terça-feira, 24 de julho de 2012

relatos do World RPG fest por W4W


Como foi o World RPG Fest 2012

Ir para um evento de RPG já traz consigo uma série de expectativas. Quando o evento é um World RPG Fest, com convidados internacionais, essa expectativa vai lá nas alturas! Mas de antemão já deixo claro, foi muito além do que eu esperava. Foi simplesmente phoda, e tentarei dar uma explicada rápida(ou ao menos da forma mais curta possível) sobre o que rolou lá no sábado e domingo.
Infelizmente não é possível acompanhar tudo, com várias mesas pra RPG, boardgame e cardgame, diversos expositores, palestras ocorrendo ao mesmo tempo, acabarei relatando aquilo que pudemos acompanhar.
Primeiro que o local escolhido foi demais, a FIEP tem uma área bem grande, o evento estava bem organizado e foi tudo bem distribuído. Da forma com que tudo foi organizado, foi possível manter as mesas, expositores, editoras e lojinhas num mesmo espaço, mantendo o local bem movimentado, e não dando aquela sensação de que o local estivesse vazio ou dissipado.
Dentre os estandes tínhamos das editoras Devir,Retropunk(passamos um bom tempo falando com o Eduardo Caetano) e Jambô, a Galápagos Jogostambém tinha montado um local(inclusive divulgando a pré-venda de Munchkin no Brasil), assim como a Ceilikan Jogos. Apesar de não ter um estande, a recém-nascidaRDG – Real Dreams Games(aqui de Joinville) se fez presente com o Diego na mesa redonda entre as Fabricantes/Publisher de jogos.

Tiago, do Coisinha Verde
Já aqueles que tinham mesas pra divulgar seus projetos independentes estavam o Tiago Junge(Coisinha Verde) com seus card goblins(que foram quase todos vendidos), Mighty Blade, Monstrum Codex e outros.

Alex explicando o cardgame Mercenary Crusade
Alex D´ates, lá de Minas Gerais, estava representando a Kaplan Project Comics e trouxe o cardgame Mercenary Crusade. Tanto Tiago Junges quanto Alex D´ates merecem muito sucesso nos seus projetos, pois além de serem muitíssimo talentosos, são muito gente-fina, um pessoal bem atencioso e que não se incomodaram em gastar um tempão explicando pra gente os projetos(atuais e futuros). Desejamos tanta sorte que vamos sortear um card golbins e 2 decks de Mercenary Crusade(Todos autografados) para os leitores do w4w, mas disso falaremos noutra hora.
Também acabamos nos deparando com o Marcelo da Lobo Limão com Last RPG Fantasy, uma Graphic Novel estilo livro-jogo, onde o leitor decide o destino da história toda em quadrinhos. Para poder publicá-lo, o pessoal da Lobo Limão colocou o projeto no catarse para financiamento coletivo(em breve escreveremos mais sobre o projeto desse pessoal, que é de uma qualidade admirável!).
Para quem queria jogar, lá estavam um calhamaço de boardgames, RPGs de interpretação, cardgames, video games…

Palestras e Mesas Redonda


Das palestras/mesas Redonda que conseguimos acompanhar estavam:

Palestra de John Bogéa
John Bogéa falando sobre seus materiais, apresentando seu novo livro, o Abismo Infinito, um jogo de terror ScyFy. Não foi uma palestra, mas um bate-papo com a galera presente, seguindo o esquema de pergunta-resposta. John falou bastante sobre seu entusiasmo com a ficção científica, como o terror sempre está presente em seus trabalhos(tanto consciente quanto inconsciente), e sua ligação com as obras de Lovercraft.

Da esquerda para direita: Diego(RDG), Renato(Galápagos), Tiago(Ceilikan) e Mediador
Na mesa redonda das desenvolvedoras/publicadoras de games estavam o Renato daGalápagos Jogos, Diego daRDG(Real Dreams Games) e Tiago da Ceilikan. Foi um bate-papo muito bacana pra saber como é o mercado nacional, quais as intenções de lançamento e planos futuro das empresas, dificuldades do mercado, como fazer para ingressar no mercado como um game design. Ficou bem claro que o cenário brasileiro ainda está engatinhando, e quão importante é a galera comprar os jogos para apoiar os games lançados, sejam os feitos aqui ou trazidos.

No canto esquerdo o Guilherme(Retropunk) e no canto esquerdo Maria(Devir)
Após essa mesa, foi a vez das editoras Devir e Retropunkentrarem em cena(infelizmente o representante da Jambô não pôde comparecer). Começaram fazendo um discurso sobre os lançamentos, o que tomou um bom tempo e ficou bem claro como tem MUITA coisa boa a caminho! Foi uma conversa bem informal, também falando sobre o mercado nacional, as dificuldades pra trazer mais material(tradução, manter a qualidade), da já sabida importância de se apoiar esse mercado, do impasse “jogador quer mais material mas editoras não trazem” e “editoras trazem materiais mas jogadores não consomem”.

Palestra de Monte Cook
Depois disso foi a vez da aguardada conversa com Monte Cook. O cara é de uma simpatia e carisma raros para alguém com a sua importância no mercado de RPG(não só simpático na palestra, mas fora também, sendo uma pessoa muitíssimo assessível, tanto que acabei batendo uma foto e trocando umas palavras durante o evento). O bate-papo começou com a sua biografia, falou um pouquinho sobre seu novo projeto(que por estar em uma fase tão inicial, não tem nome nem mecânica definida). De resto foi uma agradável conversa com a platéia(lotada) e que em breve montaremos um artigo só com a palestra do Cook, com as perguntas e respostas.

Palestra de Claudio Pozas
No dia seguinte conseguimos acompanhar mais duas palestras. Primeiro foi a do ilustrador e escritor de RPG Claudio Pozas. Também começou com sua biografia. Antes de abrir a sessão de perguntas e respostas(toda regada por sorteio de produtos para quem participasse), quis saber quem estava participando do playtest do D&D Next e quem tinha gostado ou não. Ele falou bastante da relação do novo D&D com as outras edições e explicou que, na sua opinião, o que desagradou bastante os fans na 4ª edição foi a apresentação do jogo, que quebrou com o padrão dos D&D anteriores.

Palestra de Eric Lang
Por fim tivemos a palestra do boardgame designer Eric Lang, trazido pela Galápagos Jogos. Outro cara de uma gente-bonisse tremenda! Antes de inciar a conversa, quis saber quem na platéia jogava com frequência cardgames/boardgames e quem gostaria de ser designer de cardgames/boardgames, assim iniciou com sua biografia e aproveitou pra falar mais especificamente para um público que tinha interesse de desenvolver materiais. Com a apresentação de seu histórico no desenvolvimento de games, é possível perceber como é uma indústria de vai-e-volta sem tamanho. Ele veio pra apresentar principalmente o boardgame A Game of Thrones, que será trazido pela Galápagos. O mais bacana da sua palestra/conversa foi a quantidade de dicas dadas a todos que querem ser game designers.

Ahh, e não podia faltar minha foto com Monte Cook
E foi tudo isso que aconteceu no World RPG Fest 2012. Mesmo tentando englobar o máximo de coisas que aconteceram no evento, acabamos deixamos muitas coisas de lado e esquecendo tantas outras. O que agradou bastante foi o enfoque dado aos cardgames e boardgames, que tiveram um grande destaque esse ano.Como tivemos tantos materiais, vamos publicando isso tudo aos pouquinhos aqui no site. Acompanhem a gente! E a organização do evento está de parabéns!


Nenhum comentário:

Postar um comentário