sexta-feira, 13 de julho de 2012

Ignominiam: Heavy(Black) Metal invadindo os RPG's!


ALERTAMOS QUE, SE VOCÊ TEM MENTE FRACA E PRECONCEITUOSA, PARE DE LER IMEDIATAMENTE ESTE POST.

IGNOMINIAM, UM JOGO PARA MAIORES DE 18 ANOS (E PESSOAS COM ALGUMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA)

Veja mais: IGNOMINIAM: SANGUINEM ET TERRORE

"Não sabemos exatamente se existe um ou mais cenários em que os elementos do Black Metal estejam presentes, mesmo que sejam ali ou aqui, mas pensamos que nossa recente ideia, inspirada em bandas que inclusive falam sobre orcs e outras criaturas "malignas" vencendo guerras contra povos "livres" ou "civilizados" tem um quê de novidade. Em ignominiam, queremos falar de um mundo onde as raças que historicamente são as vilãs nos cenários de fantasia medieval, são agora as protagonistas, e anões, elfos, humanos, etc, seriam antagonistas, em um mundo onde a crueldade, desgraça e ódio trazidos pela guerra são sentimentos cultivados.

Queremos deixar claro que não queremos fazer apologia a esse tipo de coisa, mas ver um cenário de fantasia medieval por um outro viés, um outro entendimento da realidade, inclusive da nossa mesma, a ideia que o Heavy (Black) Metal trás consigo.

UM POUCO DE CONCEITO: O BLACK METAL

Percorrendo rapidamente uma parte de sua complexa e um tanto confusa origem (entre as décadas de 70 a 80), excetuando-se sua ligação com o lançamento do álbum BLACK METAL do VENOM, naquela época a insatisfação dos apreciadores/as do metal extremo com a produção musical levou a muitos questionamentos quanto a sua identidade. O rock em sua essência tem como objetivo evocar a rebeldia, o abalo em estruturas morais e sociais, o protesto em geral. E sua profundidade está no metal. Para isso, o metal extremo vale-se da arte sinistra e beliciosa para expressar-se, e quase todas as produções musicais trabalham sob este parâmetro. Se for preciso, corromper símbolos comumente aceitos.

"O black Metal é em sua essência "satânico"; não referente a uma religião de culto a Lúcifer ou coisa do gênero, mas é posto como uma oposição rebelde à Moral Judaico-Cristã que domina o pensamento Ocidental como a máxima da "servidão do rebanho" - a metáfora do pastor, onde as pessoas seriam ovelhas perdidas e haveria um ser superior a guia-las com ideias inquestionáveis, dogmas.

A violência e crueza de sua sonoridade é um “convite” para uma mudança radical de comportamento – de “servo” para “senhor”. “Senhor” de seus problemas, paixões, convicções e opiniões, de inserir-se na realidade compreendida pelo “Self”, e não por ditames ordenados por outros (os guiados como rebanho).

Boa parte destas características estão presentes na Filosofia do Satanismo Moderno, mas o Black Metal, por possuir um ímpeto infinito de expressão, não se limitaria a uma base específica, pois assim não seria “música”, mas sim “hinor de louvor”. Por isso, possui em sua abordagem o paganismo (seja nórdico, sul-americano, grego, etc.), a crítica (oposição ao sistema religioso, moral e social), menção de fatos históricos, filosóficos, e até mesmo elementos ritualísticos e de ambiente (ambient black metal e atmospheric black metal).

Em outras palavras, o Black Metal, quando coerentemente apreciado, leva ao “despertar” de uma condição de subserviência para uma condição de autonomia, se valendo do metal mais cru e pesado. Então, se ele possui essa característica, parece um tanto incoerente dizer que possua uma “Filosofia de Vida”. Se aponta de forma direta todas as formas de auto-ilusão, de moral estúpida, então cada um que toma contato com este, despertando o gosto e apreço, produz uma ação independentemente em cada pessoa. Então, não há uma ideologia em comum, mas sim o individualismo.

Homens com o rosto pintado como se fossem cadáveres, cabelos longos, couro e objetos cortantes, isso define a forma de como se enxergar o mundo em si no Black Metal, uma critica sutil ao modo de se viver em uma sociedade que perdeu seus valores há muito tempo.

Guerras, morte, violência, desgraça, são tudo face de uma humanidade que nega com todas suas forças o que no passado era comum; é isso que se busca em ignominiam, a brutalidade que todos os dias ouvimos e até mesmo vemos, mas decidimos fechar nossos olhos e viver com uma venda eterna...

