domingo, 23 de outubro de 2011

Interpretação

Antes de tudo, tenho que me apresentar... sou o novo escritor do blog, lobozero.  Antes, eu escrevia no blog "DM Games: RPG", por ficar sozinho no barco, abandonei.  A pouco tempo achei esse blog e me interessei bastante, resolvi me juntar. ^^

Então, como meu primeiro post, venho postar aqui um artigo criado por mim e postado no meu antigo blog.  Aproveitem!
Interpretação

Esse fim de semana, estive narrando 3D&T no RRPG. Notei que os jogadores querem mais é "ação" - se é que vocês me entendem. Então senti falta de uma coisa muito importante - acho que é importante para todos os RPGs - a Interpretação.

Então eu resolvi dar uma pesquisada...


Coloquei no Google: Interpretação.
Resultado: Aproximadamente 3.490.000 resultados (0,20 segundos)
A primeira que apareceu foi a Wikipédia. Resolvi dar uma olhada. Depois de ler muitas coisas a respeito do assunto, tirei a conclusão que muitos poucos jogadores "aproveitam" a interpretação do RPG. E em casos mais dificeis, notei que até alguns Mestres "fogem" desse grande Recurso.
Eram 01:01 da madrugada. Então resolvi entrar em algumas salas e perguntar a alguns Jogadores e Mestres, uma pergunta simples e direta: Para você, o que é Interpretação?
Digamos que entre 8 entrevistados, somente 3 "souberam" ou quiserem responder. Alguns diziam que Interpretação, para eles, era o RPG. Não sendo mais nada que isso. Mas, por parte, a Interpretação é o RPG, mas, se soubermos usar melhor ela, o jogo irá ficar bem mais interessante.
Vamos para um Exemplo de jogada, dois jogadores estão jogando; Alex, o Elfo arqueiro e Alessandra, a Kemono(meio gato) lutadora.

Mestre: os dois tão na frente do castelo, daquele mago que vcs tinham ouvido falar mais cedo lá na cidade. o castelo era grande, tinha 2 guardas na porta e mais 3 nas laterais do castelo.
O que vcs vão fazer?
Alex: -- vamo lá alessandra, eu pego os 2 da porta e vc pega os dois da lateral.
Alessandra: -- ok
Alex: Eu corro com o meu arco na direção deles... dps atiro com o meu arco, 1 flecha em cada um.
Alessandra: primero eu corro na direção de um dele e do uma voadora nele...

Para tudo! Só de ver isso ja disanima, não acha? E o que esta faltando nessa sessão? é claro que é a Interpretação. Ela esta em falta na parte do Mestre e na Parte dos dois jogadores. Outro pequeno detalhe, mas é que vale a grande importancia, é o Português. Eu sei que ninguém precisa ser um "expert" na língua portuguesa, mas só essas girias: VC,DPS... ja fica muito chato.
Então, com o meu pouco conhecimento no assunto, estou aqui para dar algumas dicas. Vamos refazer a sessão...

Mestre: Estava bastante estralado naquela noite de outono. A vegetação em volta dos dois heróis, que alí se encotravam para resgatar a princesa, ainda estava molhada, por motivo da grande chuva da noite anterior.
Mais a frente do "esconderijo" de onde os dois se encontravam, se encontrava o Castelo. Um castelo muito grande, nas paredes do mesmo podia se ver sangue, parecia sangue recente. Havia boatos, que o Conde que se encontrava alí, mandava os Bandidos e seus inimigos serem enforcados no Topo do Castelo. Deixando amostra uma "chuva de sangue".
Em volta do castelo estava totalmente escuro. Só o que iluminava era a luz da Lua, que brilhava forte no alto, e as tochas dos guardas que circulavam por alí. To total eram quatro. Um a esquerda, dava voltas por alí. O outros dois no centro do castelo, em frente a porta, os dois conversavam, e de vez em quando, saia algumas gargalhadas. E o último estava mais na direita do castelo, parecia que bebia alguma coisa, estava sentado, quase que dormindo.
E agora, o que irão fazer?
Alex: Alex checava a sua aljava, viu que tinha o suficiente para entrar e sair do Castelo ainda vivo. - Você esta pronta, Alessandra? - Alex olhava para aquela "Criatura", como conseguia sobreviver, sem armas, e vivendo somente da natureza.
Alessandra: Alessandra olhava com um pouco de raiva para o Elfo, por que ele tinha perguntado aquilo? Será que ele achava que ela fosse uma "Kemona indefesa"? - Sempre estou Pronta! - Sorria, e logo em seguida se levantava. Arrumava as suas luvas, a qual sempre usava nas lutas. Enquanto arrumava as luvas e olhava para aqueles Guardas, ela lembrava dos outro tempos, o qual era lutadora da sua terra, sentia prazer em fazer aquilo. Enfim, fora acordada de suas lembranças, não podia se desviar de seu trabalho, mas não podia negar, era sempre bom relembrar o passado.
Alex: Alex estava impressionado com a coragem daquela jovem lutadora. Até parecia coragem demais, agora o Elfo ja não estava mais naquela época, ja sentia a idade chegando. Tentava se lembrar da sua idade... ah! Deixa pra la, não gostava disso, tinha medo de invelhecer, talvez esse fosse o seu pior medo. - Eu pego os dois da porta, e você fica com o resto. - Alex se levanta lentamente, sem fazer barulho, logo em seguida recolhe o seu Arco. Talvez aquilo era a coisa que ele mais valorizava, o companheiro de guerra, estava com ele há vários anos.
Alessandra: - Muito bem, mas cuidado... velho. - Alessandra gostava de provocar o Elfo, que era bem mais velho que ela, não aparentava, mas era. Depois de ter falado isso, ela sai dali rapidamente, corria de quatro pela floresta, sem fazer exatamente nenhum barulho. Estava se dirigindo para o guarda da esquerda.
Ela chegava lentamente, estava atrás de uma árvore. O Guarda caminhava lentamente, de um lado a outro. Ela espera ele ficar de costas. Ele vira de costas. Ela sorri, era a sua chance. Ela caminha lentamente na direção do guarda, e então, a Kemono agarra o guarda pelo pescoço. Ela era muito forte, o guarda não consegue nem ao menos reagir.
Alex: O Elfo ja estava a algum tempo observando os dois Guardas. Até que tira uma flecha da aljava, prepara no Arco e corre na direção dos dois. Um deles ve alguma coisa vindo em direção a eles, e depois de um tempo, só ve o seu amigo cair, com um flecha cravada no pescoço. Não deu nem tempo de olhar para frente e também, ja estava no chão.
Mestre: Agora os dois ja estavam na frente da Porta do castelo, e resolveram entrar... o último guarda, mais ao canto... parecia dormir...

É disso que eu estive falando o tópico inteiro. Você não admite que o jogo fica melhor assim? O mestre detalhando mais, os jogadores Interpretando mais. Todos esses requisitos levam o jogo a ser mais interessante, além de muitos outros, que servem mais como "complementos", como; O background do personagem e outras coisas.
É isso, se ainda esta com dificuldades nesses assuntos, procure Artigos sobre o assunto, na Internet há vários.

É isso, espero que tenham gostado!

3 comentários:

  1. Bem vindo à casa LoboZero, juntar forças é o melhor para fazermos o RPG crescer e ser reconhecido, com boas produções e divulgação.

    ResponderExcluir
  2. Bem vindo parceiro. Gostei mto do seu texto, e acho que a descrição das ações devem estendidas de acordo com a situação. E vc exemplificou de modo maestral.

    ResponderExcluir