segunda-feira, 26 de setembro de 2011

1º Mostra de regras, sistema teste do grupo Espírito Livre


Concomitante aos nossos testes de cenário, estamos realizando testes com sistema próprio. Vamos apresentar aqui um pouco das principais regras que estamos pensando. Toda crítica é bem vinda.

SISTEMA TESTE ESPÍRITO LIVRE GRUPO DE RPG

#1º PARTE: Trabalhando com as variações
As variações são como se apresentam as diversas características dos personagens nesse sistema; se expressam por dados (D), que podem variar de D3 (dado de 6 lados, em que 4,5 e 6 valem respectivamente 1, 2 e 3), D4, D5 (dado de dez lados, em que 6, 7, 8, 9 e 10 valem respectivamente 1, 2, 3, 4 e 5), D6, D8, D10, D12, D20; Em um cenário realista, todos os personagens começam com D3 em todas as características e possuirão pontuações iniciais para ampliar para uma média em maioria de D4 e D5 para elas, assim como normalmente precisarão, pelo menos por um bom tempo e à escolha do nível de realidade do narrador e do grupo, apenas de dados de 4, 6 e 10 lados.

Representação das variações em jogo.
A seguir expomos o que cada variação representa em termos de simulação das características em cenário.
D3 Uma variação para qualquer humano comum, jovem com saúde mediana. Personagens acima da média possuem poucas características com essa variação; no geral significa que não foram trabalhadas em seu treinamento ou experiências.
D4 É a variação básica para alguém que está iniciando os caminhos para evoluir acima da média nesta ou naquela característica. Normalmente se dá pelo personagem possuir experiência de alguns momentos da vida em que teve contato com aquilo, ou está nos primeiros meses de uma prática.
D5 Tem característica que já fazem o personagem se destacar dos demais. A partir daqui possui um potencial acima da média a ser trabalhado, com um futuro brilhante pela frente. Alguns nascem com tais variações, outros percorreram um longo caminho desde a infância, e poucos ainda possuem um certo dom, que estava escondido.
D6 Verdadeiro campeão no que faz. Pode conseguir a presidência da empresa ou ser um dos melhores lutadores da atualidade nos círculos de MMA, caso possua as potencialidades respectivas, seja pelo esforço de anos ou habilidades naturais para tais coisas.
D8 Grande lenda mundial, pode deixar fãs e marcas por onde passar ao morrer, garantindo contribuições marcantes para a sociedade onde vive. Normalmente requer muita dedicação por anos a fio em características específicas.
D10 Personagens míticos da história de muitos povos que hoje são verdadeiros mitos teriam existido? Hércules, Ajax, Lao-Tsé... Se um personagem chegar aqui, talvez se torne uma delas.
D12 Simplesmente algo supra humano; a tecnologia do século XXI pode criar coisas com tais variações, como caças supersônicos e tanques de última geração, mas seres vivos com tais características, talvez no período cretáceo.
D20 Semi-Deuses existem em muitas mitologias e até em histórias em quadrinhos. Mas não no nosso mundo; pelo menos não no nosso mundo.

3 comentários:

  1. Vocês já deram uma olhada em Cortex e Cortex Plus? O sistema parece com essa idéia que vocês tiveram.

    ResponderExcluir
  2. Hum...uso de dados para as características, sim,sim tem algo de comum, apesar de lá ter base em dados mais elevados...

    ResponderExcluir
  3. O Savage Worlds da Pinnacle Entertainment também possui um sistema de dados para medir a capacidade dos personagens, ao invés de números.

    Existe uma versão fastplay em português para download gratuito no site da Retropunk.

    ResponderExcluir