segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Novo Manual de Sistema de Regras - 1º Parte (S.E.L.)

Iniciamos a construção do 1º Manual de Regras do Sistema Espírito Livre; nosso objetivo é concluir um "esqueleto" com os textos principais até o fim desta semana, deixando o mesmo esperando por um LayOut e possíveis mudanças advindas de mais jogos testes. Vamos aos poucos colocando esse processo criativo aqui no blog. Aos interessados, confiram:



1.       Apresentação

O Sistema “Espírito Livre” é um sistema genérico, criação coletiva baseada na troca de ideias em momentos de descontração e no trabalho realizado em jogos testes feito pelos Mestres e Jogadores do Espírito Livre grupo de RPG.  Nosso objetivo não é somente criar mais um de tantos sistemas existentes, mas fazer dele um acúmulo do que nosso grupo mais gosta e buscar o máximo que pudermos a essência dos Jogos de Interpretação de Personagens, qual seja, a criação coletiva permanente, sem manuais prontos e acabados como receitas de bolo, mas que eles sejam ferramentas necessárias para um caminho único e memorável. Em outras palavras, queremos organizar um sistema que defina padrões de personagens e testes, mas que leve em consideração conceitos, histórico de personagens, narrativa e interpretação, de forma dinâmica e que cada grupo se sinta a vontade e instigado para adaptar às suas necessidades, não usando somente números abstratos vindos de um monte de papeis.

               Além dessa flexibilidade, queremos buscar alguns níveis de simplicidade, pensando em uma geração de Mestres e Jogadores que buscam maior dinamismo em aprender e usar regras de Jogo; lembramos também que regras as mais detalhadas e abrangentes que sejam NUNCA cobrem o que significa a realidade de determinados cenários ou suas dinâmicas quando vamos para o Cinema, Literatura ou mesmo nossa Narrativa em oralidade de toda mesa de RPG por exemplo. Também não queremos esquecer o caráter de emulação, representação, que em essência é a necessidade de um Sistema de RPG para com os cenários que busca abranger; nosso objetivo é claramente unir o processo da narrativa desenvolvida desde a preparação do personagem até a interpretação por mestres e jogadores das infinitas situações que podem ocorrer em uma história, com o ato de lançar um dado para definir um fim e seguir determinadas regras. Ousadia em agradar diferentes tipos de jogadores? Certamente, mas desafios são feitos para serem superados.
 
2.       Mecânica Básica

O Sistema Espírito Livre usará um kit completo de dados multifacetados: 1d4, 1d6, 1d8, 1d10, 1d12, 1d20, não sempre todos sendo necessários. Cada dado representará um valor de Característica do personagem, estas que variam na seguinte escala do que chamaremos de “VARIAÇÕES”:
·         D3; (1d6 com 4,5, e 6 representando respectivamente 1,2 e 3) ; representa características abaixo da média, como indivíduos doentes ou com outros problemas, idosos ou crianças.
·         D4; representa a média para indivíduos comuns, saudáveis, mas com pouco ou nenhum treinamento ou vivência.
·          D5; (1d10 com 6,7,8,9 e 10 representando respectivamente 1,2,3,4 e 5); representa características que começam a se desenvolver, treinamento básico ou algo recém fabricado com habilidades para aquilo.
·         D6; representa aquelas características que já destacam o personagem como bom no que faz e com reconhecido potencial.
·         D7; (1d8, sempre relançado quando o resultado for 8); representa níveis de profissionais em suas áreas de atuação.
·         D8; Representa a experiência profissional de décadas ou a capacidade de um raro jovem gênio.
·         D9; (1d10, sempre relançado quando o resultado for 10) Representa habilidades e/ou conhecimentos de ídolos, campeões e líderes.
·         D10; Representa características desenvolvidas por Lendas na sociedade humana.
·         D11; (1d12, sempre relançado quando o resultado for 12); representa a capacidade de indivíduos quase mitológicos ou absolutamente sobre humanos.
·         D12; Representa a capacidade de Semi Deuses ou Maquinas do século XXI.
·         D20,D30,D40...níveis de Divindades.

Para a realização de um teste, Mestre e Jogador devem verificar duas características, na ficha do personagem, que se relacionem para a situação específica. Caso a avaliação seja de que é uma situação com maior possibilidade de erro (de acordo com julgamento final do Mestre, levando em consideração dificuldade da ação e habilidade do personagem), o Jogador lançará o dado que representa a maior Variação, chamado assim de “Dado do Caos”, e somará o resultado com a Variação de sua característica menor. Caso contrário, deverá lançar o dado da menor Variação, e somar com a Característica de Variação maior, dado aquele que será denominado “Dado da Ordem”. O resultado deverá ser comparado com um NÚMERO BASE (NB) a ‘Dificuldade’, definido pelo Mestre antes do lançamento do dado pelo Jogador, e se baseando na seguinte escala:

NB 6 – Muito Fácil: a maioria das ações que as pessoas realizam em seu cotidiano.
NB 7 – Fácil: todas são ações que pessoas adultas normais podem realizar sem maiores problemas.
NB 8 – Mediana: ações que exigirão no mínimo uma pequena atenção ou esforço, podendo se tornar complicadas dependendo do momento.
NB 9 – Difícil: ações que vão requerer esforço e/ou atenção em dobro, e poderão representar perigo.
NB 10- Muito Difícil: ações que requerem a habilidade de peritos, e praticamente impossíveis para pessoas sem alguma noção.
NB 11- Extremo: ações que requerem atitudes desesperadoras e um pouco de sorte.
NB-12 Impossível: Uma ação sobre humana, ou talvez suicida.

Caso o Jogador atinja o NB pedido pelo Mestre, ele sempre será bem sucedido em sua ação. Mas nem sempre não conseguir atingir NB resulta em falha. Mais à frente explicaremos essa variante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário