Abaixo, mais alguns dados sobre o sistema de nossa autoria, sistema "Espírito Livre"
Características
Sobrenaturais: São as peculiaridades que um personagem de um determinado
cenário que envolve elementos não existentes no mundo possui, como magia, ki,
cosmos, etc. Nesse sistema, cada cenário apresentará a descrição para as
características sobrenaturais que possui.
Características essenciais:
Cansaço e Determinação
1-Cansaço: é a variação que determina o
quando um personagem fica extenuado por suas contínuas ações. Cada nível que se
chega, -1,-2 e -3, faz com que todos os testes tenham como penalidade o nível
de cansaço, até que o mesmo seja findado por descanso ou outros meios. O
cansaço está diretamente ligado à características resistente, pois só uma boa
forma física e saúde podem garantir que alguém tenha bastante fôlego.
Disputas Mentais: Cansaço também
influencia em disputas mentais, como debate ou tentativas mútuas de incutir
medo, entre outras. Em uma
disputa mental é jogada as respectivas características dos personagens. Na
primeira jogada quem perde tem queda no seu nível de cansaço (cumulativo se já
estava com queda) e as jogadas uma contra a outra se seguem até um dos
jogadores ter um erro grave(EG).
2- Determinação: é a variação que
aponta o quanto um personagem pode superar seus limites para realizar
determinadas ações. É possível “queimar” determinação ao grau de +1, +2 ou +3,
acrescentando o número como um bônus aos testes. Recuperar determinação requer
que o personagem se depare com situações que o motivem. Caso estas
oportunidades surjam, o que deve ser arbitrado pelo narrador, o jogador deve
fazer um teste de sábio+ uma característica relacionada à situação (por
exemplo, caso tenha que salvar um aliado preso a uma rocha seria deslocar
objeto, ou ter que concertar o carro antes da chegada dos exterminadores seria
concerta, etc).
É muito importante que o mestre
ou narrador tenha atenção especial ao uso da característica determinação: como
na vida real, são situações ímpares que fazem com que as pessoas se sintam
determinadas e recuperem sua determinação, e depende muito de suas naturezas
também.
Características Únicas:
Essas
características são vantagens e desvantagens que darão um “que” de especial aos
personagens dos jogadores. Devem ser definidas em base à história dos mesmos,
mostrando o porque do atleta de vale tudo ser tão diferente do intelectual
fraquinho por exemplo. Não apresentamos aqui uma lista, em cada cenário aparecerá
uma lista com características especificas do mesmo, mas queremos que o processo
de criação do personagem no geral tenha muitos elementos interpretativos que
seria impossível colocar nessas páginas. Assim, deixamos o jogador a vontade
para pensarem o que quiserem como características únicas, respeitando apenas a
seguinte regra:
O jogador tem 6 níveis para
distribuir entre características únicas, que podem variar entre +1, +2 e +3
para aquelas que tragam vantagens e -1, -2 e -3 para aquelas que tragam
desvantagens. Cada característica única negativa acrescenta seu nível a
quantidade de níveis para as positivas. Não é possível acumular mais que +12 em
níveis de características únicas.
O mestre e o jogador devem
avaliar as características criadas e dar-lhes um nível justo, caso sejam
vantagens representem +1 como bom, +2 como muito bom, e +3 como excelente; caso
sejam desvantagens fiquem em fácil para -1, médio para -2 e difícil para -3.
Aqui o bom senso deve imperar, não é justo aplicar apenas -1 a cegueira (uma
situação extremamente difícil!) ou apenas +1 a voz melodiosa (uma vantagem
excelente em situações de empatia ou para cativar); bem, cada caso é um caso e
deve ficar entre o acordo dos participantes da mesa e julgamento do narrador.
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