, tentando apenas reaver a totalidade de seu antigo poder. Entretanto, sabe-se que ela apoiou Mestre Arsenal em sua ambição e solicitou que os deuses não agissem diretamente contra ele. E há boatos de uma jovem que atende pelo nome de “Val”, que estaria incentivando o filho de um dos libertadores a seguir pelo caminho das aventuras.

Existem também outros fatos ligados a libertação da deusa: diz-se que o antigo guardião da masmorra de Marah aparecia em Vectora para cantar; que a antiga masmorra de Tenebra, com suas centenas de inconfundíveis esculturas do artista anão Ravarimm, foi encontrada por aventureiros e as estatuas de Tenebra postas a venda. Não se sabe se outras das masmorras também vieram para Arton.

Escrevi quase tudo o que há para se saber sobre Valkaria ou onde achar as informações. Além disso, nas entrelinhas aparecem alguns ganchos para incluir a deusa ou seus servos em sua campanha, seja como adversários, aliados ou concorrentes. Por fim, ainda existem algumas dúvidas relacionadas a ela, em especial sobre a localização das outras masmorras que a prendiam, a localização dos libertadores, as ações que a Ordem Libertadora tem apoiado ou combatido, assim com os atos de seus outros devotos. Afinal, eles seguem a crença da deusa da Ambição.

Não fiz os humanos para viveram ajoelhados perante os deuses. Eu os fiz para supera-los. - Valkaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário