sábado, 24 de março de 2012

Donkey Kong Country em sua mesa! (parte 1)

Para mim, o melhor Game de todos os tempos. Donkey Kong Country revolucionou o SNES, trazendo gráficos magníficos em uma era de tão poucos bits. Uma grande variedade de inimigos, opções de bônus, caminhos a trilhar, interação com o cenário, que se ampliou ao extremo em DK3. Personagens protagonistas extremamente carismáticos e variados, sem falar nos amigos animais e suas diferentes habilidades. O enredo básico de um macaco em busca do resgate de suas bananas não poderia ser mais ideal. É certo que no DK 3, a repetição de um salvamento (mesma ideia de DK2) tirou um pouco do brilho, mas nada que ofuscasse a série. 
Como amante do jogo, me pego ultimamente pensando em como adaptar o mesmo para as mesas de papeis e dados. Começo aqui os primeiros rascunhos sobre o mesmo, lembrando saudosamente de um tempo que o cartucho do DK2 em minhas mãos era como um enorme tesouro a ser desvendado...



Para inicio de conversa, vejamos uma ideia de Sistema de jogo, que deve ter como objetivo essencialmente trazer os elementos do cenário para a organização dos personas:

1- Bananas: São o elemento básico do jogo. Elas estão espalhadas por todo o cenário, mas em RPG devem ter um mínimo de desafio para serem pegas. Fazem parte da coleção roubada, mas também podem gerar VIDA, cada vez que o jogador consegue 100 bananas.

2- Vidas: Serão a "energia" dos personagens, como no jogo, um golpe dos inimigos toma uma vida, podendo as mesmas irem até 99. Para ganhar vidas, além das bananas, espalhados pelo cenário existem balões, cada um com valores distintos: balão vermelho 1 vida, verde 2 vidas, azul 3 vidas. Em RPG, devem estar acessíveis com desafios maiores que às bananas.

3- Habilidades: São as capacidades que cada personagem possui para enfrentar e superar os desafios encontrados. Como vemos no jogo de vídeo game, cada personagem possui duas ou três habilidades que se distinguem entre eles. Donkey Kong por exemplo, tem Grande Força (derruba inimigos que outros menores não conseguem), ataque rolando no chão e palmada no chão. 

Não esquecer que todos os personagens possuem a habilidade de um ataque seguido de um salto no ar.

Barris: As armas básicas, existe uma variedade de barris, alguns deles inclusive ideais para cada tipo de inimigo.

Barril de Madeira: O mais comum, inclusive quando um dos jogadores perde uma vida, ficam presos dentre de um barril específico, escrito DK.
Barril de Metal: Pode derrubar muitos inimigos com um único ataque.
Barril explosivo: Com as iniciais TNT, esses barris explodem matando os inimigos em área; se seguros e deixados no chão, explodem em 3 segundos.
Barris de transporte: Estes barris não servem para ataque, mas sim para lançar os Kongs a algum lugar, ou mesmo serem de teleporte.
Barris de Bônus: Além de entradas secretas, espalhados pelo cenário a muitos barris com a letra "B", que leva a um lugar com um desafio específico para aquisição de vidas ou outros prêmios.

Rolando um dado: Vamos ao mais simples possível. Um D6, o dado mais conhecido, mais comum e mais acessível, ok? As ações que necessitem de rolagem de dados, o narrador aponta uma dificuldade, que varia de 2 a 6. Resultados 1 sempre geram fracasso. Cada inimigo terá uma dificuldade de acerto e certas habilidades que dificultarão mais ou facilitarão menos, bem como maior ou menor número de inimigos. As habilidades de cada personagem podem trazer mais facilidades (bônus), dependendo de como e onde forem usadas.

É isso por hora, mais a frente vamos ver cada persona protagonistas, seus amigos e inimigos  :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário