quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Fantasia Medieval + Ficção Científica: conheça a Fantasia Futurista de Ex's

Ex's entra em 2º fase de produção
obs: (anteriormente Éxis. Pronuncia-se 'équisis')




"Porque tantos cenários de fantasia medieval?" Perguntei-me inquieto em maio de 2012. Forjei meu protesto: aliar as raças fantásticas clássicas a um mundo onde o conhecimento científico e tecnológico impera e principalmente muita ficção científica explica coisas como Magias, manipulações da realidade, surgimento de raças inimigas, forças "sobrenaturais" que não serão explicadas pelo velho jargão da criação de um mundo por um panteão que já nasce em castelos e montando exércitos de espadas e pesadas armaduras de aço. Vi então que era possível explorar os clássicos elementos em uma ideia muito original.

Nada contra novos cenários de Fantasia Medieval, só vi que nesses percursos por "novas" possibilidades do mote original dos jogos de RPG há muito de falta de originalidade, não que não haja coisas originais; mas trilhei meu caminho pessoal ao optar por não desenvolver um cenário de fantasia medieval clássico, com reinos humanos, elfos ou anões enfrentando Orcs, Trolls e defendendo vilas de pessoas indefesas.

Nasceu então o que atualmente apresento como "Ex's" (pronuncia-se équisis), um mundo forjado e explicado por teorias de computação, teorias em física quântica e geral, ficção científica 'pesada' e a capacidade mitológica de raças como Elfos, Anões, Dragões, Orcs, entre outras, uma amálgama de elementos que livremente nomeio "Fantasia Futurista" (se é que o termo ainda não seja usado).

Uma alusão a Byrja, Capital de Ex's, estruturas principalmente Élficas

Origem

As raças acordaram em capsulas criogênicas, e tudo o que tinham como guia era a "Programação", deixada na "Placa Mãe", um local imenso de metal e eletrônicos, que dava acesso a diferentes "Zonas" por meio de passagens dimensionais. Esta "Programação" aparentemente era perfeita, até as raças programadas descobrirem os "Arquivos Corrompidos" existentes na mesma, o que gerou as raças inimigas ou corrompidas-Trolls, Orcs, entre outras. 

Uma ideia sobre a Placa Mãe, e uma cidade criada para proteger as entradas das Zonas.

Um mundo perfeito, sem guerras, miséria, líderes corruptos, preconceitos, etc... não fosse a Corrupção nos Arquivos. Agora, os heróis desse mundo devem enfrentar muitos inimigos, lugares perigosos e entre eles os "Guetos" ilhas de ganancia e degradação existentes entre a perfeição das cidades e outros lugares da "Zona Habitat". Sem falar na própria "Zona Cinza", dominada pelas raças Corrompidas. 

Tipos Heroicos ou Classes Heroicas
Alusão a uma Academia Heroica de Ex's
É considerada a existência das classes mais comuns a mundos de fantasia medieval, mas com específicas explicações dentro de um mundo onde a essência são os "BITS"; Magos são indivíduos que dominam a tecnologia nanomolecular e a física, através de fetiches (equipamentos); Sábios são aqueles que manipulam a realidade programada através de computadores (são exatamente, programadores); Guerreiros são indivíduos com armas de laser ou metais raros; Bardos são aqueles que manipulam os BITS da realidade pelo som, normalmente Metaleiros com suas guitarras ou Rappers com suas caixas de música; entre outras versões.

O problema do HP e Dragões

Lembrando da questão HP vindo de D&D, onde a "vida" é absorvida e o personagem continua com o mesmo Status corporal digamos assim (não sofrendo penalidade), surgiu a ideia de indivíduos acima da média (heróis e vilões) desenvolverem a capacidade de não desenvolverem feridas expostas, sangramentos e outros, mas sim perderem "dados de informação" vão se desgastando, e com a morte, o corpo se dissipa em forma de números, em forma de BITS. Assim se explica porque um personagem não sofre penalidades por danos.

Utilizando o clássico e tentando fazer uma releitura, os Dragões foram manipulados geneticamente como armas malignas de Guerra, e na atualidade de Ex's, existem apenas em uma forma que evolui do comum, para uma forma de "Alta Tecnologia"(At-Tec); são raros, inteligentes e poderosos, cada um possuindo seus objetivos próprios.

Um exemplo de ideia sobre os Dragões At Tec - Corpo envolvido pelo Metal Metatech
Uma realidade não virtual

Ex's é uma dimensão formada por BITS. Mas antes que muitos comparem, isso não é uma falsa realidade como "Matrix" ou coisa do tipo. Ex's é REAL, mas ao invés de formas subatômicas como a "essência" da realidade, há uma forma bem menor e mais essencial que são os BITS.

Alusão a uma cidade de domínio arquitetônico humano em Ex's
Masmorras

Queremos dar um novo tom às velhas masmorras e cavernas: Ao invés da flecha armada como armadilha, um laser esperando os heróis; a possível caixa com um artefato mágico, dessa vez guardará um objeto de tecnologia rara, com um dispositivo de mini bomba de antimatéria para pegar desprevenido quem falha no teste de descobrir armadilhas; e na sala secreta, uns androides esperando se moverem por conta da presença do calor dos heróis...e muito mais!

Ideia sobre uma floresta distante e Cidade Corrompida.
Cidade acima vista de perto













Fase de produção 2

No momento tudo o que foi escrito está sendo revisto e aprimorado para um texto próximo a algo pronto para a publicação. Detalhes foram modificados das primeiras apresentações, inclusive o nome da Elfa que nos trás as cartas de Ex's, antes Electa, passa a se chamar Fríðr(pronunciado em algo como fraider), que em Nórdico Antigo significa "Bela"; O nórdico antigo será a lingua original dos Elfos de Ex's. Serão 8 Cartas de comunicação dimensional que formarão um material básico. 



O link abaixo se refere à 1º Carta; ela apresenta a origem de Ex's e do formato de sua atual sociedade, principalmente o porque das Academias Heroicas e Heróis. Pretendo no prazo máximo de 30 dias a contar de hoje revelar as outras 7 cartas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário