domingo, 17 de junho de 2012

LIVRO QUE INSPIROU O FILME "O 13° GUERREIRO"


               Apesar do nome esse livro nada tem a ver com o macabro e histórias de terror. Devoradores de Mortos é um romance medieval que em primeira pessoa conta a história do árabe Ibn Fadlan. Um homem que se vê obrigado a conviver com um povo de cultura muito diferente da sua, os Vikings. Grande parte desse livro é gasto com a descrição do povo nórdico pela percepção do árabe. É interessante notar que nesse romance o povo árabe é descrito como muito mais civilizado que o europeu. Comparados a eles os Vikings eram bem atrasados. Com maneiras bem rudes principalmente no que se refere a higiene. Esse romance de 1942 foi adaptado aos cinemas nos anos 1990 com Antônio Bandeiras no papel principal. O filme O 13º Guerreiro conta a história desse livro. Só que com menos riqueza de detalhes. É interessante notar que personagens que deram origem a lenda de Beowulf (também adaptado ao cinema recentemente) aparecem aqui. Hrothgar, o próprio Beowulf, Wiglaf…


               Essa história começa em 922 D.C. Após mexer com uma mulher casada Ibn Fadlan, a pedido do marido traído, é enviado pelo califa para uma missão diplomática em uma terra bem distante, a Bulgária. A jornada começa e durante o percurso Ibn vai conhecendo diversos povos diferentes e acaba relatando seus costumes para o leitor. O percurso do árabe é interrompido quando ele conhece os nórdicos. Uma vidente fala sobre um ataque ao povo viking e da necessidade de se ter um guerreiro estrangeiro ao lado deles. A contragosto, Ibn deixa sua missão de lado e vai ajudar os Vikings a enfrentar essa estranha ameaça. Wendol. Um povo que ataca durante as névoas. Um povo que é visto cheio de supertição e que acabam sendo relacionados a demônios.

              Ao contrário do filme aqui Ibn Fadlan mal usa uma espada. Ele não é um guerreiro, mas sim um homem preocupado em relatar tudo o que encontra nessa sua jornada. A cultura Viking é descrita com riqueza de detalhes. O romance possui inclusive várias notas de rodapé que explicam melhor alguns relatos. Pra quem gosta de estudar história esse romance vai bem a calhar. Uma coisa interessante do romance é o choque cultural entre um muçulmano e um povo politeísta bem bruto. Por exemplo, enquanto a cultura islâmica é mais recatada em relação ao sexo os vikings eram bem mais liberais. Inclusive não se importando com adultério. Enquanto Ibn Fadlan é abstêmio era comum ver entre os nórdicos quem morresse de tanto beber.


FONTE:
http://www.almhpg.com/tolkienmetal/?p=265#more-265

2 comentários:

  1. Primeiro vou ter que ver esse dito filme para entender o post...

    ResponderExcluir
  2. O filme é excelente! O livro é melhor ainda, trata do encontro (descrito como real) de vikings com uma tribo de Neanderthais. Segundo o livro o fato é real e ocorreu no século X com Ibn Fadlan, embaixador árabe na terra viking. A revista Scientific American de agosto de 2009 discute o desaparecimento desta espécie.

    ResponderExcluir