"Este livro, assim como a boa parte da minha carreira, é dedicado aos RPGistas de todo o Brasil. Sucessos decisivos a todos vocês." Marcelo Cassaro "Paladino".
Para quem não sabe quem é esse herói (pelo menos para mim) do RPG brasileiro eu vou explicar, é um roteirista de quadrinhos, editor veterano de revistas de RPG e escritor de ficção cientifica brasileiro. Antes de colocar a coisa que realmente importa eu vou falar um pouco do inicio da minha vida no RPG. Lá estava eu um garoto gordinho, brigão e CDF (Sim meus amigos, El_MaVeRiCk é um CDF bêbado e brigão) no ano de 2001, lá estava eu vendo umas revistas de mulher pelada (eu estava naquela fase do banheiro) e um dos meu amigos me mostrou uma revista que falava sobre um jogo que não precisava de um console ou de um tabuleiro para ser jogado, ele me deu uma rápida explicação sobre o que é RPG, essa revista era uma Dragão Brasil da qual Marcelo Cassaro era fundador, eu comprei e comecei a jogar, e nunca mais parei.
E uma das edições da mítica revista é uma edição especial que reúne várias dicas para mestre e jogadores, tendo o titulo de Dicas de Mestre. E eu achei legal reviver para a nova geração que esta se formando algo que os antigos guerreiros, magos e (os melhores) ladinos aprenderam com suas batalhas sangrentas nas tavernas (o melhor lugar para mim) das mesas de RPG.
retirado do livro Dicas de Mestre:
Como ser um Mestre
Ao mestre de jogos cabe uma grande responsabilidade no RPG: tornar a aventura emocionante
(artigo publicado na Dragao Brasil #03)
Game master, Dungeon Master, Mestre de Jogos ou simplesmente mestre. Os nomes são muitos, mas o significado é o mesmo: o Mestre é aquele que guia os jogadores em sua jornada através dos mundos fantásticos do RPG. se o jogo de RPG é considerado uma aventura, o mestre é o roteirista dessa aventura. Todo-poderoso em seus domínios, ele cria os perigos a serem enfrentados pelos heróis. Coloca armadilhas em seu caminho, espalha monstros pelas cavernas, concede grandes poderes aos vilões - mas também esconde tesouros valiosos e artefatos mágicos para recompensar os aventureiros por sua coragem.
Muitos mitos cercam os Mestres de jogo: Quem são? O que fazem? Como conquistam esse titulo pomposo? Eles são mais inteligentes ou experientes que os outros jogadores? Leva muito tempo para ser um mestre? Exige muito esforço? Que nada! Qualquer jogador de RPG experiente ou não, pode ser um Mestre. Até mesmo alguém que NUNCA jogou RPG antes pode vir a se tornar Mestre. As únicas exigências são um pouco de imaginação, sensatez e - principalmente - um bom conhecimento das regras do Jogo.
Mestrando um Partida
Vamos imaginar que você é uma pessoa audaciosa que resolve se tornar RPGista. Vá até uma loja ou livraria favorita, escolha o RPG que mais lhe agrada e compre-o. Leve para casa e leia as regras com atenção. Muito provavelmente, quando reunir seus amigos à volta da mesa para a partida, VOCÊ sera o Mestre. Viu como é fácil?
Começa explicando aos jogadores como funciona este jogo tao diferente. Diga que, no RPG, cada jogador deve interpretar um herói (só jogadores experientes podem jogar com mais de um personagem). Deixe então que os jogadores inventem seus personagens favoritos, seguindo sua orientação. Ou, melhor ainda, prepare alguns personagens com antecedência e depois deixe que eles escolham.
Você já tem os heróis da historia. Agora falta a própria historia - ou aventura, como chamamos no RPG. A aventura é o desafio que sera proposto aos heróis, e geralmente será entrar em uma catacumba em busca de tesouros. quase todos os RPGs vêm com uma aventura pronta para auxiliar os Mestres iniciantes. Use-a. Será melhor que você tenha lido toda a aventura com antecedência, para evitar chateações no meio do jogo.
Agora vem a parte difícil do cargo de Mestre: apresentar a historia aos jogadores. Se isso não for feito corretamente, eles não vão pegar o espírito do jogo. Você precisa colocar o jogo na imaginação deles - afinal, além de roteirista, você também é o narrador. Seja dramático. Capriche no tom de voz. Se quiser, crie um clima tenebroso com velas e uma musica de fundo. Vale tudo!
Justiça do Mestre
A aventura começou! A euforia toma conta de todos, os jogadores exploram as possibilidades de seus personagens. Começam a matar goblins, escutar atrás das portas e vasculhar paredes em busca de passagens secretas. Deixe que fiquem à vontade. Você está conseguindo, está atingindo o objetivo do RPG: ninguém ganha e ninguém perde, todos se divertem. mas tenha cautela! Se não souber dosar os ingredientes agora, vai colocar tudo a perder!
Como Mestre de Jogo, você é um verdadeiro deus! Pode criar um terremoto que faça desabar a caverna sobre os heróis, ou fazer surgir um dragão que matará todos com um único sopro de fogo. Isso é valido pelas regras, mas, se fizer isso, os jogadores vão se chatear. Talvez não queiram jogar de novo. É preciso ser um deus generoso e bondoso para evitar essa tragedia. Não exagere nos perigos, não use monstros demais. Coloque alguns tesouros nos bolsos dos inimigos derrotados, para que os jogadores sintam-se recompensados. E guarde aquele dragão poderoso para o final de aventura, quando os heróis já tiverem encontrado algumas armas a armaduras magicas para melhorar suas chances. Será um clímax perfeito.
Por outro lado, você não pode deixar as coisas fáceis DEMAIS. Nenhuma partida de RPG tem graça se não houver perigo, emoção, aventura. Dê aos heróis boas batalhas. Ao escolher os monstros, não fique restrito apenas aos kobolds, globins e orcs manjados. Use monstros exóticos e desconhecidos. Incentive os jogadores a usarem o cérebro de vez em quando (é mais fácil vencer um gigante com uma boa mentira do que com uma espada). Se ficarem convencidos demais, obrigue-os a fugir de uma luta pelo menos um vez. Tente não matar ninguém, a menos que o jogador faça uma burrice tao grande que isso seja inevitável. Mesmo assim, você pode ressuscitá-lo depois com alguma poção magica.
Esse é o papel do Mestre do Jogo. Se fizer tudo corretamente, os jogadores vão ficar satisfeitos com a brincadeira. E, se achar que não se divertiu tanto quanto eles, espere só: pode estar certo de que pelo menos um dos jogadores pedirá para ser o mestre na próxima aventura....
se puder continue apostar estes artigos comecei a jogar na mesma época e tipo eles ajudam muito mesmo e são uma saudosa lembrança de um tempo que não retorna
ResponderExcluirvô continuar sim.
ResponderExcluirMuito bom, essas dicas de mestre ajudavam em muito edição após edição da Dragão.
ResponderExcluirCara, repito. O El_Maverick demorar pra postar. Mas qndo o faz...
ResponderExcluirParabéns parceiro!