Após o anúncio durante a Gen Con 2011 de que a Margaret Weis Productionshavia adquirido a licença para produzir um RPG baseado no universo Marvel, os fãs logo começaram a buscar mais informações sobre a nova linha. Em discussões, em fórums de RPG e entrevistas Cam Banks (o editor e lead designer do sistema) falou mais sobre quais são os objetivos e o que esperar do jogo. Para entender o que eles pretendem, entretanto, é importante entender qual a proposta do Cortex Plus.

Quando Cam Banks assumiu o seu cargo atual ele resolveu criar uma nova versão do sistema. Seu objetivo era abandonar o sistema genérico utilizado para todas as licenças e chegar então em uma base geral que seria adaptada e modificada de acordo com as necessidades de cada licença. Isso fez com que a nova versão, Cortex Plus, tivesse alguns elementos comuns entre as linhas e diferenças importantes na mecânica. As formas como eles lidam com ferimentos, experiência, criação e avanço dos personagens são sempre diferentes.
Alguns conceitos gerais do jogo, entretanto, se mantém. Um deles é forma geral como os testes são resolvidos. O jogador rola dois dados, baseados em elementos importantes para o personagem. No caso de Leverage, um atributo e seu papel no grupo. Já no caso deSmallville, um valor (honra, dever, justiça, etc.) e o relacionamento ao qual a cena em questão se refere (seja sua rivalidade com quem está enfrentando, o desejo de proteger alguém ou talvez a vontade de ajudar um amigo a superar um problema).

Como Banks já afirmou anteriormente, ao iniciar o processo de criação de uma nova versão ele utiliza somente o esqueleto geral do Cortex Plus e então desenvolve as mecânicas mais adequadas para o conceito do jogo e da licença pretentida.
A versão do Cortex Plus que está sendo desenvolvida para o universo Marvel parece seguir na mesma direção. A proposta declarada é que as regras enfatizem a realização de decisões que importam e geram consequências. Além disso, já foi adiantado que as regras permitirão tanto utilizar personagens prontos quanto criar seus próprios heróis. O sistema será simples, não levando mais que dez minutos para ensinar.
O planejamento inicial é que sejam lançados 16 livros em 2012. O livro básico chega em fevereiro. Além das regras básicas do jogo, ele contará com uma mini-campanha pronta, referente ao período dos Novos Vingadores em que Brian Bendis escrevia.

Isso permite atender tanto os fãs que quiserem colecionar a linha toda, que poderão comprar o livro básico e as versões normais dos diversos livros de evento, quanto aqueles que estão interessados em jogar somente um evento específico, podendo assim comprar um livro que já traz todas as regras e somente a ambientação que eles tem interesse.
Além da versão normal e premium, os eventos também receberão suporte através de suplementos específicos. A Guerra Civil, primeiro evento a ser tratado, receberá livros que irão tratar dos X-Men, da Iniciativa dos Cinquenta Estados e dos Jovens Vingadores/Fugitivos (Runaways). Esses livros trarão, entre outros materiais, as fichas de personagens da Marvel adaptadas para sua situação em cada evento.

Considerando o histórico da Margaret Weis Productions, estou com grandes expectativas. Vamos torcer para que essa seja outra grande linha de jogos, com a qualidade que os quadrinhos da Marvel merecem.
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Fonte: Ambrosia
Estou empolgado e vocês?
Esperamos mesmo, com a qualidade que merece, e com o Role Playing Game que esse mundo de 1000 lados e sábio de tantas décadas merece...
ResponderExcluir#MuitoAnsioso e ele usa um dos sistemas comentados aki no blog, naum é Aforen?
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