quinta-feira, 21 de junho de 2012

Saiba como foi a 5º Sessão de RPG no CENTUR!


No dia 15 de junho ocorreu a 5º Sessão de RPG no CENTUR, do projeto Libertando a Imaginação, organizado pelo Espírito Livre grupo de RPG em parceria com a Fundação Cultural Tancredo Neves. Nesta última sessão do semestre, tivemos a presença de pouco mais de 20 pessoas, formando 3 mesas com cenários de diferentes estilos.

40 Horas e arredores, presente!
A presença de novos jogadores e jogadoras, bem como de rpgistas veteranos que vieram pela primeira vez ao espaço, já se tornou coisa comum, e o objetivo de ser um lugar que aglutina veteranos e trás novos vem se cumprindo ao longo desses 5 meses de atividades. Destaque para o "grupo" do nosso amigo Kobayashi, com Bia e companhia, que veio em sessões anteriores e se tornou assídua frequentadora, sempre trazendo mais e mais pessoas para os jogos; a galera do Coqueiro (40 horas) esteve presente também, de um dos bairros de onde nasceu nosso grupo.

Bia e amigos de um dos colégios de Belém
O espaço também vem possibilitando experiências por parte dos narradores, que encontram público aberto para novas experiências, seja no que consiste em termos de cenários, ou de sistema, como no caso das mesas organizadas por Gilson Rocha e Enivaldo, membros do RPG Pará presentes, que estiveram testando seus sistemas.
Sistema em construção

Outra das animadas mesas

 Um panorama geral

Concluímos então a metade do ano de 2012 com esta novidade na capital paraense, que é o a oferta de jogos de interpretação de personagens ao público geral em um espaço público, possibilitando o acesso a essa forma de lazer aos interessados que não possuem contato com narradores e mestres, ou mesmo não tem oportunidade, iniciativa ou conhecimento de organizar uma mesa com amigos e amigas; com isso, ajudamos a crescer o conhecimento sobre os jogos de interpretação de personagens na região, levamos os mesmos a uma esfera ainda pouco explorada, destacando a entrevista que realizamos na TV pública do estado, a TV cultura.

Tivemos muitos erros e muitos acertos, características de um processo experimental e em crescimento, XP esse que ficará para as próximas temporadas dessa importante atividade. Em especial, queremos agradece à Rute, Gerente da Biblioteca Arthur Viana, a toda a equipe da biblioteca, da divulgação, e todos que de forma direta ou indireta, dentro do CENTUR, ajudaram com que este espaço se realizasse.

Muita imaginação 
 Principalmente, agradecer o prestígio do público que vem comparecendo às Sessões de RPG, de diferentes bairros e colégios de Belém, região Metropolitana, afinal, sem essa galera não teria sentido de que essas atividades ocorressem. Um forte viva à galera do Espírito Livre grupo de RPG que vem contribuindo bastante para que a Imaginação e os jogos se propaguem naquele espaço.

O sistema over power

Por fim, fica o convite para que no segundo semestre, já a partir de agosto, aqueles que poderem comparecer, venham e tragam mais pessoas, principalmente aqueles que ainda não conhecem a magia dos "Role Playing Game".

Avante Espíritos!


Um comentário: