O HOBBIT OU LÁ E DE VOLTA OUTRA VEZ
Em 21 de setembro, se deu o 74º aniversário do lançamento do livro O Hobbit ou Lá e de Volta Outra Vez, escrito por J. R. R. Tolkien, autor de vários livros idolatrados por fãs do mundo inteiro, principalmente a série “O Senhor dos Anéis”. A história de O Hobbit ocorre 60 anos antes dos eventos da saga, narrando o tempo em que o jovem Bilbo Bolseiro passa a ser o novo portador do Um Anel. O British Literature de hoje vai falar mais sobre este clássico da literatura!
Tolkien contou certa vez que a ideia para o Hobbit surgiu enquanto examinava provas na Universidade de Pembroke, em Oxford. Ele disse que havia uma folha em branco no meio dos papéis e, sem saber porquê, pegou-a e escreveu: “Em um buraco no chão vivia um hobbit.” Segundo Tolkien, esse foi o fato mais maravilhoso que poderia ter acontecido na vida de um corretor de provas. Anos se passaram até que ele concluísse a primeira edição do livro, que foi o ponto de partida para o mundo que os leitores vislubraram também em outras obras, como o Silmarillion. Vamos falar mais sobre Tolkien em outro post aqui no British Literature.
Em “Lá e de Volta Outra Vez”, conhecemos o pacato hobbit Bilbo Bolseiro (em inglês, Bilbo Baggins), morador do tranquilo Condado. Baixinho, com pés peludos e orelhas pontudas, Bilbo vive sua rotina normal de 2 cafés da manhã e mais tantas refeições diárias, sempre acompanhadas de chá ou cerveja, todas realizadas na sua confortável toca de Hobbit. Até que seu amigo, o mago Gandalf, vai visitá-lo e faz uma proposta para que Bilbo se junte a 13 anões e possam retomar o tesouro que lhes foi roubado há muitos anos pelo dragão Smaug.
No meio da aventura, Bilbo acaba se perdendo de seus companheiros anões e, dentro de uma caverna escura, acaba conhecendo Gollum, que estava muito interessado em comer o hobbit gordinho. Bilbo conseguiu escapar de virar jantar quando ganhou (trapaceando) o jogo de charadas que Gollum propôs e, num descuido do estranho ser, Bilbo roubou dele o seu “precioso”: o Um Anel, que dava poderes de invisibilidade a quem o usasse. O hobbit não fazia ideia do poder que aquele anel continha e de sua importância para a Terra Média; simplesmente o guardou no bolso e, muitos anos depois, o passou para seu sobrinho, Frodo Bolseiro, protagonista da trilogia O Senhor dos Anéis.
A história de O Hobbit vai virar filme em 2012, sob a direção de Peter Jackson, idealizador da trilogia de O Senhor dos Anéis no cinema. A narrativa também vai ser dividida em 3 partes e o ator Martin Freeman (O Guia do Mochileiro das Galáxias) vai interpretar Bilbo Bolseiro. Fãs de todo o mundo esperam ansiosos para ver nas telas a história deste aventureiro hobbit! E se você ainda não leu, corra para obter uma edição deste clássico da literatura, em português, inglês ou em qualquer uma das mais de 50 línguas em que O Hobbit foi traduzido!
Extraído de: http://blog.culturainglesa-ce.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário