Após o anúncio durante a Gen Con 2011 de que a Margaret Weis Productionshavia adquirido a licença para produzir um RPG baseado no universo Marvel, os fãs logo começaram a buscar mais informações sobre a nova linha. Em discussões, em fórums de RPG e entrevistas Cam Banks (o editor e lead designer do sistema) falou mais sobre quais são os objetivos e o que esperar do jogo. Para entender o que eles pretendem, entretanto, é importante entender qual a proposta do Cortex Plus.
Originalmente a editora Margaret Weis usava do sistema Cortex, que havia sido elaborado para funcionar como um conjunto genérico de regras que poderia ser utilizado com qualquer licença que a empresa viesse a adquirir. Foi esse sistema que foi utilizado em Supernatural RPG eSerenity RPG. Tal sistema tem uma aproximação mais tradicional em termos de regras de RPG, utilizando de atributos, perícias, pontos de vida, iniciativa e elementos semelhantes.
Quando Cam Banks assumiu o seu cargo atual ele resolveu criar uma nova versão do sistema. Seu objetivo era abandonar o sistema genérico utilizado para todas as licenças e chegar então em uma base geral que seria adaptada e modificada de acordo com as necessidades de cada licença. Isso fez com que a nova versão, Cortex Plus, tivesse alguns elementos comuns entre as linhas e diferenças importantes na mecânica. As formas como eles lidam com ferimentos, experiência, criação e avanço dos personagens são sempre diferentes.
Alguns conceitos gerais do jogo, entretanto, se mantém. Um deles é forma geral como os testes são resolvidos. O jogador rola dois dados, baseados em elementos importantes para o personagem. No caso de Leverage, um atributo e seu papel no grupo. Já no caso deSmallville, um valor (honra, dever, justiça, etc.) e o relacionamento ao qual a cena em questão se refere (seja sua rivalidade com quem está enfrentando, o desejo de proteger alguém ou talvez a vontade de ajudar um amigo a superar um problema).
Algo que é presente nos dois (Leverage e Smallville são os únicos jogos a usarem o Cortex Plus até o momento), é a importância das relações entre os personagens. O sistema de Smallville enfatiza quais são as ligações entre os personagens-jogadores e os pontos de vista conflitantes são um elemento importante no desenvolvimento das sessões. Já Leverage valoriza relações de apoio mútuo, onde cada personagem é o melhor em seu nicho e o sistema enfatiza o trabalho em equipe, dentro e fora do universo de jogo.
Como Banks já afirmou anteriormente, ao iniciar o processo de criação de uma nova versão ele utiliza somente o esqueleto geral do Cortex Plus e então desenvolve as mecânicas mais adequadas para o conceito do jogo e da licença pretentida.
A versão do Cortex Plus que está sendo desenvolvida para o universo Marvel parece seguir na mesma direção. A proposta declarada é que as regras enfatizem a realização de decisões que importam e geram consequências. Além disso, já foi adiantado que as regras permitirão tanto utilizar personagens prontos quanto criar seus próprios heróis. O sistema será simples, não levando mais que dez minutos para ensinar.
O planejamento inicial é que sejam lançados 16 livros em 2012. O livro básico chega em fevereiro. Além das regras básicas do jogo, ele contará com uma mini-campanha pronta, referente ao período dos Novos Vingadores em que Brian Bendis escrevia.
Seguido a isso, serão lançados uma série de suplementos referentes a diversos eventos da Marvel. Cada evento será tratado num livro próprio, que recebe duas versões. A versão normal contará somente com o material referente ao evento, para aqueles jogadores que já possuem o manual de regras. Além disso cada evento terá também um livro em versão premium. Esse livro trará, além de todo o material da versão normal, todas as regras básicas do jogo.
Isso permite atender tanto os fãs que quiserem colecionar a linha toda, que poderão comprar o livro básico e as versões normais dos diversos livros de evento, quanto aqueles que estão interessados em jogar somente um evento específico, podendo assim comprar um livro que já traz todas as regras e somente a ambientação que eles tem interesse.
Além da versão normal e premium, os eventos também receberão suporte através de suplementos específicos. A Guerra Civil, primeiro evento a ser tratado, receberá livros que irão tratar dos X-Men, da Iniciativa dos Cinquenta Estados e dos Jovens Vingadores/Fugitivos (Runaways). Esses livros trarão, entre outros materiais, as fichas de personagens da Marvel adaptadas para sua situação em cada evento.
Os eventos que receberão livros são a Guerra Civil, Aniquilação e a Era do Apocalipse. Estes são os divulgados até o momento, sendo que foi sugerida a possibilidade do universo Ultimate também receber um livro de evento. O livro básico da linha deverá custar vinte dólares. Os livros normais de eventos custarão trinta, a versão premium quarenta. Os outros suplementos custarão vinte.
Considerando o histórico da Margaret Weis Productions, estou com grandes expectativas. Vamos torcer para que essa seja outra grande linha de jogos, com a qualidade que os quadrinhos da Marvel merecem.
_________________________________________________
Fonte: Ambrosia
Estou empolgado e vocês?
Esperamos mesmo, com a qualidade que merece, e com o Role Playing Game que esse mundo de 1000 lados e sábio de tantas décadas merece...
ResponderExcluir#MuitoAnsioso e ele usa um dos sistemas comentados aki no blog, naum é Aforen?
ResponderExcluir