sábado, 22 de setembro de 2012

Rio Play Game





Hiho, rpgistas de plantão!


Vocês já sabem que nos dias 15 e 16 desse mês rolou o Rio Play Game (dos mesmos criadores doDia D RPG RJ), em São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro. E quem não esteve lá vai poder acompanhar agora como foi o evento e saber tudo de melhor que rolou em um dos eventos de RPG e Games mais legais do Rio de Janeiro!


Vamo nessa?






A primeira coisa a se notar ao chegar no Clube São Cristóvão Imperial - local onde o evento foi realizado - foi o calor. Claro, a organização não tem culpa disso, mas o calor realmente foi um ponto negativo e todos no evento sofriam dano contínuo de fogo.


É sério.


Bom, a verdade é que as instalações estavam bem bacanas. Haviam toldos protegendo alguns stands da fúria do sol e ventiladores por todos os lados do salão principal.  E a limpeza do salão também foi um ponto positivo - não haviam papéis jogados por aí e até mesmo o banheiro estava limpinho. 


E nós sabemos como isso é raro. 


Ew.


Os Stands


As barraquinhas - vulgo stands - foram um dos pontos altos do evento. Haviam camisetas, canecas, miniaturas, card games, jogos de tabuleiros, pelúcias, adesivos, imãs de geladeira, livros de rpg, hq's, almofadas (!), relógios, dados de rpg e muito, muito mais. Tudo isso com preços bem bacanas e nada que fosse absurdamente caro.












Um dos stands mais legais era o que contou com a presença do Rodney Buchemi, desenhista da Marvel, que estava lá fazendo, na hora, sketchbooks para o pessoal. Cada arte custava em torno de R$20, sendo que o preço poderia variar para mais ou para menos, dependendo de detalhes a combinar com o artista.




As Atrações


Haviam diversos jogos com a tecnologia Kinect, do Xbox, para a galera jogar, conhecer e curtir sem problemas - desde luta até boliche. Além disso, o evento contou com uma área zumbi, bem ao estilo The Walking Dead.




O único lado negativo da área zumbi era o fato de apenas pequenos grupos poderem entrar lá de cada vez - o que gerou uma pequena fila de espera. Mas nada que atrapalhasse o andamento do evento.




Por fim, havia espaço coberto, com mesas e cadeiras, para diversas mesas de RPG. Infelizmente, o número de inscrições não foi tão alto e o lugar ficou meio vazio em determinados momentos - o que é bastante comum, uma vez que pocas vezes as mesas de RPG vem em grande número para os eventos. 




Aliás, falando em mesas de RPG, o destaque das mesas ficou por conta do pessoal da Dungeon Carioca, além de algumas mesas de Tagmar, Warhammer e WoD. E Magic, é claro.


Quem estava lá?


Rodney Buchemi, que esteve presente no sábado e no domingo, deu uma palestra falando um pouco do trabalho dele como desenhista. Outros palestrantes também estiveram lá, falando sobre gamedesign e robótica.




No sábado, o polêmico criador da RedeRPG - Marcello Telles - esteve no evento. Já o Lucas Massena esteve lá em ambos os dias, dando uma palestra sobre Robótica. Por fim, teve também o Marcelo, autor de Tagmar, falando sobre o desenvolvimento de RPGs independentes.


TOCO FOME MAI


Então você chegou lá de manhã, a hora do almoço se aproxima e um dragão vermelho tomou conta do seu estômago. O que fazer?


Bom, no Rio Play Game isso não era um problema.


Havia uma barraquinha com yakisoba, churrasquinho e almoço (que foi a mais procurada), o famoso Poderoso Açaí - já conhecido pelos frequentadores do Rio Anime Club (mas que quase não ganhou a atenção da galera) e um bar (que vendia refrigerante e água mais barato que a barraquinha de yakisoba).


Então... valeu a pena?


Bom, no geral o evento valeu a expectativa da galera. Haviam mesas de RPG para quem levou o seu grupo, os stands de todos os tipos estavam com preços excelentes e haviam diversos games para se jogar.






O movimento não foi absurdamente grande, mas foi satisfatório em comparação com os demais eventos de RPG do mesmo porte. Talvez o calor tenha espantado grande parte do povo, mas, no geral, os ventiladores espalhados por todo o evento cuidavam do problema (com exceção da área aberta, onde não haviam ventiladores).


As palestras foram bem escolhidas e não há muito o que se falar delas - todas eram bem legais e os palestrantes sabiam do que estavam falando. Porém, talvez quem foi tenha sentido falta de mais convidados. Quem chegou no evento na parte da manhã e quis ficar lá até o final pode ter encontrado um pouco de dificuldade em matar o tempo depois de ter visto todos os stands e mesas.


Poderiam ter tido mais convidados, mesmo que não fosse para dar palestras - chamar blogueiros e/ou autores para uma mesa redonda de RPG teria ajudado a entreter a galera antes dos palestrantes principais, por exemplo.


Por fim, o evento foi bem legal, com pouquíssimos pontos negativos. Deixo aqui os meus parabéns para o Ricardo e para Pandora, que abriram espaço para a RPG Vale estar no evento e me receberam super bem por lá; vocês realmente fizeram um excelente trabalho com o evento, yay!


E que venha o próximo!


Cheers!
Via: RPG Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário