domingo, 5 de fevereiro de 2012

ROLAGEM DE DADOS HELLBLAZER (em teste)


ROLAGEM DE DADOS

Em HELLBLAZER utiliza-se dados de 6 faces (d6), somam-se atributos (+1d6 por atributo favorável a ação) , perícias (+ 2d6 por perícia a favor da ação), caso use magia a somatória da parte atributo é o “controle de magia” que é obrigatório pra quem a usa. Por seguinte abate-se da parada de dados as perturbações (um dado a menos para cada perturbação existente) e o mesmo das Circunstâncias (um dado a menos para cada circunstância, lembrando que dependendo do tipo de dano a circunstância pode alterar).

Agora que tudo foi somado então vamos à rolagem de dados. A dificuldade da ação é considerada por cada dado na ordem de 1 a 2 para ações simples 3 a 4 para ações médias e 5 a 6 para ações difíceis. Qualquer número acima do mínimo da dificuldade colocada pelo narrador é considerada sucesso. O narrador pode ainda definir quantos sucessos quer para realização da ação. Caso a jogada seja contra um personagem o atacado tem direito a um teste para se safar da investida, então soma-se tudo o que ele tiver de vantajoso para escapar e abate-se tudo o que ele tiver de desvantajoso em sua ficha (perturbações, circunstância, etc.) e então joga os dados, sendo necessário que seu número de sucessos tenha de ser maior ou igual ao do atacante.

Na hora da comparação dos dados caso a intenção seja a morte do que é atacado é necessária uma pequena comparação em relação à diferença de sucessos de um para o outro. Se a diferença for a partir de 3 sucessos o atacado é automaticamente morto no jogo, caso não, sendo onde for a investida, o deixará em coma ou desmaiado até que receba atendimento médico que seja capaz de estabilizar sua situação.

O dano é marcado como CIRCUNSTÂNCIA e é dado de forma narrativa, se na ação alguém tenta te dar um tiro na perna e obtém sucesso na jogada de dados contra você após sua tentativa de esquiva então você anotará no campo PERNAS o detalhe “tiro”. Caso você não receba atendimento para estancar o sangramento a cada 2 rodadas receberá mais uma circunstância no campo indicada como AGRAVADO, sendo marcada nas bolinhas referentes ao campo, que reduzirá 1 dado da parada, atingindo 3 agravados o personagem morre.

Caso o jogador não tenha nenhum atributo relevante para estancar o sangramento poderá usar a ferramenta DADO AVALANCHE para tentar estabilizar a situação.

BASE DE DANO

Alguns tipos de dano não contarão para reduzir a parada de dados em algumas situações. Caso você leve um tiro na perna com certeza receberá esse redutor em testes para correr, porém se a ação inclui você utilizar as mãos para dar um tiro então não contará redutor mesmo levando em consideração a dor do tiro e assim por diante dependendo da situação o mestre poderá estabelecer de acordo com as circunstâncias do personagem o que lhe será reduzido. Em uma briga corpo-a-corpo segue a mesma regra, ambos, dependendo do golpe, baterão até ter 3 sucessos a mais que o que apanha para poder desmaia-lo, ou causar um sangramento mais grave.


TABELA DE DANO

CABEÇA___________________________

_________________________________

TÓRAX____________________________

_________________________________

BRAÇOS___________________________

_________________________________

PERNAS___________________________

_________________________________

OUTROS___________________________

__________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário