quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Relatando: 1º Sessão de RPG no CENTUR

Estivemos adiando este post por conta das fotos em falta, mas como seguimos neste contratempo, ficamos devendo elas por enquanto; logo atualizamos o post com as mesmas. Seguem algumas impressões sobre o espaço.

Devemos agradecer sempre a receptividade e apoio da gerência da Biblioteca Pública Arthur Viana, que além do espaço e dos livros de RPG que já existem na biblioteca, disponibilizou material de expediente, de divulgação, bem como fez a assessoria de imprensa do CENTUR trabalhar, levando o RPG para a grande mídia.


Participação e Mesas

Não há como negar que foi uma atividade muito boa, pelo simples fato de agora o RPG ocupar um espaço tão privilegiado, que é o principal centro cultural da região. Além disso, a presença de 25 pessoas, organização de 4 mesas, boa parte de jogadores novos e alguns que nunca haviam jogado RPG, são bons números para uma 1º edição.

Rolou mesas com Mutantes e Malfeitores, cenário The Authority, narrada pelo Bruno Immortal, D&D com cenário inquisição narrada pela Lary Chan, uma história relacionada a uma lenda de Salinas, com o sistema MGRPG do Ronaldo, e o cenário de Senhor dos Anéis (Midgnight-versão alternativa gerada com a vitória de Sauron) com o sistema "Era Uma Vez Um Dragão", de Gilson Rocha do RPG Pará.

Ambiente e Divulgação

O próprio espaço da Gibiteca é um convite ao mundo imaginário nos RPG's; os vários HQ's e Mangás existentes poderiam até mesmo ser usados pelos Narradores e Jogadores como forma de enriquecer as mesas. também existe uma boa quantidade de livros de RPG, e muitos, que não ficam a disposição do público normalmente, foram exposto no local para os interessados.

Durante a Sessão também houve a presença de reportagem do Diário do Pará, interessados em levantar informações sobre o RPG e o evento; conversaram com novatos e veteranos, querendo saber as impressões sobre a atividade. Estamos aguardando que saia esta matéria no jornal ainda essa semana.

Perspectivas

O espaço foi, esta sendo, e será muito qualitativo para a boa divulgação do RPG. Muitas pessoas que não conhecem, mesmo que não tenham ido às sessões, chegaram a perguntar sobre, para guardas e funcionários do local, que por sua vez tiveram que vir até nós perguntar sobre, porque não sabiam dar as devidas informações...foi muito bem vista a sessão pela gerencia da biblioteca, destacando a quantidade de pessoas em detrimento do último evento promovido por lá antes da Sessão de RPG, o Dia do Quadrinho Nacional.

Agora é seguir ampliando a participação e conhecimento do público. As atividades continuarão uma vez ao mês em uma sexta, até mudar para um sábado pela manhã da semana, quando a Biblioteca passará a abrir até as 14h desse dia, coisa que provavelmente acontecerá ainda esse semestre.

Criamos uma conta de Facebook específica para aqueles que já foram jogar, como forma de organizar as sessões, o fluxo de participantes, divulgação de informações, entre outras coisas. Os participantes entrem em contato com os Membros do Grupo Espírito Livre para adentrarem nesse espaço no face.

Por hora, até a próxima sessão!

2 comentários:

  1. Massa demais, compadres! Parabéns a todos os envolvidos e muito boa sorte na continuação desta empreitada para lá de nobre!
    Além do mais, é sempre interessante levar pessoas para uma biblioteca, espero que não apenas o RPG seja incentivado, mas também a leitura e o convite às pessoas frequentarem a biblioteca!

    ResponderExcluir
  2. POCHA
    PERDI ESSA
    MAIS AMIGOS
    VAI TER CONTINUAÇÃO PARA OUTRAS FUTURAS MESAS D RPG???
    PRECISO DE RESPOSTA HURGENTES!!!!!!!
    MEU EMAIL É: igorbernars.silva@hotmail.com
    obrigado pela atenção

    ResponderExcluir