segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Mais sobre nosso sistema


Abaixo, mais alguns dados sobre o sistema de nossa autoria, sistema "Espírito Livre"

Características Sobrenaturais: São as peculiaridades que um personagem de um determinado cenário que envolve elementos não existentes no mundo possui, como magia, ki, cosmos, etc. Nesse sistema, cada cenário apresentará a descrição para as características sobrenaturais que possui.

Características essenciais: Cansaço e Determinação

1-Cansaço: é a variação que determina o quando um personagem fica extenuado por suas contínuas ações. Cada nível que se chega, -1,-2 e -3, faz com que todos os testes tenham como penalidade o nível de cansaço, até que o mesmo seja findado por descanso ou outros meios. O cansaço está diretamente ligado à características resistente, pois só uma boa forma física e saúde podem garantir que alguém tenha bastante fôlego.

Disputas Mentais: Cansaço também influencia em disputas mentais, como debate ou tentativas mútuas de incutir medo, entre outras. Em uma disputa mental é jogada as respectivas características dos personagens. Na primeira jogada quem perde tem queda no seu nível de cansaço (cumulativo se já estava com queda) e as jogadas uma contra a outra se seguem até um dos jogadores ter um erro grave(EG).

2- Determinação: é a variação que aponta o quanto um personagem pode superar seus limites para realizar determinadas ações. É possível “queimar” determinação ao grau de +1, +2 ou +3, acrescentando o número como um bônus aos testes. Recuperar determinação requer que o personagem se depare com situações que o motivem. Caso estas oportunidades surjam, o que deve ser arbitrado pelo narrador, o jogador deve fazer um teste de sábio+ uma característica relacionada à situação (por exemplo, caso tenha que salvar um aliado preso a uma rocha seria deslocar objeto, ou ter que concertar o carro antes da chegada dos exterminadores seria concerta, etc).

                É muito importante que o mestre ou narrador tenha atenção especial ao uso da característica determinação: como na vida real, são situações ímpares que fazem com que as pessoas se sintam determinadas e recuperem sua determinação, e depende muito de suas naturezas também.

Características Únicas:  

                Essas características são vantagens e desvantagens que darão um “que” de especial aos personagens dos jogadores. Devem ser definidas em base à história dos mesmos, mostrando o porque do atleta de vale tudo ser tão diferente do intelectual fraquinho por exemplo. Não apresentamos aqui uma lista, em cada cenário aparecerá uma lista com características especificas do mesmo, mas queremos que o processo de criação do personagem no geral tenha muitos elementos interpretativos que seria impossível colocar nessas páginas. Assim, deixamos o jogador a vontade para pensarem o que quiserem como características únicas, respeitando apenas a seguinte regra:

                O jogador tem 6 níveis para distribuir entre características únicas, que podem variar entre +1, +2 e +3 para aquelas que tragam vantagens e -1, -2 e -3 para aquelas que tragam desvantagens. Cada característica única negativa acrescenta seu nível a quantidade de níveis para as positivas. Não é possível acumular mais que +12 em níveis de características únicas.

                O mestre e o jogador devem avaliar as características criadas e dar-lhes um nível justo, caso sejam vantagens representem +1 como bom, +2 como muito bom, e +3 como excelente; caso sejam desvantagens fiquem em fácil para -1, médio para -2 e difícil para -3. Aqui o bom senso deve imperar, não é justo aplicar apenas -1 a cegueira (uma situação extremamente difícil!) ou apenas +1 a voz melodiosa (uma vantagem excelente em situações de empatia ou para cativar); bem, cada caso é um caso e deve ficar entre o acordo dos participantes da mesa e julgamento do narrador. 

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