quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Jogando no Universo Ultimate da Marvel




A um tempinho atrás (dezembro de 2011) eu postei uma adaptação do Ultiverso da Marvel, na época eu pretendia continuar o post com várias partes definindo a cronologia daquele universo, só que teve um grande problema leitores, eu esqueci completamente do post e só lembrei recentemente (olha esse aqui).


Se você é um leitor mais antigo do blog me desculpa pela demora para sair a continuação, mas se você é um leitor novo e não ta entendo nada não se preocupe ta? Antes de começar o post da uma olhada no Ultiverso Marvel parte 1.



O Mundo


O ultiverso da marvel é muito diferente da cronologia original (universo 616), ele foi pensado para ser mais simples e mais realista, indiretamente ele é a maior inspiração da DC comics pro seu novo universo.


Durante muito tempo o ultiverso não teve nenhum super, mutante, super soldado ou metahumano de qualquer tipo. Não que na sua mesa não possa ter existido meia dúzia de gatos pingados pela história mundial, mas o feeling do universo vai ser um pouco diferente.


Vou no início do século 20 que surgiu o verdadeiro Super Soldado o capitão América, responsável por grandes vitórias dos EUA na segunda guerra, mas que foi perdido em ação. A partir desse momento o governo dos EUA e de vários outros países tentou repetir o feito de várias formas diferentes, mas foi só no inicio do novo milênio que  os meta-humanos começaram a surgir. Entre mutantes, homens com armaduras ultra tecnológicas e iniciativas de super soldados de vários tipos, como a iniciativa da união européia.




A partir de agora vou fazer pequenos spoilers, eles servem para explicar épocas diferentes desse universo. Se você não quiser ler é só pular para a próxima parte.


O mundo dos quadrinhos no ultiverso é bem perigoso, grandes catástrofes acontecem e grandes combates entre super heróis são perigosos, as vezes é melhor pensar onde o combate vai rolar, a não ser que queira mostrar as perdas humans no conflito. Inimigos perigosos são psicopatas e extremamente perigosos, para você ter idéia: o Magneto inverteu os pólos magnéticos do planeta e matou milhões de pessoas ao redor do mundo, entre eles vários heróis, entre eles o Wolverine.


Ultiverso é um universo de merda, ele se foca absurdamente nos EUA, mas todo o mundo sofreu com o ultimato (como foi chamado o que Magneto fez), além de recentemente ter grande parte da china separada numa revolução de meta-humanos, que acabaram criando o seu próprio país, e a europa perdeu grande parte de seus países no ataque de outro grande vilão e sua cidade.


A América perdeu a sua capital e está dividida, o presidente morreu, resumindo: o mundo ta uma merda. Mas isso é atualmente, antes de chegar a essa época você pode narrar aventuras mais simples, talvez com uma ou otura relação com super soldados e disputas relacionadas a política, deixe o clima esquentar aos poucos.


Jogando no Ultiverso


Tanto para o mestre quanto para o jogador é importante perceber que o ultiverso é um universo perigoso, as cenas podem ser tão épicas e destrutivas como em qualquer quadrinho, mas a mortalidade de personagens pode (e deve) ser mais comum. Se até o homem-Aranha morreu, por que você não pode?


Pra você que ta acostumado com os quadrinhos mais comuns pode até estranhar a politicália e o patriotismo exagerado (mais que os quadrinhos comuns), a personalidade dos personagens as vezes é muito diferente da versão original e são apresentadas outras visões sobre personagens clássicos. Tem hora que o Thor é considerado um doente mental!


Esse é o universo ultimate: perigoso, político, violento e inocente ao mesmo tempo.


Personagens


O Universo ultimate possui poucas publicações e edições, eu já li praticamente todos os quadrinhos desse universo. A diferença de narrativa da revista dos X-men (super grupo, putaria), Homem Aranha (herói clássico, novela adolescente), Quarteto Fantástico (drama, super cientistas) e Supremos (Super grupo, novela, drama, casos de família). As palavras entre parenteses são piadas, mas resumem cada obra.


O importante do universo ultimate é que os personagens são verdadeiros, o Peter Parker é um adolescente, ele quer pegar alguém, ele tem paixões não correspondidas e DR's (veja esse post). Dando de exemplo outro personagem, a Jean Grey tem 19 anos no quadrinho (atualmente é um pouco mais velha), quando ela conhece o Wolverine, cara mais velho e maisbadboy ela quer dar pra ele na hora, mesmo ele só fazendo merda. Sim, o Wolverine só faz merda no ultimate.




Se você joga com um soldado que viva nos anos 40 e de repente acordou em 2012 você vai estranhar o mundo, falar esquisito e agir de forma preconceituosa. Os personagens tem características marcantes visões de mundo próprias, heróis podem ou não matar, mas como eles se sentem quando fazem isso?


De o foco que a narrativa merece e que seu mestre tanto deseja. E mestre, de aquelas cenas de ação épicas que o seu jogador gosta.


Por ultimo eu quero sugerir a leitura do título Ultimate Spider Man, desde o numero um até o atual, ela é minha série de quadrinhos preferida, a única que já me fez chorar e me identificar como jamais me identifiquei com o homem aranha.


Clique pra ver no tamanho original

Nenhum comentário:

Postar um comentário