Oh...sí, sí, mucho buena la caipirinha...
ah...eim...sim,sim, desculpem...
Olá senhores e senhoras da blogsfera! Saudações a todos os nossos leitores, estamos hoje, em nossa série “Rolando dados pelo mundo”, com o J. L. López Morales, autor de “Inferno de Covardes”, que muito solícito nos oferecerá uma exclusiva entrevista.
Ele vai falar um pouco do cenário, de suas outras criações como "El Reino de las Sombras", entre outros temas. Depois daqui encerramos a apresentação desse cenário de velho oeste e seguimos nossa viagem pelo mundo acompanhando outras coisas que movimentam o RPG na terra de Colombo, do clássico Barcelona X Real Madrid, e de muchachas muy belas. Acompanhem abaixo a entrevista! (al fin de la misma, link para versión en español)
Somos muito gratos por sua presença em nossos aposentos, seja bem vindo a rede de RPG brasileira López.”
López: “É um prazer estar do outro lado do globo, em tão grata companhia. Ponha-me outra caipirinha.”
EL: “Então agora, vamos às perguntas:
Quem é J.L. López Morales?”
López: “Bem, meu vinculo com o mundo do RPG começou desde pequeno, jogando com os amigos no pátio do colégio. Muito mais tarde, lá por 2003, decidi escrever uma saga de livros-jogos, esses livros em que o leitor assume o papel de protagonista e decide o curso da história. Esta saga, totalmente amadora, foi “Lenda Élfica”, que constou de 4 livros. Tudo poderia ter acabado aí, se não fosse pela editora espanhola Nosolorol, que fez contato comigo e me ofereceu publicar os livros-jogos de Lenda Élfica. Em 2006 foi publicado o primeiro, em 2008 o segundo e pronto, espero que acabem de publicar os dois livros que faltam.
A partir dessa relação, também escrevi para eles outros livros-jogos para o jogo de RPG sLAng, baseado em grupos e tramas criminais de Los Angeles nos anos 90. Estes livros são “Anjos Caídos” e “Quando venham por mim”. Todos estes livros-jogos podem ser vistos aqui:
Por último, essa relação deu passo a um projeto ainda mais ambicioso, que é “O Reino da Sombra”, um jogo de RPG baseado no mundo de “Lenda Élfica” e cujo manual está atualmente a ponto de ser publicado, em um formato de pré-venda. Se pode ver mais informações no seguinte link:
Além do mais, o Guia de jogador do Reino da Sombra e o capítulo de criação de personagens pode ser baixado gratuitamente nesse link:”
EL: “Sobre “Inferno de Covardes”, porque velho oeste americano?”
López: “Bem, depois de trabalhar durante quase 3 anos em Reino da Sombra, necessitava escrever algo diferente, longe da ambientação fantástica de “Lenda Élfica”. Foi então quando, enquanto jogava o Vídeo Game Red Dead Redemption, me ocorreu a idéia de escrever um cenário para este tipo de aventuras. O que começou como uma diversão, foi se complicando até dar em um manual bastante completo, assim como uma ambientação e a adaptação de uma campanha.”
EL: “Como foi o desenvolvimento do cenário?”
López: “Na verdade desfrutei muito escrevendo o manual, sobre tudo vendo filmes de oeste e tentando adotar a ambientação desse tom particular, duro e sujo, onde não há heróis tão clássicos desse gênero. Utilizei parte do material criado para o Reino da Sombra, e o completei com algumas contribuições que havia feito no blog de Nosolorol, e inclusive escrevi alguns relatos de ambientação. Logo pedi permissão a Ricard Ibáñez, um famoso escritor de jogos de RPG espanhol, para adaptar uma campanha que publicou a anos, chamada “A balada do espanhol”, ao sistema e ambientação de “Inferno de Covardes”, Por último, escrevi a aventura introdutória de outra campanha, porém por hora não continuei esse trabalho.
Sendo assim, e por beber de diferentes fontes, coloquei todo o material de maneira gratuita no blog de Inferno de Covardes”
EL: “Sistema D20 pela licença ou por preferência?”
López: “Inferno de Covardes usa o sistema Nsd20, a adaptação do D20 clássico que fez Nosolorol e que creio trás muita versatilidade e facilidade na hora de criar ambientações muito diferentes.”
EL: “Como os jogadores de RPG na Espanha estão recebendo esse cenário?”
López: “Na verdade eu não sei. Não creio que haja tido muita repercussão. Sei que há gente que agradeceu muito a saída do manual, porem poucos. Não pretendia outra coisa, na verdade.”
EL: “Qual é a essência de “Inferno de Covardes”? Como queres que os jogadores se sintam em uma partida desse RPG, em relação aos outros?”
López: “Para mim, Inferno de Covardes é jogar partidas de encrenqueiros, foragidos e perdedores no velho oeste americano, porém dotado desse tom crepuscular de algumas grandes películas, como “Grupo Selvagem”, “Open Ranger” ou “Sem Perdão”, para colocar alguns exemplos. Minha intenção é que os jogadores se sintam como os protagonistas destes filmes, personagens que não vão salvar o mundo, porém quem sabe possam fazer algo por aqueles que os rodeiam.”
EL: “Como já vimos, esse não é seu primeiro trabalho. Fale mais sobre os outros.”
López: “Como já comentado, meu projeto principal é o jogo de RPG do “Reino da Sombra”, um manual de 300 páginas, que inclui todas as regras, a ambientação do mundo de Valsorth, o bestiário, assim como umas 30 aventuras prontas para jogar e que se podem agrupar em 3 campanhas.
Por outro lado, mina afeição pelos libros-jogos faz que eu siga criando novas histórias nesse gênero. Em meu blog de “Lenda Élfica” foi publicado esse mês dois livros-jogos de sLAng que podem ser baixados de maneira gratuita.”
EL: “Que mais podemos esperar de você?”
López: “Pois não sei, tudo depende de como sigam as coisas. Minha intenção é, se as vendas acompanharem, publicar os seguintes livros de campanhas para “O Reino da Sombra”. Por outro lado, espero que os livros-jogos encontrem uma nova saída, quem sabe nos novos dispositivos digitais como o ipad, e que eu possa seguir escrevendo esse tipo de histórias. Enquanto houver leitores dispostos a ler-me, estarei encantado em seguir escrevendo.”
EL: “Agradecemos imensamente as perguntas respondidas por nosso amigo J.L. López e esperamos que seja uma amizade de longa data que proporcione aos jogadores brasileiros e espanhóis acesso aos jogos de RPG de ambos países. Para encerrar, é com você López, uma mensagem para a parte da nação mundial de RPG que está do outro lado do atlântico e maioria abaixo da linha do equador, e que veste a camisa pentacampeã” (sim, queremos nos glorificar disso)
López: “Bom, primeiro de tudo agradecer-lhes pelo interesse por Inferno de Covardes e pelo resto de minhas criações. Por outro lado, espero que estes intercâmbios sirvam para que os fãs de ambos os países possam ver o que está se desenvolvendo no outro lado do atlântico. E por último, animar a gente a seguir jogando RPG, lendo os livros-jogos e desfrutando deste hobby que tantas satisfações e grandes momentos proporciona. Muito obrigado e até logo.”
EL: Então é isso senhores e senhoras, agradecemos a todos que vem acompanhando a série "Rolando dados pelo mundo" e continuaremos esse mês apresentando outras coisas sobre RPG que estão sendo desenvolvidas na Espanha.
caras! palmas para lopez, pelo seu trabalho e colaboração com o E.L., e Aforen o mago por sua liderança.
ResponderExcluir#Parabéns
ResponderExcluirLiderança? Sou apenas um simples escriba com muitos papiros para cuidar...
ResponderExcluirBacana esta série de postagens. Agora sugestões gerais para este blog: a marca d'água precisa ficar mais clara, pois ela dificulta um pouco a leitura. Considero desnecessário a validação com palavras para postar comentários do sistema Blogger. Existe a possibilidade de deixar o volume da página inicial mais baixo ou como opção de tocar ou não?
ResponderExcluirAbraços!
Gilson
Gilson, sobre o som, é só manipular a barra da música que tem bem em baixo na tela inicial do blog, nela é possível baixar o som e até dar pause ou continuar a música
ResponderExcluirSim, sim. Mas sempre tenho que abrir e ficar atento para desligar logo. Da primeira vez quase acordo toda a casa. Heheheh.
ResponderExcluirGilson