quinta-feira, 26 de abril de 2012

RPG para TV?

dori_tru_25.04.12

Navegando nos meus sites periódicos, achei essa notícia deveras interessante, no site Meio Bit:

Você já assistiu o filme O Show de Truman? Resumidamente, nele acompanhamos a vida de um sujeito que vive sem saber, desde o seu nascimento, em um programa de televisão, onde todas a sua volta são atores. Pense em uma espécie de Big Brother de grande proporções, sem os participantes descerebrados, mas com o mesmo apelo ao merchandising e um protagonista que não faz ideia de que tudo a sua volta é falso.
Pois uma empresa chamada Alternet Reality pretende lançar nos próximos meses um jogo que promete seguir o mesmo estilo do ótimo longa-metragem de Peter Weir, onde as pessoas poderão interagir com o ator, que só agirá de acordo com as ordens dos jogadores e e segundo Anthony Purzycki, um dos idealizadores do projeto, “com isso você começa a se envolver de verdade com o personagem. É a ideia de que você está realmente salvando uma pessoa. Você cai naquele espaço da mente e que acredita se tratar de algo real.
Mas se você considera o conceito difícil de ser realizado, saiba que em outubro passado o estúdio rodou o primeiro experimento nesta área, onde um ator acordava preso em um barco, dizendo à audiência que havia sido sequestrado e pedia ajuda para conseguir sair daquela situação. A aventura durou cerca de seis horas para ser concluída e os jogadores tinham que resolver uma série de quebra-cabeças para ajudar o rapaz.
O que deixou o pessoal da Alternet Reality confiante de que havia ali um mercado em potencial foi o aumento de pessoas que queriam participar do jogo, pulando de 45 para 1200 e o plano agora é rodar outras oito histórias interativas, chamando a atenção de um público maior e consecutivamente, atraindo mais anunciantes.
Se esse tipo de jogo se tornará comum na indústria? Eu não acredito muito, mas isso não significa que a ideia não seja bastante interessante e abre possibilidades para que boas histórias sejam contadas, pois como os atores não sabem a solução para os enigmas, não é muito difícil passarmos a acreditar que do outro lado da tela está um ser humano comum e não um personagem de videogame ou alguém que apenas atuando.

Mais alguém sentiu uma leve semelhança com... RPG??

2 comentários: