sábado, 25 de fevereiro de 2012

Artigo sobre Lendas do Pará


Ótimo artigo sobre algo que me fascina para a construção de materiais de RPG - as lendas da própria região em que nasci. Confere abaixo: 


LENDAS PARAENSES: DO MÍSTICO AO SOBRENATURAL
publicado em recortes por petit gabi

No Pará, principalmente em cidades do interior, as lendas têm uma grande influência sobre o povo, que acredita na veracidade de suas histórias. Basta um instante conversando com algum morador mais antigo para ser envolvido em uma aura mística. 

© Amanda Tavano.Fantasia misturada a realidade, com aspectos místicos e um pé no sobrenatural, as lendas nascem, crescem e se reproduzem mas, de fato, nunca morrem. Sobrevivem na memória das pessoas e povoam nossa imaginação com fatos irreais, sem comprovações científicas ou verdades absolutas. Como “quem conta um conto, aumenta um ponto”, são repassadas de gerações a gerações e se mantêm vivas no imaginário de um povo.

O conteúdo das lendas é fortemente simbólico e geralmente tem detalhes que podem ter realmente acontecido ou não, e que ao serem contados e recontados começam a ter um outro nível de realidade e imaginação. Na antiguidade, não conseguindo explicar os fenômenos da natureza de forma científica, os povos criavam mitos para dar um sentido maior aos acontecimentos inexplicáveis. Tal qual os mitos de Édipo e Electra que, extraídos de lendas gregas, acabam sendo explicados à luz da psicologia moderna. No Brasil, a miscigenação contribuiu fortemente para a origem de um grande número de lendas que, vindas de outros povos, acabaram fazendo parte da nossa própria história. 

As lendas, em especial as amazônicas, são muito famosas e vagam pelos quatro cantos do país. As mais difundidas, de origens índigenas, costumam buscar explicações para os elementos da natureza; as européias, principalmente as portuguesas, tratam mais de assombrações e fantasmas; por fim, as africanas são ligadas a entidades, exus e etc.. Em maior ou menor grau, estão presentes em nosso cotidiano e acabam influenciando a formação cultural de cada brasileiro. 

Aqui vamos dar a conhecer algumas das lendas que assombram até os mais céticos dos habitantes do Pará: 

CONTINUE LENDO EM: OBVIUSMAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário