quinta-feira, 14 de junho de 2012

O Sábio do Vale das Sombras




O Sábio do Vale das Sombras ou The Sage of Shadowndale no original em inglês, é uma trilogia escrita por ninguém menos que Ed Greenwood, que trata de ninguém menos que Elminster do Vale das Sombras, seu alter ego no cenário de Forgotten Realms.

Livro 1 – Elminster tem que morrer // Book 1 – Elminster Must Die
Elminster Must Die marcou a primeira  aparição do Sábio dos Vales num romance escrito para Forgotten Realms em sua versão para o D&D 4E.
A Praga Mágica atingiu os reinos e quase um século se passou desde a morte de Mystra. Elminster, Storm e Simbul perderam sua deusa, o status de Escolhidos e algo mais.
Elminster perdeu seu entusiasmo, vitalidade, muita de sua magia e influência, assim como o controle de sua sanidade. Storm perdeu quase toda sua magia e Simbul TODA a sua sanidade. Elminster tenta recuperar – ou inutilmente manter – a sanidade de sua amada Simbul alimentando-a com a magia de poderosos itens mágicos, que ele passa a roubar em vários locais, principalmente Cormyr, onde os Magos da Guerra passam e vê-lo como uma ameaça a ser combatida.
O mundo de Elminster foi literalmente despedaçado. O mais poderoso mago do mundo, imortal, preferido da deusa da magia e inimigo ferrenho dos agentes da vilania, agora é apenas um homem velho e cansado, ainda poderoso, mas mortal, e com todos os inimigos que um homem que desenvolveu o hábito de salvar o mundo tende a acumular batendo a sua porta.
O primeiro volume da trilogia foi lançado em agosto de 2010 e na época de seu lançamento a Wizards publicou a “aventura” Hero Battle:Elminster (para assinantes do DDI) onde os heróis confrontam o próprio Elminster no Vale das Sombras e o velhinho, embora “fraco”, possui habilidades espetaculares de combate.

Livro 2 – Enterre Elminster Fundo // Book 2 – Bury Elminster Deep
O segundo romance da série foi lançado no dia 05 de junho de 2012 e na minha humilde opinião, apresenta algumas dicas do que poderá ter na próxima edição de D&D, por enquanto batizado de D&D Next.
O arquiinimigo de Elminster, o Lorde Vampiro Manshoon, acredita ter destruído Elminster, mas este sobreviveu na forma de cinzas mágicas e com a ajuda de seu descendente e da deusa da magia, morta a quase um século, tem chances de parar os planos insidiosos de Manshoon.
A ausência de Mystra quase destruiu Elminster, deixando-o a mercê de vários de seus inimigos, o que o obrigou a refugiar-se na forma de cinzas mágicas para manter-se vivo, mas a deusa voltou (#dndnext?) e incumbiu o Sábio a preservar a magia, onde e sempre que puder.
Mais uma vez Elminster caminhará sobre Faerûn como sua Sombra Silenciosa, adquirindo (de qualquer forma possível) e copiando magias, de forma que a Arte seja preservada. Ele recrutará novos Escolhidos (um gancho interessantíssimo para a nova edição de D&D) e reagrupará os Magos da Guerra de Cormyr. Estas são suas ordens sagradas.
Seu arquiinimigo pensa que o destruiu, mas Elminster sobreviveu para deter os planos insidiosos de Lorde Manshoon e conduzir a vontade de Mystra. Renascido das cinzas como Elminster, o Campeão dos Reinos.
Livro 3 – Elminster Enfurecido // Book 3 – Elminster Enraged
Comandados pelo vestígio de Mystra para trabalharem juntos, Manshoon e Elminster se engajam numa batalha ferrenha que envia o sábio para o Subterrâneo como uma nuvem de cinzas mágicas.
Logo, Elminster possui o corpo de um elfo negro morto para que possa dar início aos planos de Mystra para reagrupar os Magos de Guerra de Cormyr, encontrar itens de fogo azul para concertar imensas fendas abertas por todos os Reinos, que estão cuspindo terríveis monstros e prevenir os Primordiais de erguerem-se e liberar sua fúria pelos reinos (quem chegou a acompanha o produto Neverwinter sabe que aquela destruição foi causada por um Primordial).
Mas seu arquiinimigo jurado Manshoon também tem seus planos: conquistar Cormyr e ser seu novo imperador, caçar e destruir os clones do Sábio do Vale das Sombras. As batalhas são ferozes, as apostas nunca estiveram tão altas e o destino de Cormyr está em jogo. Enquanto isso, Mago da Guerra de Cormyr está sendo misteriosamente assassinados…


Há um bom tempo eu não acompanho os romances, para dizer a verdade li bem poucos dos romances de Forgotten Realms e embora ache o Ed Greenwood fantástico com tudo o que produz, os regionalismos que ele aplica na escrita dificulta um pouco a leitura – até os americanos reclamam disso – sem o auxílio de um dicionário do lado, um aprendizado fantástico, mas que as vezes acaba desmotivando.

Comentários pessoais do autor do texto

Bem, mas meus comentários aqui não são para reclamar da forma como ele escreve, mas de possibilidades que vislumbrei observando o cronograma de lançamento dessa trilogia.
] primeiro volume foi lançado para tratar do Elminster na 4ª Edição do D&D e dois anos se passaram para a publicação do segundo volume, que vem num período de inquietação com o playtest do D&D Next e com o anúncio do livro Ed Greenwood Presents Elminster’s Forgotten Realms com lançamento previsto para 16 de outubro de 2012, o que me fez pensar: Será que Ed Greenwood, pessoalmente, escreverá o cenário de Forgotten Realms para esta próxima edição de D&D?
Se a resposta for SIM, os fãs terão um motivo maior, se não de jogar o D&D Next, de adquiri o novo cenário de campanha.
Os plots estão espalhados nos romances, são muito interessantes e tem tudo para ser desenvolvidos NO cenário de campanha:
Mystra retorna;
Elminster recebe a missão de preservar a Arte, roubando e copiando magias para isso;
Os Magos da Guerra precisam ser reunidos;
Elminster elegerá novos Escolhidos da deusa;
Com Mystra “voltando”, temos mais uma desculpa para a mudança no sistema de magia no cenário (e não estou sendo leviano);
Magos da Guerra estão sendo mortos misteriosamente…
Se isso não são plots para aventuras, eu sinceramente não sei o que são e indo um pouco mais além, acredito que são ótimos indicativos que o tio Ed está voltando para os Reinos e com muita coisa interessante!

2 comentários:

  1. Alguém sabe me dizer se Chega no Brasil?

    ResponderExcluir
  2. Não soube de nenhuma informação a respeito de a devir tem a intenção de traduzir esse material ai,mas valeria a pena,muito bom.

    ResponderExcluir