quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Games podem fazer bem para os olhos

dori_heav_20.02.12
Chegará o dia em que sua avó deixará de dizer que comer formiga faz bem para a vista e lhe recomendará jogar algum game de tiro para deixar sua visão mais apurada. Ok, mudar os conceitos dos mais velhos talvez seja um pouco difícil, mas um estudo realizado na McMaster Universit no Canadá mostrou que doses diárias de jogatina podem mesmo fazer com que algumas pessoas enxerguem melhor.

O impressionante resultado foi registrado depois que seis pacientes, com catarata nos dois olhos e idades entre 19 e 31 anos, jogaram 40 horas do Medal of Honor em seções de duas horas e cinco deles mostraram uma melhora equivalente a enxergar duas linhas menores naqueles testes de visão, o que lhes permitiu reconhecer melhor a face de outras pessoas e detectar com mais precisão pontos em movimento.

A responsável pela pesquisa, Daphne Maurer, explicou que um dos motivos para a isso acontecer está na necessidade do jogador ter que prestar atenção no que está acontecendo na sua frente e na região periférica, aumentando a dopamina e a adrenalina, o que consequentemente faz com que o cérebro melhore a acuidade visual.

Um dos cuidados da equipe que tem organizado o estudo é com a possibilidade dos pacientes viciarem nos games e por isso eles são submetidos a seções não muito longas, além disso, no momento os pesquisadores estão desenvolvendo um jogo próprio, menos violento e que consiga treinar de forma melhor a visão binocular das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário