sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Release sobre "O um anel"


Por  Ohan da página Dificuldade zero
Olá, jogadores e rpgistas de todo o Brasil! Hoje vamos falar da novidade brasileira, o rpg “O Um Anel”, considerado o mais fiel jogo de RPG das obras de Tolkien já feito.
“Não sei ao certo o que me transtorna, mas o desassossego me pesa no coração. (…) Temos todos os motivos para aguardar ansiosos uma nova era de prosperidade! Mas alguma coisa está errada. (…) Trata-se de uma sombra que a gente sente, mas não vê. A presença de uma ameaça sem nome que não deixa as pessoas desfrutarem inteiramente a esperança e a confiança que deveriam acompanhar o retorno da luz.”
— Balin, filho de Fundin, Livro do Aventureiro, pág. 4
Semana passada tivemos a grande notícia, vinda da própria editora Maria do Carmo Zanini, mostrando um Press Release e o que podemos esperar de um dos livros de RPG mais famosos e que é considerado o mais fiel ao mundo tolkiano.
 ”O primeiro módulo de O Um Anel, Aventuras além do Limiar do Ermo, acondicionado numa belíssima luva, contém as regras do jogo e informações fartas sobre os povos, lugares e adversários que os personagens dos jogadores talvez encontrem em suas aventuras. O Livro do Aventureiro traz todas as informações de que os participantes precisam para começar: descreve a região da Terra-média onde as aventuras têm início, apresenta as regras básicas do jogo, mostra como criar um herói sem igual e apresenta mais detalhadamente as regras que regem, por exemplo, os combates e as viagens. O Livro do Mestre, voltado para o participante que conduzirá as sessões, discute a fundo todos os mecanismos importantes do jogo, para apresentar até mesmo ao Mestre mais inexperiente o mundo dos RPGs. Além disso, o livro também inclui uma aventura introdutória para que o Mestre possa ir direto ao que interessa. Os mapas, um para os jogadores, outro para o Mestre, concentram-se nas Terras Ermas, a região além das Montanhas Sombrias, onde ficam Erebor, Valle e a Floresta das Trevas, um lugar propício para os heróis começarem sua carreira de aventuras.”
Após ter lido o press release, não posso negar que fiquei empolgado em comprar, ler e começar a narrar uma história na Terra-média, mas veio o susto, a caixa básica, assim como podemos chama-la, terá o preço de capa de R$ 165,00. No começo achei muito caro, porem pensando um livro de rpg de capa dura com uma média de 150 a 200 páginas, custaria em torno de 70 reais, e  somando assim teríamos um custo de 140 reais.  Sendo que O Um Anel vem com dois livros,  livro do Aventureiro, com 192 págs. em cores  e livro do Mestre, com 144 págs. em cores, ricamente ilustrado por John Howe (um dos artistas mais renomados a retratar a Terra-média, ilustra várias páginas dos dois livros e foi vencedor Ouro 2012 do prêmio Ennie de melhor arte) 2 mapas das Terras Ermas, a região da Terra-média visitada por Bilbo Bolseiro em “O Hobbit”. Além disso temos brindes especiais:
Um d12 que gera números aleatórios de 1 a 10, mais a runa de Gandalf e o Olho de Sauron; e seis d6, também personalizados.
Então, vendo tudo que vem no módulo básico, será um preço justo no meu ponto de vista. E assim que possível, nós do Dificuldade Zero iremos adquirir o modulo básico e daremos a nossa opinião quanto ao sistema e jogabilidade.
ENTÃO, QUE ROLEM OS DADOS!
Ficha técnica:
ISBN: 978-85-7532-513-1
Autores: Francesco Nepitello e Marco Maggi
Ilustradores: John Howe, Jon Hodgson e Tomasz Jedruszek
Tradutores: Leandro Lima Rodrigues e MC Zanini
Luva: 220 x 305 x 28 mm; papelão n. 18, empastado com couché fosco 115
 g/m2, 4×0 cores, laminação fosca
Livro do Aventureiro: 210 x 275 mm, 192 páginas em couché fosco 90 g/m2, 4×4 cores; capa em cartão 250 g/m2, 4×1 cores, laminação fosca, lombada quadrada (10 mm), costurado e colado
Livro do Mestre: 210 x 275 mm, 144 páginas em couché fosco 90 g/m2, 4×4 cores; capa em cartão 250 g/m2, 4×1 cores, laminação fosca, lombada quadrada (7 mm), costurado e colado
Mapas: 2 mapas 420 x 550 mm em couché fosco 170 g/m2, 4×0 cores, 2 dobras (210 x 275 mm quando fechados)
Brinde: 7 dados especiais, sendo 1d12 e 6d6
Classificação indicativa: 12 anos.
Preço: R$ 165,00

3 comentários:

  1. comprei na amazon o The One Ring e o Pathfinder por 97 dollares (frete incluso), saiu 208 reais. O problema do brasil com relação a rpg é que o papel é cotado em dollar, ou seja, qlqr aumento reflete nas publicações, e principalmente pq é preciso pagar pra se traduzir e direitos de publicação. Nada disso seria uma grande problema na verdade se houvessem mais entusiastas do hobby, mas no brasil dificilmente se vê algum tipo de publicidade, não só de rpg, mas principalmente de hobbys mais "nerds" como wargames, board games, etc. Mas honestamente, 165 conto é sim um preço absurdo a se pagar, mas não culpo a devir, e sim todo o sistema político e social brasileiro. PS: o mais chato é perceber que a grande maioria dos títulos traduzidos apresenta qualidade FÍSICA inferior aos materiais originais.

    ResponderExcluir
  2. porra é ruim que vo ambientar só na markwoods! poxa só por causa do filme, podiam fazer algo mais abrangente agora vai ter que ser as inevitáveis adaptações

    ResponderExcluir
  3. Estou jogando "O Um Anel" e realmente vale a pena.
    Para os fãs da Terra Média é um deleite e tanto pois foge totalmente dos padrões estilo medieval e tem um sistema de combate absolutamente simples e inovador que não fica "travando o Jogo" como em alguns sistemas.

    ResponderExcluir