sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Você se considera um Geek/Nerd. Sabe ao menos o que é isso?


Confesso que sou um NOOB em relação a vários termos usados por essa cultura, e como sei que não há nada melhor aos que conspiram ter pessoas falando de coisas que nem sabem o que é, apenas concordam, fui em busca de informações. Tenho certeza que há muitos outros RPGistas e fãs de games, filmes, séries, anime, etc., que não sabem de onde vem os termos usados como jargões. Para ajudar a diminuir esse problema, abaixo compartilho fontes sobre o tema, que espero ajudar a esclarecer um pouco.


Geek (do inglês geek, pronuncia "guik": IPA /gi:k/) é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma gíria que define pessoas peculiares ou excêntricas obcecadas com tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro e outros.

Definição

A definição de geek mudou consideravelmente ao longo do tempo e já não há um significado definitivo. Os termos nerd, dweeb e dork têm significados semelhantes a geek, mas muitos optam por identificar diferentes conotações entre estes termos, embora as diferenças sejam controversas. Em uma entrevista em 2007 ao Colbert Report, Richard Clarke disse que a diferença entre nerds e geeks é "geeks fazem acontecer."


Adeptos da doutrina geek definem o termo como um “técnico, doutor, autodidata, apaixonado pelo que faz e pelo que entende”.


Para o psicólogo Erick Itakura, do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Informática da Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, geek e nerd são a mesma coisa. Em sua opinião, o que mudou ao longo dos anos foi a aceitação social das pessoas ligadas em tecnologia.

Origem


A palavra geek teve seu primeiro registro em 1876, como sinônimo de fool (bobo) e posteriormente passou a designar artistas ambulantes que ganhavam a vida exibindo-se nos mafuás ou nas ruas, em performances bizarras que incluíam arrancar a cabeça de uma galinha viva com os dentes ou comer insetos (em inglês: bugs). Por analogia, passou-se a designar como computer geek aquele que ganha a vida "comendo" bugs de computador.



A expressão só adquiriu contornos positivos quando a tecnologia ganhou status de poder liberador. Nos anos 1990, o “Jargon File”, um léxico criado pela primeira geração de pioneiros da internet, definiu geek como "uma pessoa que escolheu a concentração no lugar da conformidade; alguém que busca objetivo (em particular, técnicos) e imaginação, não a adequação social padronizada. Geeks em geral sofrem de neofilia (atração por tudo aquilo que é novidade) e são adeptos de computadores".

Extraído de: http://pt.wikipedia.org


Geeks? Nerds? Dorks???

Mais uma vez a serviço dos noobs da blogosfera, essa coluna vem deixá-los ainda mais confusos sobre a dicotomia NERD / GEEK com esse post pretensioso e nada original, porém comprido e completo. Digo dicotomia porque ao contrário do que alguns incautos blogueiros dizem por aí, geek não é a mesma coisa que nerd, a menos que você seja muito burro para diferenciá-los. Porém, mesmo admitindo a diferença entre os termos, há controvérsias quanto ao uso das expressões. Encontrei muitos usos bem diferentes na internet e agora compartilho a “pesquisa” aqui no blog, tentando ir além das inúmeras meras especulações sobre o uso adequado dos termos.


Vertentes da doutrina:


1. Geek é a mesma coisa que nerd
Imagino que muita gente confunda porque sempre foi chamado pelos dois termos: ou porque de fato é tanto geek quanto nerd, ou porque quem rotulou assim também não sabia a diferença.
2. Geek é o nerd descolado
Considerar que “geek” é o nerd descolado só prova que há uma modinha que faz com que pessoas que antes tinham preconceito contra geeks e nerds achem descolado ser deslocado.

3. Geek é uma forma mais pejorativa
Há também quem diga o contrário da vertente anterior, alegando que geek é um termo mais pejorativo de chamar um nerd; pessoalmente, me parece que “dork”, palavra cujo significado também confundem com o de geek e nerd, seja o mais pejorativo dos três, mas explicarei isso melhor depois.
4. Geek é o nerd tech

Confesso que, até onde me lembro, essa foi a primeira definição de geek com que tive contato. Geeks seriam o tipo de nerd cujo interesse tem foco em tecnologia. Por outro lado, também é freqüente encontrar nerd definido como computer geek. Ou seja, ficamos na mesma. 

5. Geek é questão de gosto, nerd de comportamento


É a vertente da qual atualmente sou adepta. Enquanto ser geek dependeria gostar de temas característicos, ser nerd implicaria agir de maneira característica. Quanto a isso, duas ressalvas: agir de maneira característica não abre margem para incluir posers na categoria de nerds, e intensidade e profundidade de gosto não se medem por comportamento já que essa vertente não admite definição de padrões de comportamento geek. 

Não gosto de incentivar o uso de rótulos, mas não saber o que cada termo significa não impede que as pessoas usem as expressões, apenas faz com que usem errado ou de formas muito divergentes como as descritas acima. De qualquer forma, vai aí uma lista básica:


NERD 


Uma das possíveis origens é a gíria de estudantes americanos dos anos 40 “nut”, cujo significado corrente era “stupid or crazy person”, alterada na fala para “nert”, posteriormente adotadas as grafias “nerd”, “nurd” ou até “gnurd”. Os primeiros registros do uso do termo nerd datam da década de 1950, mas o termo teria se popularizado na década de 70. 

