sexta-feira, 4 de novembro de 2011

RPGistas realizam ritual de magia


Ritual antigo Haitiano

É justamente o que fazemos quando nos encontramos para cada partida nossa. A humanidade, ao longo de sua existência, em diferentes culturas, determinou diferentes rituais para sua organização, para tornar relevante sua própria existência. Nossos antepassados se reuniam para festejar a colheita, o nascimento de alguém, a união entre duas pessoas. Milênios se passaram, e os rituais continuam. Há rituais até mesmo todos os dias, os que se fazem um sinal religioso ao sair, ou que cumprimentam respeitosamente os mais velhos.

Ritual antigo Egípcio

Nas mesas de poder não é diferente. Primeiro marcamos o dia e local, de preferência um que seja ótimo para nossas intenções; pode ser perto da lanchonete para garantir a alimentação, ou na casa de um amigo para garantir a comodidade e reservas do grupo. Há nossos objetos, como os dados, planilhas, livros mágicos de cenário. Há palavras a serem proferidas; há regras a serem seguidas, e todos ficam conectados como uma energia mística que envolve o ambiente.

E não, isso não é demoníaco, é um ritual como qualquer outro que sua mãe realiza, em termos, ao assistir a novela naquele horário exato, sentada no mesmo lugar, ou preparar o ambiente para o cozimento do alimento.

O Espaço ritual para o mestre

Entendendo o termo, vamos agora a um elemento básico para quem conta histórias: o espaço ritual. Esse é um conceito usado até mesmo entre os profissionais que trabalham com contação de história, como professores, arte educadores, entre outros. E nada mais é que um resgate de antigas culturas, que misturavam o ambiente real com a fantasia e o toque místico para envolver todos os presentes. A fogueira, a máscara, os tambores, todos elementos para levar cada participante daquele momento a adentrarem no universo da história.
Ritual moderno de RPGistas

Uma dica perfeita ao mestre. Se há uma coisa importante em uma mesa de RPG, é o envolvimento de todos no desenrolar da história; aquele jogador que não se concentra é um entrave para a diversão, e pior ainda para ele que não conseguirá chegar no clímax do jogo, do prazer de vivenciar outra vida. Para evitar isso, prepara r o espaço ritual é uma grande possibilidade de ter uma mesa perfeita.

Ao trazer imagens, músicas, miniaturas, vestimentas, dados personalizados, e o que mais vier a mente, acontece um importante encanto. O mestre poderá agir diretamente sobre as memórias dos jogadores e dele mesmo, resgatando elementos escondidos no subconsciente dos indivíduos, e fazendo com que eles tragam tudo isso para a mesa ritual. É um envolvimento com as sensações, coisa que qualquer tipo de arte trabalha sobre; aquela emoção com a chegada de Gandalf na batalha do abismo de Helm ou a virada triunfal de Spartacus contra dois gladiadores não vem do nada; alguma vivencia anterior foi resgatada.

Conclusão

Portanto, experimenta a dica. Conseguir vários estímulos visuais para uma sessão pode ser um pouco trabalhoso, mas o resultado final pode ser surpreendente. Não que apenas o básico, como a voz, a capacidade interpretativa e narrativa não sejam suficientes, há pessoas que possuem uma capacidade grande de envolver os aventureiros. Mas certamente alguns elementos a mais podem dar algum destaque aquele detalhe que passa despercebido, ou trazer a tona uma brilhante deixa para salvar o grupo inteiro. É uma possibilidade; experimente.

Um comentário:

  1. Otima dica. Tragam pelo menos um objeto q lembre seu personagem (Legado). E escolha bem, para não gerar polemica...

    ResponderExcluir