segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Estilo de jogo: RPG como Jogo Teatral

Na mesa de jogo, VOCÊ é o personagem
Reflexões e experiências para expressar neste post. Quem conhece o meu modo de jogar RPG, vai entender rapidamente.

Livre para escolher um modo de jogar

Primeiro deixar claro que não quero dizer que o meu gosto é o correto acima de todos os outros, pois sendo o RPG um jogo, ele tem regras livres, e essa liberdade começa quando o grupo aceita ou não coletivamente as regras que determinarão as suas partidas. É diante desse principio que escolho entre jogar ou não em determinado lugar com determinados gostos pessoais, ou aceitar ou não certas atitudes nas mesas que narro.

Tenho preferência por usar, com certa rigidez, a regra do "ON" e do "OFF", a quem devo aos antigos e talvez ex-narradores Glauber e Ardinei, que usavam as mesmas em suas mesas, e me iniciaram nessa "escola". Para quem não sabe, em "ON" você está em jogo, interpretando o personagem, SENDO O PERSONAGEM, e qualquer coisa dita é diretamente dita pelo personagem, caso não "ligue" o modo "OFF", que serve para "sair" do personagem, seja para falar sobre outra coisa, perguntar regras, ter esclarecimentos extra cenas, ou talvez um comentário engraçado...o que a meu ver, não deve ser excluído, mas também não ser feito em demasia; não vejo como interessante uma sessão em que você está compenetrado, interpretando o personagem em 1º pessoa, atento ao clima do jogo, e vem um assunto sem relação, uma piada, uma fofoca, ou qualquer outra coisa...

Focando na história e interpretação

Para mim, cenário, personagens e sistemas, mundo ficcional, interpretação, são os elementos principais, centrais, de uma mesa de RPG. Não quero dizer que as conversas e risos devam sumir, mas quebrar demais o clima interpretativo, de contação de história, perder a atenção das situações e cenas, para mim torna a mesa ruim e medíocre...Se é possível essa contradição, destaco a qualidade de um "jogo sério"...

Inclusive a diferença entre gamista, narrativista, simulacionista, e qualquer "ista"...se equiparam em termos de jogo quando o jogador leva em consideração e destaca a história e interpretação.

Depois ou antes da mesa, ou em intervalo para um lanche ou coisa do tipo, os comentários e conversas sobre outros assuntos fluem...

Assim, repito o que disse no encontro de ontem, no Encontro RPG Pará na Saraiva...quem não quiser interpretar e se focar no mundo imaginário, não está convidado às minhas mesas!

2 comentários:

  1. Aforen, em parte concordo com você. Numa mesa de RPG tem hora para tudo. Brincadeiras, risadas, coisa seria, mas o jogo é de interpretação e exige a participação de todos.

    Nem sempre encontramos os jogadores que queremos, mas deixar as coisas fluirem pode gerar sessões muito interessantes.

    RPGames Brasil
    http://www.rpgamesbrasil.com.br/

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