IGNOMINIAM: UM CENÁRIO BLACK METAL

Mas como ficaria o conceito acima aplicado no cenário? Em primeiro lugar, não queremos levar em consideração as referências a religião e tudo o mais existente (não com destaque pelo menos) em termos de Black Metal, seja pelos preconceitos existentes, seja pelo fato de que já existem muitos cenários envolvendo temas referentes a religião Judaico-Cristã. Queremos na verdade "exaltar" o comportamento, a moral, os costumes de raças historicamente antagonistas a serem destruídas pelos heróis. Consideramos uma verdadeira viagem antropológica: pensar um povo Orc ou Troll por exemplo, pelo viés deles, não com o entendimento por parte deles de que são bons ou maus, mas sim pelo que acreditam ser o certo, pelo que acreditam ser honroso em seu mundo: ser o mais forte, o mais poderoso, ter os melhores guerreiros, os mais terríveis feiticeiros, a maior quantia de escravos para servi-los.

No fim das contas, levantamos neste cenário reflexões sobre a condição brutal que mesmo entre várias das nossas sociedades humanas, ao longo da história, outros humanos viveram; assim podemos entender como um Romano via um escravo (apenas um objeto) e aquilo moralmente era respaldado pelos deuses, ou como os Europeus viam os negros e criavam a ideia sobre os negros no período das grandes navegações (invasões e espoliações)...e nem precisamos ir muito longe...como se cria no mundo HOJE por exemplo, a ideia do que é uma pessoa do Oriente Médio no ocidente (um demônio terrorista) justificando guerras e mais guerras, morte, destruição, desgraça....

Em Ignominiam, nada é velado, a guerra é a lei e a ordem...seria muito diferente da história da humanidade, da manipulação dos poderosos sobre o mundo? Pense sobre isso...

Por Immortal e Aforen Kass

14 comentários:

  1. Esse cenário será como a essência de sua origem: Heavy, very Heavy!

    ResponderExcluir
  2. Cara, você me inspirou!
    Acho que vou formar um grupo de rpg em homenagem a Satã, sodomizar umas virgens e sacrificar alguém em um cemitério a meia-noite.
    Obrigado... digo, Hail!!!

    ResponderExcluir
  3. oh god why...na boa se é para ficar de palhaçada é melhor nem comentar,afinal esse material é de conteúdo filosófico e altamente pesado,quem tiver dúvidas em seu conteúdo aconselho a parar de ler. ok filhote

    ResponderExcluir
  4. só ressaltando a minha indignação com esse ser chamado Chuck mazaa,quero deixar bem claro que quem não ler o texto fica com cara de idiota que nem esse ser ai citado que não leu a parte que fala "ALERTAMOS QUE, SE VOCÊ TEM MENTE FRACA E PRECONCEITUOSA, PARE DE LER IMEDIATAMENTE ESTE POST.

    IGNOMINIAM, UM JOGO PARA MAIORES DE 18 ANOS (E PESSOAS COM ALGUMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA)"

    visto que o cara não leu o real conteudo do post fica aqui a minha indignação.

    ResponderExcluir
  5. Que isso, amigo frater satanis!
    Eu compreendi a sua mensagem Luciferiana.
    Vamos fugir das amarras desse mundo judaico-cristão, desse rebanho, desse povo gado...
    A rpgesfera precisa de mais pessoas como vocês.
    O mundo do rpg necessita abordar estes temas. A juventude de hoje em dia está madura e consciente para estas temáticas. Vocês fazem muito bem em incentivar isso.
    Concordo com vocês. Precisamos nos "libertar das amarras" estabelecidas por esta sociedade hipócrita ocidental e "despertar a essência" do que é natural ao ser humano.
    Vou na livraria Jambô comprar o módulo básico do GURPS, tomara que agora eles estejam vendendo também caveiras e punhais.
    PAX

    ResponderExcluir
  6. Não, não a juventude não está madura para abordar esses temas como devem ser abordados, sem preconceitos e exaltações infantis, e você é uma prova disso. Mas se ninguém falar, quando vai começar a ser discutido isso?

    Deveríamos nos ater ao conteúdo. A meu ver mesmo o Black Metal não é 100% maduro para estas discussões, creio que muitas vezes a discussão sobre os problemas que a moral cristã deixou para a sociedade não são abordadas com o devido método científico, caindo na velha receita anarquista de "dane-se tudo", mas penso que existam elementos interessantes a serem abordados e moldados em um cenário de rpg que se proponha a encarar temas que são um tabu na sociedade.

    ResponderExcluir
  7. ???????? Acho que o verdadeiro conceito do jogo se perde quando pessoas incapazes tentam entender as mensagens as quais eles não tem capacidade de compreensão... Acaba se tornando como um Homem em busca de entender o Latido do seu cachorro. O Cenário tem uma proposta um tanto interessante, quando o trabalho estiver pronto ele ira proporcionar uma leitura entorpecedora e motivante, principalmente quando os TABUS forem abordados, pois as pessoas tem sede de desvendar ou agir por entre as ideias "subjugadas" pela sociedade atual. Gostei!!!

    ResponderExcluir
  8. que bom que tem pessoas maduras para entender a proposta do cenário,Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Malditos satanistas de fim de semana, mal posso ver seus movimentos.

    Agora, falando sério, precisamos mesmo de algo como Ignominiam no ramo rpgistico nacional. Quem lembra da Trilogia Tormenta (de Leonel Caldela), que praticamente reinventou o mundo de Arton num tom muito mais obscuro e bélico, sendo um sucesso editorial - porém, a Jambô falhou em transportar esse tom para sua adaptação RPGística (duas palavras: Chapéu Preto).

    Diria que o Ignominiam é uma reinvenção da forma como os conflitos em mundo de fantasia deveriam ser apresentados aos jogadores: Retirar o véu que protege os interesses que se travestem de "Bem" e classificam todo o resto como "Mal", mostrando algo muito mais palpável pelo que lutar. Força, poder, seguidores, magia, escravos, pilhagem, ao invés de algo prometido para quem levar a maior quantidade de inimigos antes de finalmente tombar em batalha (mais duas palavras: Fiado Cósmico).

    E um recado pro pessoal que está escrevendo o Ignominiam: certa vez, li em algum lugar que sorte é quando a preparação se encontra com a oportunidade. Então, desejo muitas oportunidades pra vocês!

    ResponderExcluir
  10. Um conselho que dou e que acho que pode amenizar mal entendidos:

    É mais indicado escrever um aviso explicando que NÃO se trata de apologia ao satanismo, ressaltando que no fim, se trata de FICÇÃO, embora inspirado na realidade.

    Bom, é o aviso default para todo RPG que trata de temáticas polêmicas. Muita gente tem dificuldade de tratar delas quando metem religiosidade na berlinda. Acho que é uma dificuldade normal, cada ser humano tem seus paradigmas filosóficos-sociais-cthulhufhtagn. Não acho que afirmar que estas pessoas são "preconceituosas e imaturas" é exatamente justo. Pelo contrário, só tende a aumentar o choque e reforçar a rejeição da informação e do diálogo.

    Bom, espero ter contribuído na discussão, hehe.

    PS: que capiroto que nada, o negócio é pirar nos ângulos matemáticos e invocar os Grandes Antigos! Cthulhu fhtagn!

    ResponderExcluir
  11. O mau entendido que não pode ficar é que este seja um jogo que se trate de coisas referentes a satanismo ou coisa do tipo, não tem praticamente nenhuma relação prática. Estamos falando desse tema para levantar um esclarecimento do conceito do black metal, e no próprio texto falamos que no cenário NÃO haverá referências sobre isso, seja pelas polêmicas, seja pelo senso comum que é utilizar tal tema em cenários de RPG.

    Ignominiam é um cenário que trás raças, ditas antgonistas em 99% dos cenários, transformando as mesmas em protagonistas, vivendo guerras "bárbaras" a todo momento, protegendo seus reinos e expandindo aos demais, sejam eles trolls, incubus, orcs, ogros, entre outras raças;

    ResponderExcluir
  12. "Coração de Metal" vai ser um artefato? Hehehe. #johnnycagejokes

    Quando puderem divulgar uma palhinha da parada, divulguem!

    ResponderExcluir
  13. Cara é um ótimo cenário, confronta com tudo o que a nossa sociedade tenta esconder, o lado selvagem, toda a violência e luxuria que tentamos subjugar....mas é importante lembrar que este tipo de jogo é para pessoas com um certo nível de maturidade intelectual e um bom senso critico, claro que um cenário assim terá varias criticas (QUEIMEM O INFIEL!!! KKKKK)assim como o mundo das trevas da Whitewolf,só espero mais e mais produções como essas (para que eu possa roubar algumas ideias uhauahuahau), e incentivar os nossos leitores para fazerem o mesmo, escrevam, divulguem,de preferencia aqui no nosso blog!!!!

    ResponderExcluir