domingo, 25 de março de 2012

3 anos do Espírito Livre grupo de RPG!

Poucos do nosso grupo sabem, mas foi no mês de março de 2009 que surgiu o blog. É certo que o grupo foi formado um pouco antes, mas como ninguém lembra quando exatamente, nada melhor que ter como parâmetro o mês de março de 2009 para definir uma data de surgimento. Assim, manifesto por aqui meus parabéns a todos que estão vivos nessa até agora breve jornada, e todos aqueles que ao longo desse triênio foram fazendo parte do grupo.

Nascimento

As origens de nosso grupo remontam a um condomínio, localizado na Avenida "Estrada do 40 horas", cidade de Ananindeua/PA, denominado Royal Park. Neste eu mesmo com uns 12 ou 13 anos, tive a oportunidade de conhecer alguns jogadores que ensaiavam a algum tempo mesas em cenários como Pokemon, Street Fighter, Lobisomem O Apocalipse; o tempo passou e tive a oportunidade de começar a narrar Tormenta 3D&T, bem no começo de sua criação.

Anos e mais anos se passaram, e chegamos a 2008/2009, quando as primeiras ideias de denominar e formar um grupo ecoaram entre nós; já nesse período, mais da metade de jogadores e narradores haviam se dispersado, saindo do Royal Park, indo para outros lugares e tomando ações em suas vidas pessoais que os distanciaram do RPG (ou eles se distanciaram do RPG por suas ações pessoais? como queiram...)

Foi então que o "núcleo" na época Afonso, Júnior, Paulo (3 jogadores da "época de ouro" do Royal Park) e Yuri (conhecido recente já em tempos de universidade) definiu a formação do Espírito Livre grupo de RPG. Seguimos em nossas mesas cotidianas, até que o Júnior fez a 1º postagem no blog em 24 de março de 2009.

Desenvolvimento

Os anos de 2009/2010 foram ainda pouco ricos em termo de desenvolvimento do grupo. As mesas rolavam mas ainda sem uma divulgação ampla, ficando ainda bastante restrito ao local de origem. Mesmo o blog não tinha desenvolvimento por parte dos membros, ficando em um verdadeiro hiato por esse tempo.

Foi com a chegada de El Maverick, Moreno Alado, Aforen Kass e Tanatoth, os primeiros a tomarem conta do blog (são os personagens, "pseudônimos" de respectivamente Yuri, Júnior, Afonso e Thales), que o mesmo começou a andar no trilho, isso mais exatamente em agosto de 2011. De lá para cá, chegamos a mais de 600 postagens, quase 100.000 acessos, e dezenas de narradores e jogadores se integrando às nossas mesas.

Com o passar desse tempo tivemos oportunidade de encontrar, participar e realizar muitas coisas interessantes envolvendo o fomento de nosso hobby; conhecemos os encontros do RPG Pará na Saraiva, o que trouxe contato com muitos cenários e sistemas que não conhecíamos, bem como jogadores e mestres; fomos desenvolvendo diversas mesas, chegando até agora a englobar mais de 10 cenários mensalmente, com atividades todo fim de semana; estamos criando vários jogos, com novos cenários e sistemas em desenvolvimento; buscamos mais espaços para rolar RPG, como o Centro Comunitário na Cidade Nova I e a Gibiteca do CENTUR; levamos o conhecimento do RPG à TV local; entre outras coisas que estão ajudando a difundir a cultura RPGistica por aqui.

Futuro

Além do fato de que seguiremos o que estamos fazendo, divulgar mais e mais o RPG na região, tudo é incerto, afinal, só ao presente pertencemos, já dizia a sabedoria oriental. Mas quem sabe...planos nunca estão descartados...uma loja? uma editora? parece que no caminho estamos, se chegaremos a isso ou aquilo, veremos...o importante é que...

O JOGO NÃO PODE PARAR!!!

3 comentários:

  1. Parabéns. E continuem organizando eventos e mesas!

    Gilson

    ResponderExcluir
  2. Só estamos ativos até hoje pq somos um grupo interessado e de mente aberta. Enquanto nos focarmos nisso, nada nos derrubará.
    Parabéns Espirito Livre!

    ResponderExcluir