segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Conheça o Material de teste para o Sistema Espírito Livre!


A conclusão de uma primeira versão de um material com as regras que vem sendo desenvolvidas com o título de sistema espírito Livre está próxima. A seguir, disponibilizamos em primeira mão a Parte 1 até a Parte 6 de nosso manual, bem como a versão atual da ficha de personagem, para download pelo 4 shared, Nos seguintes tópicos:

1- Apresentação
2- Criação de Personagens
3- Mecânica Básica
4- Outras Características de Ficha
5- Regras Avançadas
6- Confrontos

Com essas partes já é possível testar o sistema em cenários que não possuam magia e outros superpoderes, e com uma noção de que a maioria das bonificações e penalidades vão de  1 a 3, usar armas variadas. Porém, para finalizarmos e não deixarmos nenhuma dúvida e poucas brechas, avançaremos em mais 5 tópicos: Regras para cenários específicos: armas de fogo, artes marciais, super heróis, animes, superpoderes (magia, psiquismo, etc) entre outros; Evolução de Personagens; Narrando e Mestrando; Exemplo de jogo; Glossário.

Ansiamos por terminar essa primeira etapa do projeto, com um Manual Básico completo para testes, e ao realizarmos os mesmos, enquadrarmos todas as falhas possíveis. Nosso objetivo final é um texto enxuto e claro, que proporcione para qualquer leitor que nem conheça RPG's noções sobre como jogar e mestrar, em qualquer cenário, sendo assim um sistema genérico. Queremos portabilidade e baixo custo, por isso optamos por um formato de bolso 11cm X 17,8cm, para que uma pessoa possa simplesmente abrir o livreto em qualquer lugar e em poucos minutos compreender o máximo, bem como o máximo de pessoas tenham acesso ao material. Pretendemos futuramente que o sistema seja oficial para vários cenários a serem finalizados pelo Clube, como "Éxis", "Ignominiam", "Nephalin a Falange dos Esquecidos", entre outros, que terão seus detalhes para o sistema, e o mesmo não necessariamente tendo um cenário oficial.

Vale falarmos um pouco do histórico de criação.



Iniciamos esse sistema focando em um único cenário, um dos projetos existente entre as pastas do Clube, o projeto "Nephalin: A Falange dos esquecidos"; sua "arcaica" e falecida ficha assim criamos:

Qualquer iniciado em Mundo das Trevas pode ver nossa total influência pelos jogos da White Wolf. A base de juntar uma característica geral com uma específica rolando dados para cada uma delas era o foco. A diferença era que não usamos D10, mas um dado de diferentes lados para cada característica, dependendo de quanto fosse as mesmas. É possível ver também que detalhamos demais, retalhamos ao máximo que pudemos várias características, pela ideia de queremos abranger todas as possibilidades.  

Jogadores do ainda "Grupo" Espirito Livre testando
"Nephalin FdE" e o Sistema Espírito Livre
Testamos, avaliamos, recebemos críticas valiosas, e fomos avançando nas ideias. Pudemos ver que a distribuição de pontos ficou um pouco lenta e por vezes confusa a jogadores que não entendiam ainda muito do conceito de quanto valia cada ponto nas características; e ainda que, apesar de detalharmos ao máximo, sempre aparecia algum teste que não tinha as características adequadas. Após reflexões e testes, diminuímos o calhamaço de listas e tabelas das características. A ficha então atingiu a seguinte forma:



Dessa vez retiramos uma quantidade extensa de listas de características, e passamos a trabalhar sobre generalizações. 4 básicas e 7 específicas, onde havia uma descrição sobre possibilidades de uso das mesmas, não mais como um termo absoluto, mas que dependeria do contexto da narrativa. O lance de dados foi bastante modificado, passando a ser apenas um dado lançado para uma das duas características envolvidas, ficando uma das duas com sua pontuação fixa, somada ao resultado do dado para definir o teste; isso modificou bastante as probabilidades nos números, o que necessitou de muita dor de cabeça para reconfigurar as medidas das dificuldades e poder dos personagens, mas tornou menos caótico e mais justo na emulação, o que valeu a pena.

Gibiteca: oficina onde jogadores tiveram  a
 oportunidade testar o sistema
Mas uma das coisas principais, foi que passamos a dar maior atenção a duas coisas: o Conceito e as  Características Únicas dos personagens, existentes na ficha anterior mas não com o mesmo destaque. Pois como agora as Características passaram a ser genéricas, entender o conceito do personagem e suas peculiaridades era essencial para, em meio a números genéricos, mestres e jogadores saberem o que fazer com eles, baseados nas informações descritivas. Após algum tempo, as Características Únicas passaram a ser definidas não somente como Vantagens e Desvantagens, mas, em síntese, situações marcantes que podem trazer bônus ou penalidades aos personagens em determinadas situações. Uma das últimas versões ganhou as seguintes cores, ilustrada em uma ficha com que emulamos o cenário da série Spartacus:


Vejamos que as descrições foram retiradas (elas podem ser aprendidas com leitura no texto de explicação sobre elas) para que mais espaço para conceito e Características Únicas surgisse, a ficha ficasse mais enxuta ainda e melhor esteticamente. Com o teste que fizemos justamente com a ficha acima, percebemos que as pontuações estavam desalinhadas com o nível de poder dos personagens e cenários, o que levou a novas formatações para a distribuição de pontos e níveis de poder dos personagens. Além disso, as Características Únicas passaram a ser "Vivências Únicas", um termo muito mais condizente com o conceito que queríamos para essas informações fundamentais dos personagens. As Vivências Únicas passam a ser, a nosso ver, o diferencial entre um personagem e outro, pois, como afirmamos no manual, o que faz um herói ou vilão serem o que são, não é o poder que possuem, mas o que os mesmos viveram para se tornar o que são, e como aquilo que passaram influencia em suas ações. Buscamos reverter em bonificações e penalidades em testes essa ideia.

Por fim, chegamos ao formato atual do sistema e da ficha. Outras Características foram retiradas, regras detalhadas aprimoradas, números e níveis mediados. Em desenvolvimento, daremos acesso a todas as regras que pensamos em forma de texto em breve, adiantando aos interessados o que temos pronto, para possíveis contribuições desde já.



Nenhum comentário:

Postar um comentário