Ainda se encontra nos dicionários a definição “stupid person” para o termo NERD. Outras definições atuais englobam também as expressões, “unattractive”, e “foolish” person, mas a minha preferida é “an intelligent but single-minded person obsessed with a nonsocial hobby or pursuit, or accomplished in scientific or technical pursuits but who is felt to be socially inept.” 

A maior parte das definições incluem: a falta de habilidade social; a inteligência; a avidez pelos estudos; o gosto por assuntos científicos, tecnológicos ou apenas incomuns; o caráter pejorativo do termo. Achei curioso encontrar um dicionário que definia nerd como alguém que sabe o que realmente interessa e importa sem se distrair com assuntos triviais, ou jogos de status, ou com a própria aparência. 

GEEK

Suspeita-se que a palavra tenha origem na língua germânica antiga, da expressão “geck”, que literalmente significava “fool”.Por isso a palavra geek também designa uma espécie de bobo-da-corte, de personagem de carnaval e circo cujo show se baseia em coisas bizarras como arrancar a cabeça de uma galinha viva com os dentes. 

Apesar da origem bizarra, ainda se define geek com a idéia de “fool” e “clumsy”. Na verdade, os significados nos dicionários para nerd e geek variam pouco, exceto pela parte que engloba o núcleo original (respectivamente stupid/crazy e fool), que mesmo assim são idéias semelhantes. Por isso, geeks são descritos como pessoas peculiares, intelectuais, entusiastas de computadores e tecnologia, single-minded e socialmente inaptos. 

DORK 
O termo dork deriva das palavras “jerk” ou “dick” e tem na definição os núcleos originais de nerd e geek, ou seja, “stupid” e “fool”. Além de dork ser definido como ridículo, normalmente traz até mesmo a expressão nerd como sinônimo. 

Outros dois termos que também vale a pena destacar para os noobs perdidos que ainda estão confusos: 

NOOB 
É freqüente nos ambientes geeks e nerds o uso da expressão noob, ou newbie, que deriva de “newborn” ou “new boy”, gírias britânicas de militares e estudantes das décadas de 60 e 70. O termo designa, sem dúvida ou doutrina divergente, a pessoa novata, inexperiente, principalmente em relação à internet e tecnologia, ou seja, um “newcomer”. 

Os critérios para definir um noob variam muito, como já foi dito em outros posts dessa coluna. Basicamente, ser noob quanto a coisas geeks e nerds é ser um deslocado entre os deslocados; vale observar que algumas pessoas, embora possuam alguns gostos geek ou comportamentos nerd, são consideradas noobs, por seu gosto ou comportamento ser limitado – não é preconceito, é que dizer que é geek de Star Wars sendo que só viu a trilogia nova é evidentemente inaceitável. 

POSER 

Deriva de uma gíria punk usada para depreciar aquele que “talk the talk but don’t walk the walk”, ou seja, aquele que só faz pose, um “wannabe”. Um exemplo: dizer que joga RPG sendo que nem sabe fazer uma ficha de personagem (se não sabe fazer, não finja que sabe, vá aprender). 

Depois de tudo isso, infelizmente chegamos a poucas conclusões. Por exemplo, outro dia estava em uma loja de artigos de RPG e quadrinhos (a Terra Média, no Shopping Santa Cruz, em São Paulo), e um sujeito de terno estava comprando revistas e action figures: um geek disfarçado de estagiário de escritório! Ele não agia ou se vestia de forma característica, como um nerd ou dork, se não estivesse comprando coisas naquela loja ninguém suspeitaria que ele curtia RPG. Como já falei antes, prefiro definir nerd conforme critérios de comportamento, usar geek conforme os gostos e empregar o termo dork em relação à aparência característica. 

Termos como geek e nerd são motivo de orgulho quando são usados por alguém de dentro da “comunidade”, mas normalmente ofensivos quando usados por outsiders. Da mesma forma, têm significados semelhantes e usos semelhantes, embora eu prefira distinguir as expressões. Em suma, sendo gírias, cabe lembrar que o uso é sempre impreciso, e que para esse tipo de linguagem vale mais o uso que a origem epistemológica. 

Aqui estão as principais fontes de referência usadas no post, que recomendo para aprofundamento: 



Agradecimentos especiais ao sr Mestre, que, mesmo tendo me acusado (injustamente, é claro) de roubar a sua idéia de post, me ajudou discutindo um pouco sobre as vertentes doutrinárias do assunto. Afinal, nem todos os deslocados do colégio eram nerds, mas todos os nerds eram deslocados… eles e “os caras que vestem preto e matam todo mundo no terceiro ano, mas esses são raros por aqui…”





6 comentários:

  1. Porra de modinha!!!!
    Eu sou um cdf, e sempre fui!!!!!
    Quem se diz ser nerd/geek e não sabe qual é a derivada de uma integral (ou não procura saber) é um viadinho que vai com as outras, tenham personalidade.
    Isso sim é ser esquisito!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Complexo, eu me rotulo nerd mas no fundo eu sei que são apenas palavras.

    "Quem disse que o ceú é azul?"
    -El MaVeRiCk

    ResponderExcluir
  3. o céu é azul veio, mas pra queles que podem vê-lo!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Quando começaram a me chamar de nerd, CDF, daí veio Geek, corri no wikipedia tbm. =D
    Mas isso faz anos.
    Lá eu soube a diferença de cada coisa, mas no fim... me encaixava, mas não curtia muito.

    ResponderExcluir
  6. Definitivamente não sou um nerd; apenas um curioso escriba, e por vezes Noob.

    ResponderExcluir