segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Rolando dados pelo mundo (Edição Portugal): Numis, uma viagem imaginária

O RPGénesis 2011 trouxe muitas ideias boas mesmo, e mais uma delas é "Numis - Crônica das moedas antigas". De autoria de João Mariano, o material ainda está por ser aprimorado e finalizado. A versão que dispomos está em desenvolvimento, mas já possui uma boa ideia de como se jogar, e com um pouco de atenção, habilidade e talvez algum improviso, já é possível fazer "playtest".



Cenário de campanha

O cenário deste projeto de RPG se baseia em lendas envolvendo Numis, um espírito nascido da deusa da fortuna com Jano e Mercúrio; para escapar da inveja de Némesis, Senhora do infortúnio e rival de sua mãe, Numis se transformou em sete moedas, as primeiras do mundo, cada uma possuindo um animal misterioso na face. A história segue com diferentes versões sobre as origens das moedas mágicas.

Tais moedas mágicas são artefatos que possibilitam a passagem entre nosso mundo e o mundo da Dama da Sorte ou da Senhora do infortúnio. A inserção dos jogadores se inicia com a ideia de uma viagem imaginária a esses mundos, que são vários, de sorte ou azar, sendo os mesmos uma versão de nossa realidade em outra dimensão, e tendo os viajantes possibilidade de influenciar acontecimentos no mundo real agindo sobre essas dimensões, encontrando respostas e enfrentando infortúnios com as mesmas.

Sistema

O sistema de jogo é bem diferente do convencional aos jogos de RPG, e se mescla ao próprio cenário. Como expresso no texto da criação, consiste em um ritual de invocação a Numis, para que seja possível o acesso às outras dimensões que possibilitem a resolução de um problema aqui. Pegue papel e moedas reunidas entre os jogadores, dobre de uma determinada forma e posicione moedas do grupo no papel, em uma roda com a presença de um guia na viagem imaginária (o que se aproximaria de um narrador) aos domínios da sorte ou do azar. Surgirão situações que necessitarão de decisões que podem retirar ou acrescentar moedas aquelas dos viajantes, e quando atingem uma determinada quantidade os conflitos se resolvem; para isso, há uma tabela específica de ações.

Por fim...

Abaixo o link para baixar a versão em desenvolvimento que segue após o RPGénesis; esperamos que o projeto siga, pois parece um jogo que não deixa a desejar em termos de novidades agregadoras como FIASCO ou Carnificina nas Estrelas, entre outros.

Numis - Crônica das moedas




   

Um comentário:

  1. Obrigado pela atenção e elogios. Só me deu mais vontade de trabalhar nele. :)

    ResponderExcluir