sábado, 16 de junho de 2012

New Dragon



New Dragon é um RPG de distribuição gratuita escrito por Mateus Soares compatível com a Open Gaming License. Segundo a introdução do jogo:

New Dragon é um jogo de imaginação onde você e seus amigos criam personagens que realizam feitos heróicos: salvar povoados inteiros das mãos de gigantes ou mesmo derrotar um poderoso inimigo que planeja dominar todo o mundo. É como uma brincadeira de criança, mas com regras a serem seguidas.

Para jogar New Dragon a primeira coisa a ser feita é criar seu personagem: uma pessoa com características únicas e vida própria que se desenvolve à medida que você joga com ele. Seu personagem pode ser desde um humano guerreiro com coração nobre que luta para livrar o mundo de bandidos até um estudioso de artes mágicas, capazes de conjurar poderosos feitiços. Esse seu personagem será um PJ (personagem do jogador).

Uma pessoa do grupo será o mestre, aquele que é responsável em criar as histórias em que os personagens dos jogadores participarão. Os jogadores têm total liberdade de criação dentro de uma história criada pelo mestre, podendo esse jogador modificar toda a história e fazê-la tomar um rumo inesperado até mesmo pelo mestre. O mestre, como criador da história, controla todos os outros personagens do mundo, chamados de PNJ (personagem não jogador).

O sistema é composto por três Atributos (Força, Destreza e Inteligência) e há também as Reações (Vigor, Agilidade e Vontade) que são os Atributos Secundários. As Raças disponíveis são Humanos, Anões, Elfos, Meio-Anões, Meio-Elfos e Wees (os Halflings, nesse caso). As Classes são Combatente, Conjurador e Especialista.

As Perícias disponíveis são divididas em três tipos:

·         Perícias Marciais (Ataque Desarmado, Arcos, Bestas, Boleadeira, Chicotes, Escudos, Espadas, Facas e adagas, Lanças, Maças e Manguais, Machado e Martelos);
·         Habilidades (Acrobacia, Arte da Fuga, Atuação, Avaliação, Cavalgar, Conduzir, Correr, Diplomacia, Discernimento, Escalar, Foco, Furtividade, Intimidar, Mentir, Natação, Percepção, Prestidigitação e Saltar).
·         Por fim, as Competências (Conhecimento, Cura, Falsificação, Língua, Navegação, Operar Mecanismos, Ofício, Rastrear e Sobrevivência).
Há também muitos Talentos, sendo que alguns como Ataques Furtivos e Tiro Rápido podem ser evoluídos.

A Magia é feita através de Caminhos, que são Cura e Proteção; Animais e Plantas; Combate e Destruição; Necromancia e Feitiçaria; Controle e Ilusão e são feitas por níveis.

Além das Classes normais, há também Classes Especiais (eu acho que seria melhor colocar elas alguns capítulos antes) que são que nem Classes de Prestígio e que devem atender pré-requisitos e elas são Arqueiro, Arquimago, Assassino, Bárbaro, Bárbaro da Fúria, Bardo, Cavaleiro, Clérigo, Druida, Espadachim, Guerreiros, Ladino, Mago, Menestrel, Mestre da Lâmina, Paladino e Ranger. No final, um Bestiário.





2 comentários:

  1. Parece uma boa opção para um fast play de um dia qualquer, ou para iniciar novos rpgistas...vou baixar e ler todo o conteúdo...

    ResponderExcluir
  2. O netbook em si é bem simples na minha opinião,até mesmo novatos não vão ficar amedrontados quando lerem,é de fácil digestão eu diria,mas um conhecedor mais acido de D20 com certeza não teria problemas em mestra.

    ResponderExcluir