quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Nova Linha do Tempo de Arton

Saudações.


Dando prosseguimento as informações sobre o mundo de Arton, achei que seria cabível apresentar uma linha do tempo que englobasse a maior quantidade de informações sobre o mundo, informações sobre as quais comentárei em artigos futuro.

A linha do tempo completa pode ser encontrada aqui, enquanto a que aparece abaixo esta atualizada apenas do ano 1389 em diante, com o material das DragonSlayers, Tormentas, O Reinado d20, Holy Avenger d20 e A Libertação de Valkaria d20, além de alguns spoilers de livros mais atuais retirados aqui do Fórum. Algumas correções em datas também foram feitas, de acordo com os livros. Mas fica uma advertência: Este tópico contém spoilers de praticamente TODOS os livros de Tormenta. Caso não queira ter surpresas ao ler livros mais atuais, simplesmente ignore este tópico. Espero que apreciem:

O Pyromancer, do fórum da Jambo, juntamente com o Shi Dark e o Jamil apresentaram atualizaram essa linha do tempo no fórum, e me permitiram reproduzi-la aqui.


1389. O halfling Boghan e o elfo Thalin livram da morte uma menina nas proximidades de Khalifor. Em Deheon, o aventureiro Arkam ingressa no Protetorado do Reino. O condado de Portsmouth torna-se independente de Bielefeld e é reconhecido como reino integrante do Reinado, após uma sangrenta guerra civil. Com sua recente autonomia, Ferren Asloth impõe altas taxas de pedágio aos viajantes de Hongari, tornando a vida dos halflings cada vez mais difícil. Thorngald Vorlat ascende à regência de Ahlen, após envenenar seu próprio irmão. Início dos eventos vistos em O Inimigo do Mundo, onde um grupo de aventureiros começa sua misteriosa caçada ao misterioso assassino conhecido como o Albino. 

1390. Thwor Ironfist termina a conquista de Lamnor, subjugando todos os reinos restantes no continente, e detém sua marcha antes de chegar a Khalifor. Morte de Fiodor Yudennach, rei de Yuden, sob circunstâncias misteriosas. Seu filho Mitkov torna-se regente, embora ainda mantenha o título de príncipe. Ocorre a primeira manifestação da Tormenta e a destruição de Tamu-ra. Fim dos eventos vistos em O Inimigo do Mundo. Tork, o troglodita anão, nasce e é expulso de sua tribo. Guryann Sayeloth assume a regência da União Púrpura. Khulai-Hûk assume a regência de Khubar.

1391. Ocorre um estranho ataque de insetos no reino de Sambúrdia. Com a ajuda de Andrus o Aranha, Raven Blackmoon e Mestre Arsenal, um grupo de aventureiros põe um fim a ameaça de Lorde Enxame. Primeira aparição do caçador de recompensas Crânio Negro. O grupo de Leon Galtran e Vladislav Tpish invade um dos covis de Sckhar. Morte do Paladino de Jallar na batalha. Mais tarde, o grupo encontra os Rubis da Virtude em um antigo templo sszzaazita em Tyrondir.

1392. O necromante Vladislav Tpish aplica os Rubis da Virtude no Paladino de Jallar, criando o Paladino de Arton. O Paladino extermina o dragão-rei verde, Heart, e liberta a mulher-demônio Tasha. Zadbblein torna-se a nova rainha dos dragões verdes.

1393. Rapto, reaparecimento, gradual loucura e destituição de Arthur Donovan III, da Ordem da Luz. Morte de Phillip Donovan por desgosto, ao ver o que o filho havia se tornado. Allen Toren Greenfeld assume a liderança da Ordem da Luz. O jovem Tork é aceito no Forte Hedryl, perto de Malpetrim, após provar seu valor rechaçando um ataque de elfos-do-mar.

1394. Tork parte do Forte Hedryl decidido a abandonar o mundo dos humanos, e navega até Galrasia. A nova geração de Cavaleiros da Luz e Cavaleiros de Khalmyr começa a surgir. James K. chega a Quelina e ingressa na Irmandade Pirata, após vencer e matar em público Melikos, até então membro da Irmandade.

1395. Tork chega a Galrasia e encontra Lisandra, tornando-se seu pai adotivo.

1397. A Praga Coral de Lomatubar começa a afetar humanos e semi-humanos, tendo se adaptado para matá-los em grande quantidade e não mais afetar os orcs. Fundação da Guilda dos Curandeiros de Salistick. Tork parte de Galrasia e passa a viver como mercenário em Malpetrim.

1398. Mestre Arsenal tenta trazer Sszzaas de volta, mas é impedido por um grupo de aventureiros. Para evitar o casamento arranjado com o Príncipe Mitkov, a Princesa Rhana foge para Triunphus. As tensões entre Deheon e Yuden aumentam. Em meio ao transtorno Kamilla, conselheira de Yuden, é assassinada e substituída por um membro da Sociedade da Áspide. Luigi Sortudo, bardo da corte do Rei Thormy, abandona Valkaria. Yelka, esposa de Thorngald Vorlat, é envenenada durante um jantar em Thartann, Ahlen. Mestre Arsenal derrota o Paladino de Arton em combate. Guryann Sayeloth derrota Kulack Ron em um torneio e continua regente da União Púrpura. Início da construção do Colosso de Coridrian, em Wynlla. Uma área de Tormenta se forma ao norte do reino de Trebuck, trazendo pânico ao Reinado.

1399. Sandro Galtran se torna um aventureiro e, em passagem por Malpetrim, causa a mudança do nome da Estalagem do Macaco Caolho para Estalagem do Macaco Caolho Empalhado. A princesa Rhana morre durante um ataque do Moóck e fica presa em Triunphus. Primeiros ataques dos Tiranos das Águas em Callistia. Rhumnam, a espada do próprio Khalmyr, é roubada de Doherimm pelo assassino conhecido como o Camaleão. A espada é supostamente recuperada das mãos do Camaleão e devolvida aos anões por um grupo de aventureiros (apesar de que alguns boatos contestam esse fato). Lisandra recupera o corpo do Paladino e o leva para Galrasia. Lisandra chega a Valkaria. Início da Saga dos Rubis da Virtude. Na saga, Lisandra, Niele, Sandro e Tork esforçam-se para coletar os 20 Rubis da Virtude para restaurar o poder do Paladino. Nesse meio tempo, Helena, a Enguia-Rainha, é destruída pelo Paladino, e Niele é assassinada pelo Camaleão.

1400. Como vingança contra Sckhar, Luigi Sortudo manipula o Paladino de Arton para que este assassine Beluhga e provoque a ira do rei dos dragões vermelhos. Lisandra, em sua loucura, destrói a Vila de Kham e luta contra o Paladino. Sszzaas executa o final de seu Grande Plano, corrompendo definitivamente o Paladino e obrigando o Panteão a se unir novamente para colocar seu poder na espada Holy Avenger, a única capaz de matar o Paladino corrompido. Sandro Galtran se utiliza da espada para destruí-lo. Sszzaas retorna ao Panteão. Mestre Arsenal fica de posse da Holy Avenger. Fim da Saga dos Rubis da Virtude. Descoberta da Grande Fenda em Doherimm, que traz o temor de um novo ataque de trolls ao reino dos anões. Com a ajuda de um grupo de aventureiros, Rhana escapa de Triunphus. Morte de Ghellen Brightstaff, sumo-sacerdote de Valkaria. Thwor Ironfist toma Khalifor, rebatizando-a de Ragnarkhorrangor, e inicia a conquista de Tyrondir. A Tormenta avança sobre Trebuck e toma o Forte Amarid. Formado o Exército do Reinado, composto por soldados de todos os reinos humanos, que marcha contra a Tormenta pela primeira vez durante a Batalha de Amarid. Durante a batalha, descobre-se a existência dos Lordes da Tormenta, mas o exército fracassa e o Reinado perde o combate. Início da construção do Forte Coravandor, como medida de segurança em Trebuck. Crânio Negro entra em contato com o Lorde da Tormenta Gatzvalith e se torna o primeiro algoz da Tormenta. Primeiros contatos com os Moreau e os Filhos de Hyninn, ambos vindos do mar do leste.

1401. Explorações em Doherimm detectam a existência de uma nova raça de trolls – os Finntroll, ou “Trolls Nobres”. Hendd Kalamar, futuro sumo-sacerdote de Valkaria, é raptado por sszzaazitas e salvo por aventureiros. Valkaria é liberta de seu cativeiro por um grupo de heróis que passa a ser conhecido como “Os Libertadores”. Hendd Kalamar assume o posto de novo sumo-sacerdote de Valkaria. É formada a Ordem dos Cavaleiros Libertadores em Deheon.

1402. Tratados entre os Moreau, a Grande Academia Arcana e Vectora começam a ser forjados. Primeira expedição de aventureiros bem-sucedida realizada à cidade perdida de Lenórienn. Suposta destruição do Culto Vermelho. Partes do Labirinto de Valkaria começam a surgir em toda Arton. Formação da Área de Tormenta de Zakharov. Os Escolhidos de Beluhga partem para explorar a nova área e nunca mais são vistos. Convocação da Companhia Rubra pelo Imperador-Rei Thormy. Novas descobertas sobre os habitantes das Áreas de Tormenta. Descoberta do Aço-Rubi em Doherimm. O Barão Fheller Rautin de Hershey tenta alertar o Reinado sobre uma invasão dos minotauros de Tapista a Hershey, mas é tratado como um lunático. Ele retorna a Hershey e tenta organizar uma resistência a invasão, mas é morto pelos minotauros em Cratus. Invasão e escravização de Hershey pelos minotauros de Tapista. O evento é abafado pelas autoridades táuricas e não chega aos ouvidos de outras nações.

1403. Descobertos segredos sobre a ilha de Galrasia. Viagem planar a Venomia, reino de Sszzaas, revela a traição da raça nagah. Ocorrem os eventos vistos em O Crânio e o Corvo. Destruição da cidade de Norm por Cavaleiros da Luz corrompidos pela Tormenta. O reino da União Púrpura é arruinado após Crânio Negro infectar seus habitantes com simbiontes da Tormenta. Shivara Sharpblade, rainha de Trebuck, casa-se com o Príncipe Mitkov Yudennach, na esperança de obter auxílio contra a Tormenta. Trebuck e Yuden são quase o mesmo reino agora. A disciplina militar de Yuden começa a se espalhar pelo Reinado. Liderado pelo cavaleiro da luz Orion Drake, o Exército do Reinado triunfa sobre o exército de bárbaros simbiontizados criado e liderado por Crânio Negro. Vallen Drake, filho de Orion e Vanessa Drake, é raptado pelo Cavaleiro Risonho. Revelada a identidade de Crânio Negro.

1405. Ocorrem os eventos vistos em O Terceiro Deus. O Rei Mitkov é desmoralizado e deposto de seu trono pelo Rei-Imperador Thormy. Shivara Sharpblade assume o trono de Yuden. Crânio Negro torna-se o novo Lorde da Tormenta de Tamu-ra. O reino de Glórienn é tomado pela Tormenta, sendo Igasehra seu Lorde. Comandados por Orion Drake, um batalhão de deuses menores invade e destrói a Área de Tormenta de Tamu-ra, matando Crânio Negro. Glórienn perde seu posto como deusa maior, tornando-se deusa menor dos elfos, e cônjuge e escrava de Tauron, graças a seu pacto. Kallyadranoch, o Deus dos Dragões, retorna durante a batalha de Tamu-ra, tornando-se novamente deus maior.

1406. Mestre Arsenal ataca o Reinado com o Kishin, mas é derrotado por forças conjuntas de aventureiros. Um exército de orcs volta a atacar em Lomatubar, vindos de Kurikondir. Estouram as Guerras Táuricas, nas quais os minotauros de Tapista conquistam diversos reinos no sudoeste do Reinado. Tropas de Tapista invadem Deheon e Valkaria, tomando o Imperador-Rei Thormy e a Rainha Rhavana como reféns e partindo de volta a Tapista. O Reinado se fragmenta: do lado oeste, o Império de Tauron, governado pelo Imperator Aurakas. Do outro, o novo Reinado, liderado pela Rainha-Imperatriz Shivara Sharpblade, que também assumiu o posto de regente de Deheon. Tauron assume o comando do Panteão. Começa o repovoamento de Tamu-ra.

1407. Com o fim das Guerras Táuricas e a derrota de Arsenal, começa a reconstrução do Reinado. Os minotauros enfrentam todo tipo de revolta em seus novos territórios conquistados, e começam a trabalhar para remediar situações imprevistas que surgiram durante a guerra. Erov Kadall depõe Wyr Thorngrid e assume a regência de Nova Ghondriann. Callistia, Nova Ghondriann e Salistick se separam do Reinado, formando a Liga Independente.
1408. Tapista consegue assegurar seu controle sobre seus novos territórios.

1410. Os anões de Doherimm beiram uma guerra civil. O avistamento de goblinóides em Tyrondir começa a rarear, misteriosamente. Ocorre a Reunião Élfica na Vila Élfica de Valkaria, organizada pelo misterioso Morion. Um grupo de heróis élficos planeja uma incursão a Lamnor, em busca de vingança contra a Aliança Negra.


Nova Linha do Tempo por Jamil, Pyromancer e Shi Dark.

Nenhum comentário:

Postar um comentário