domingo, 28 de agosto de 2011

O que é RPG?!


Como eu percebi que no blog não explicou o que é RPG (Role Playing Game), eu vou explicar, RPG é um jogo de interpretação de personagens (parecido com brincadeiras de faz-de-conta), em que os jogadores criam um personagem, geralmente tem uma ficha especificando as características do personagem, e esse personagem (não o jogador) age de acordo com um sistema de regras do jogo já predeterminados, geralmente se tem um livro de regras e ambiente, em que os jogadores podem agir livremente.
Para definir regras, ações, personagens, o universo do jogo em si, fica a cargo de um jogador experiente, tanto com o jogo, quanto com esse cargo, e esse jogador (que muitas vezes tem o nome de sua mãe difamado, sua geladeira assaltada, etc) é chamado de mestre do jogo, ou narrador (Ola, Lombarde :D).


Por exemplo: digamos que você leitor ou leitora jogue RPG, você primeiramente cria um personagem (para isso é necessário uma ficha de jogador, que sempre vem em livros de regras, ou livro do mestre), seu personagem pode ser qualquer ser, ou pertencer a qualquer raça do mundo que esteja jogando (pessoa, elfo, orc, anão, lobisomem, lembre-se é tudo imaginário e interpretativo), pode ter qualquer profissão (de um faxineiro, a um super-ultra-empresário-milionário), pode ter qualquer historia que você jogador quiser, o narrador coloca limites para o seu personagem, assim como te dá PONTOS que você usa para colocar na ficha do seu personagem e isso define suas características(como quanta força o seu personagem tem, ou quanto ágil ele é). E digamos que você cria um monge, que está em busca de alto conhecimento, uma de suas principais características é o seu humor, que até nas piores situações é irônico.
O narrador diz: "Ok, você esta andando por um caminho no meio de uma floresta, já é quase meio-dia e você começa a ficar com fome."
Você Jogador: "Bem, então eu paro e procuro algo para comer". "Eu tenho algum mantimento comigo?".
Narrador: "Não, o que você tinha já acabo".
Jogador: "Tem árvores frutíferas pelo caminho?".
Narrador dá uns dados para você jogar. "Bem, você enxerga uma árvore no meio da floresta que tem frutas"(se você for bem sucedido nos testes de dados, definidos pelas regras do jogo, você pode ou não ser bem sucedido em uma ação com o seu personagem).
Jogador: "Ok, eu vou colher e come-las".

Basicamente é assim que o jogo é o narrador descreve as situações e você controlando seu personagem tenta superar, enfrentar, ou qualquer outra opção que você queira que seu personagem faça.

RPG é um jogo para crianças e adultos, necessitando apenas de imaginação, e alguns dados. Espero que tenha esclarecido. Para pessoas com curiosidade sobre o assunto, e que tenham duvidas comentem, e acompanhem as postagens do blog e de outros blog relacionados com RPG, lembrem-se que para se ter opinião sobre algo é preciso saber o que ele é.

2 comentários: