segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Rolando dados pelo mundo(edição Portugal):Down-Town,TechNoir.

Down Town, de autoria de Rui Anselmo, é um jogo que foca em personagens vivendo tramas de perigos e investigações em meio a corrupção e vários outros sentimentos de degradação humana, crimes acontecem e policias corruptos fazem o que lhes trouxer mais dinheiro; por vezes todas as perguntas são respondidas mas ficam coisas sem solução...

O cenário proposto busca trazer elementos do gênero Noir, mais especificamente, Noir de ficção-científica ou Tech-Noir, como indicam os autores, onde há maior preocupação social e percepção da tecnologia.

Mas o que é Noir?  

Noir foi expressão vinda de um crítico francês chamado Nino Frank, que se formalizou por outros teóricos e críticos de cinemas como relacionada a filmes originados de romances policias do período da grande depressão. Protagonistas moralmente ambíguos, ambiente urbano, noite e sombras, corrupção social, são alguns dos elementos que compõem o cinema Noir; uma indicação mais atual e famosa do cinema Noir é Sin City, mas para dar uma ajuda na ambientação, já que o material é bem simples e trás apenas um pequeno texto de explicação de cenário além de uma proposta de campanha, trazemos uma lista de uns bons filmes do gênero, que podem ser encontrados para baixar na net ou em boas locadoras de videos:     


Pacto de Sangue (Billy Wilder)
1944









A Marca da Maldade (Orson Welles)
1958
O Terceiro Homem (Carol Reed)
1949
Embriaguez do Sucesso (Alexander Mackendrick)
1957
Relíquia Macabra (John Huston)
1941
O Mensageiro do Diabo (Charles Laughton)
1955
Uma Rua Chamada Pecado (Elia Kazan)
1951
Interlúdio (Alfred Hitchcock)
1946
Fúria Sanguinária (Raoul Walsh)
1949
Pacto Sinistro (Alfred Hitchcock)
1951
Farrapo Humano (Billy Wilder)
1945
As Diabólicas (Henri-Georges Clouzot)
1954
Rififi (Jules Dassin)
1955
Segredo das Jóias (John Huston)
1950

Locação: 

As aventuras em Down Town se passam em Luanda, capital da Angola, em pleno ano de 2050. O aquecimento global levou o mar a se elevar e mudar em muito a região costeira da cidade, a Ilha do Cabo desapareceu e a cidade se dividiu em mini-centros. Os muito ricos da cidade descendem do antigo presidente, a divisão social é enorme e clara, os mais pobres vivem em bairros onde prédios da década de 80 e 90 do século XX ainda estão de pé; grandes empresas do mundo inteiro vieram para Luanda, e milhares migraram fugindo das regiões secas e das guerras civis.

Sistema:

É em meio a uma realidade bastante nociva a fracos, pouco espertos e pessoas sem recursos, que os jogadores interagirão a partir de um sistema de fácil compreensão e jogabilidade, bom para interpretar pessoas comuns e adentrar de fato nos elementos dos filmes de Gangsters e mafiosos. 

As características básicas são Astúcia, Coragem, Presença e Vigor, medidas por dados de diferentes lados, tendo D6 como média aos personagens, dentro de uma escala de D4, D6, D8, D10, D12; os testes são realizados lançando um dado respectivo a determinada característica e comparado a um D4 do mestre de jogo (MJ) multiplicado por 1, 2 ou 3, dependendo da dificuldade. Há as competências, que são um conjunto de conhecimentos relacionados às características, os traços, que são elementos de extrema importância na vida do personagem, como um amor, um amigo, ser dedicado a algo, etc, e ainda há vantagens que dão uma maior condição aos personagens de resolverem os problemas.  

Down Town é um RPG Indie muito interessante para quem quiser interpretar em uma realidade envolta entre criminosos, gananciosos, mulheres belas e perigosas, crimes e histórias intrigantes.

Fica a nossa dica; baixa aqui o livro para jogar Down Town: 4Shared

Conheçam o blog:http://downtownrpg.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Noir é um dos meus sub-gêneros preferidos, jogo bem interessante este.

    ResponderExcluir
  2. Dentro do sub-gênero noir também existe o jogo chamado Technoir (http://technoirrpg.com/) do Jeremy Keller que criou recentemente alguma sensação no Kickstarter.

    ResponderExcluir