Concomitante aos nossos testes de cenário, estamos realizando testes com sistema próprio. Vamos apresentar aqui um pouco das principais regras que estamos pensando. Toda crítica é bem vinda.
SISTEMA TESTE ESPÍRITO LIVRE GRUPO
DE RPG
#1º PARTE: Trabalhando com as
variações
As variações
são como se apresentam as diversas características dos personagens nesse
sistema; se expressam por dados (D), que podem variar de D3 (dado de 6 lados,
em que 4,5 e 6 valem respectivamente 1, 2 e 3), D4, D5 (dado de dez lados, em
que 6, 7, 8, 9 e 10 valem respectivamente 1, 2, 3, 4 e 5), D6, D8, D10, D12,
D20; Em um cenário realista, todos os personagens começam com D3 em todas as
características e possuirão pontuações iniciais para ampliar para uma média em
maioria de D4 e D5 para elas, assim como normalmente precisarão, pelo menos por
um bom tempo e à escolha do nível de realidade do narrador e do grupo, apenas
de dados de 4, 6 e 10 lados.
Representação das variações em jogo.
A
seguir expomos o que cada variação representa em termos de simulação das
características em cenário.
D3 Uma variação para qualquer humano
comum, jovem com saúde mediana. Personagens acima da média possuem poucas
características com essa variação; no geral significa que não foram trabalhadas
em seu treinamento ou experiências.
D4 É a variação básica para alguém que
está iniciando os caminhos para evoluir acima da média nesta ou naquela
característica. Normalmente se dá pelo personagem possuir experiência de alguns
momentos da vida em que teve contato com aquilo, ou está nos primeiros meses de
uma prática.
D5 Tem característica que já fazem o
personagem se destacar dos demais. A partir daqui possui um potencial acima da
média a ser trabalhado, com um futuro brilhante pela frente. Alguns nascem com
tais variações, outros percorreram um longo caminho desde a infância, e poucos
ainda possuem um certo dom, que estava escondido.
D6 Verdadeiro campeão no que faz. Pode
conseguir a presidência da empresa ou ser um dos melhores lutadores da
atualidade nos círculos de MMA, caso possua as potencialidades respectivas,
seja pelo esforço de anos ou habilidades naturais para tais coisas.
D8 Grande lenda mundial, pode deixar
fãs e marcas por onde passar ao morrer, garantindo contribuições marcantes para
a sociedade onde vive. Normalmente requer muita dedicação por anos a fio em
características específicas.
D10 Personagens míticos da história de
muitos povos que hoje são verdadeiros mitos teriam existido? Hércules, Ajax,
Lao-Tsé... Se um personagem chegar aqui, talvez se torne uma delas.
D12 Simplesmente algo supra humano; a
tecnologia do século XXI pode criar coisas com tais variações, como caças
supersônicos e tanques de última geração, mas seres vivos com tais
características, talvez no período cretáceo.
D20 Semi-Deuses existem em muitas
mitologias e até em histórias em quadrinhos. Mas não no nosso mundo; pelo menos
não no nosso mundo.
Vocês já deram uma olhada em Cortex e Cortex Plus? O sistema parece com essa idéia que vocês tiveram.
ResponderExcluirHum...uso de dados para as características, sim,sim tem algo de comum, apesar de lá ter base em dados mais elevados...
ResponderExcluirO Savage Worlds da Pinnacle Entertainment também possui um sistema de dados para medir a capacidade dos personagens, ao invés de números.
ResponderExcluirExiste uma versão fastplay em português para download gratuito no site da Retropunk.