terça-feira, 30 de outubro de 2012

Venha para a batalha...vem ai...1º RPG Norte!

Belém - Pará, Março de 2013.....

A prática do RPG no Norte do Brasil pode dar um Level Up Épico...convidamos todos os Projetos, Grupos, Mestres, Jogadores e vários outros interessados nos Jogos de Interpretação de Personagens para virem construir um evento com uma extensa programação de 4 dias, que fará história. As portas de um dos maiores núcleos de Cultura da Amazônia estão quase escancaradas para os loucos aventureiros RPGistas...agora é descer a maça na porta e arrebentar todos os monstros! 



Apresentação do projeto 
O presente projeto se refere a organização, divulgação, e realização de diferentes atividades relacionadas aos Jogos de Interpretação de Personagens ou Jogos Narrativos (RPG – Role Playing Game), que acontecerão dentro da programação do aniversário de 142 anos da Biblioteca Pública Arthur Vianna. Esse conjunto de atividades sobre RPG’S aqui referidas formarão a programação do “1º RPG Norte”, evento que visa reunir Mestres e Narradores, Jogadores, Criadores de Jogos, Estudiosos sobre essa prática, Professores, Educadores, Recreadores, e principalmente, pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de ter contato com tal atividade de lazer. 

A iniciativa se configura como uma experiência pioneira na região em realizar um evento de grande porte relacionado a este tipo de jogo, tendo patrocínio da esfera pública por via da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, cabendo a organização ao Clube de RPG Espírito Livre e a todos os Grupos e Projetos relacionados aos Jogos de RPG na região, que se interessem por sua realização. Eventos de médio e pequeno porte relacionados aos Jogos Narrativos vem ocorrendo ao longo das duas últimas décadas, e praticamente, 99% sempre contando apenas com o apoio do setor privado ou simplesmente da organização coletiva dos praticantes, que levantam recursos do próprio bolso para alugar um espaço, garantirem os materiais de jogos, entre outros custos. 

Sabe-se que, apesar da titulação ser “1º RPG Norte”, a presença de pessoas envolvidas com os Jogos de Interpretação de Personagens, nas suas diferentes esferas, se resumirá em grande maioria a pessoas de Belém e Região, principalmente pelos custos para transportes que vençam a extensa região que se configura o Norte brasileiro. Sua titulação se relaciona na verdade com a força que o RPG assumiu em Belém e Região Metropolitana, e hoje pode se dizer sem dúvidas que a Grande Belém é a referência na região norte também no que condiz aos Jogos de RPG; esse primeiro movimento pode então significar um impulso para que outros estados da região organizem movimentos parecidos e assim a própria organização de Grupos, Projetos, e mesmo novos Clubes de RPG no Norte.

Um comentário: