quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Você anda se divertindo com RPG?




Depois de muitas conversas com El_MaVeRiCk, algo veio a minha mente. Você já deve ter percebido que muitas vezes seus jogadores somem, faltam ou simplesmente não dão menor atenção a sua narração. Você já se perguntou o porquê?

A resposta é simples: O que era um jogo virou obrigação. #Falei
Cara, você quer que seu jogador interprete bem o seu personagem ou que saia da mesa querendo mais? Juntar os dois é possível, é claro. Mas não obrigatório. Criar um cenário realista, estudar todas fichas, criar antagonistas e tudo mais, é muito difícil, eu sei. Contudo o jogo é para os JOGADORES.
Ter um cenário impecável aonde todos agem segundo um script só dá certo nos palcos. Então Simulacionistas e Narrativistas escutem essa: RPG ainda é um jogo. #Ponto
Se os jogadores se sentirem presos aos personagens não haverá diversão. Afinal, RPG é uma fuga para uma realidade fantástica na qual os jogadores podem voar e criar novas situações. Eles devem crescer junto com os personagens, e não ficar acorrentados.
Então a minha dica final vale tanto para narradores quanto jogadores: Antes de começar uma mesa, faça um simples CONTRATO SOCIAL. Defina algumas regras bem flexíveis, para que os jogadores decidam o que eles querem naquela mesa. Isso ajuda muito. 
E se mesmo assim não sair como você planejou, sr. narrador, mas mesmo assim você viu que os jogadores saíram sorrindo e já perguntando quando será a próxima narração... Advinha: #YouWin

4 comentários:

  1. Ah, eu estava MUITO pensando sobre isso nos últimos dias depois da mesa teste de Nephalin...se preparem para a mesa de Senhor dos Anéis desse fim de semana
    #evoluiroumorrerxará

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  2. Ei, esse mote é do X-Men. #MalditosLadinos
    kkkkkkkkkkkk'

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  3. Pô, mas o ANÃO é mais ladino q vc. #ProntoFalei
    kkkkkkkkk'

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