segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Encontros de RPG - Mandamentos segundo Dungeon Carioca



Etiqueta em encontros de RPG - Os 10 Mandamentos


Vamos aqui deixar claro que essas regras não são escritas na pedra e podem mudar e ter suas variações, mas se até na casa de Noca tem regra, nos encontros de Rpg tambem tem que ter...Na verdade é um pedido para o bom desenvolvimento dos encontros, e ninguém estará proibido de participar se inflingir (Será?) alguns dos 10 "mandamentos" mas serve para nortear o comportamento dos participantes de qualquer encontro, um conjunto de etiquetas básicas.

Estaremos adotando essas sugestões e pedimos para os participantes da Dungeon Carioca tambem adotarem, agora lá vai a bomba...


1º Mandamento - Retribuirás a colaboração dos apoiadores
Isso significa que caso o encontro receba apoio ou patrocínio de uma editora ou autor, devemos priorizar narrar e jogar Rpg's lançados pelas editoras/autores que apoiam o encontro em questão, bem como quaisquer outros materiais que forem oferecidos como brindes, devem ser valorizados e usados retribuindo como divulgação no evento, afinal, esse apoio é importante não só para o seu encontro mas para o gerar resultado para a editora.A Dungeon Carioca conta com apoiadores como Jambô (Patrocinadora), Retropunk e Redbox, então tentaremos incentivar os jogos dessas editoras...
Se tem uma lanchonete ou estabelecimento apoiando, lembre-se de retribuir se alimentando ou consumindo produtos desse local!
Na Dungeon Carioca o Café e Noticias é nosso primeiro e mais importante parceiro, senão não teríamos o que comer e beber, nem banheiro...
É a nossa taverna, respeite-a e colabore!

Compre tambem livros nos stands de venda e nos sites que trazem descontos para os membros do encontro!
2º Mandamento - Jogai e Multiplicai
Se cada participante se esforçar em chamar amigos, parentes, filhos e levar ao menos uma pessoa no evento que gosta teremos um crescimento produtivo do encontro, medida simples para gerar manutenção de participantes, se cada um fizer sua parte tudo dá certo.

3º Mandamento - Não confundirás o jogo com a realidade
Nem preciso dizer o tipo de problema que isso causa!!!É inadequado o uso de fantasias ou qualquer comportamento que choque o possível publico não Rpgista próximo ao local causando alguma confusão a respeito. A não ser que os organizadores permitam préviamente
Em caso de brigas pessoais por conta de jogos favor tanto os participantes quanto organizadores "delicadamente" convidar os envolvidos a se acalmarem ou se retirarem do evento. RPG é um jogo, só isso! Não é um circo, e não precisamos de palhaços. #prontofalei

4° Mandamento - Não faltarás
É claro que você pode faltar, mas quando você faz isso você prejudica a organização do evento, se você não vai ou não sabe se vai, não marque que irá comparecer nos eventos do Facebook. 
Sim é um jogo mas as pessoas saem do conforto de suas casas para curtir uma tarde de RPG e se você não cumprir sua palavra, vai faltar narrador ou jogador no evento, pense nisso principalmente você que é narrador!
5° Mandamento - Dividirás e acolherás os Jogadores e Narradores
Não é qualquer um que é Narrador!
Todos podem, mas a maioria não procura aprender...
Se tivermos um Narrador sem jogadores os organizadores devem passar de mesa em mesa pedindo emprestado jogadores que queiram jogar um outro jogo...
Não é hora para EGO, somos amigos e todos queremos nos divertir, é momento de sermos solidários e incentivar aos jogadores a dar uma força ao Narrador, nada de ter 10 jogadores e outro narrando para um ou dois caras.
Devemos pedir, apelar emocionalmente, fazendo drama para te convencer, então colabore danado.
O mesmo acontece se um jogador chegar mais tarde no meio do seu jogo, dê um NPC para ele, mas introduza o cara na história para não ter um cara frustrado voltando pra casa sem conseguir jogar...
Ir no encontro de RPG para narrar ou jogar e não conseguir é ÉPIC FAIL...

6º Mandamento - Respeitarás o RPG alheio
Você não gosta do jogo que seu amiguinho do lado está jogando? Foda-se...
Vá cuidar do seu jogo e não provoque nem desmereça o jogo alheio.
Se você não gosta do cenário ou sistema não jogue, mas se o fizer, guarde suas opiniões para si mesmo durante o jogo, depois pode papear a vontade, mas não prejudique a mesa, deve-se dar liberdade aos narradores se tiverem problemas com um jogador a procurar os organizadores para resolver tudo tendo uma conversa com ele!
Nada de depreciar uma edição, sistema, cenário ou outra coisa no meio da sessão também, espere terminar e vá bater papo...

7º Mandamentos - RESPEITARÁS AS MULHERES DO ENCONTRO


Simples, quando mulheres forem jogar, nada de ficar babando e dando em cima dela, ela não foi ali para arranjar namorado, nem arranjar uma transa selvagem com um Nerd e sim para jogar ou narrar RPG. APENAS ISSO!Acho que isso ficou claro né? Todos somos adultos mas para evitar problemas futuros ja tá avisado...

Quer pegação? Vai para uma micareta!
8° Mandamento - Não largarás bagunça para trás
Quando o encontro terminar, nada de deixar lixo espalhado, nem mesas e cadeiras fora do lugar, cuide do espaço que lhe é oferecido para seu divertimento.

9º Mandamento - Beberás com moderação...
Não acho adequado misturar bebida e encontros de RPG, mas se for permitido, não beba demais...


10º Mandamento - Espaço coletivo, responsabilidade coletiva!!!
O bom desenvolvimento do encontro depende da participação não só dos organizadores mas também de quem vai curtir, procure a organização se ver alguém fazendo algo errado, e evite você mesmo de ser o estraga-prazeres da galera, OK?

Um comentário: