segunda-feira, 7 de maio de 2012

RPG OldSchool. Sabe o que é? aprenda com OldDragon!


 


O Old Dragon é um RPG de fantasia medieval e de capa e espada, construído tomando por base as versões mais antigas do RPG de fantasia mais famoso do mundo, seguindo a tradição old school desse tipo de jogo. A ideia de criar um jogo nesses moldes surgiu do nosso descontentamento com os rumos que o RPG vem tomando nos últimos anos.


O Old Dragon é um RPG em que magos, bárbaros e ladrões invadem masmorras infestadas de monstros, viajam por mares perigosos, montam dragões como se fossem cavalos, enfrentam deuses e encontram itens mágicos milenares em cidades arruinadas e esquecidas.

O Old Dragon é um RPG em que não existem limites para a imaginação dos jogadores e do mestre, em que o impossível acontece e a vida e a morte andam por cima do fio de uma espada afiada.

O que é um RPG old school?

Poucos daqueles que começaram a jogar RPG após o ano 2000 têm conhecimento a respeito da forma como os RPGs de fantasia eram jogados nos seus primórdios. Apesar do jogo sempre ter sido sobre magos, guerreiros, clérigos e ladrões explorando uma masmorra para matar orcs e encontrar tesouros, a forma como o jogo é jogado mudou muito, em especial do ano 2000 para cá. Um jogador acostumado com as edições mais novas do RPG de fantasia mais famoso do mundo, ao se deparar com um RPG old school como o OldDragon, provavelmente não gostará ou sentir-se-á perdido, pois notará a inexistência de várias regras que hoje são consideradas indispensáveis. E é neste momento que o jogador precisa aprender o porquê dessas regras “indispensáveis” não constarem do livro: o jogador precisa “entrar no clima” para que a sua experiência com um RPG old school não seja frustrante.

Primeiro de tudo, um RPG old school como o Old Dragon se apoia mais na necessidade de regras improvisadas do que em regras definitivas e oficiais. As regras contidas neste livro formam apenas a base do jogo, cabendo ao mestre construir, com base na premissa de respeito às suas decisões e no bom senso, eventuais regras complementares. No entanto, várias vezes dentro deste livro, serão encontradas regras opcionais ou dicas para modificar as regras aqui constantes.


Um bom exemplo da diferença entre os jogos modernos e os jogos oldschool diz respeito às armadilhas. Em um jogo moderno, o personagem interessado em desarmar uma armadilha simplesmente declara a sua intenção em fazê-lo, rola a perícia que desarma armadilhas e voilá, a armadilha está desarmada em um passe de mágica, ou melhor, em uma rolagem de dados. Já em um jogo old school, desarmar uma armadilha é um combinado de raciocínio, observação e experimentação, onde o jogador diz ao mestre exatamente onde olha, o que aperta e que cordão puxa. Isso reflete também em outro aspecto do jogo old school, que diz respeito à habilidade do jogador em detrimento dos poderes do personagem. Em um RPG old school, a ficha é um mero acessório, sendo que o jogador não deve buscar nela as respostas do que fazer quando chegar o seu turno, pois ela não lhe dará essas respostas, cabendo ao jogador tomar sozinho essas decisões, com base na tentativa e erro. Em jogos como o Old Dragon não existem perícias para procurar armadilhas, nem mecânicas que permitam que o personagem engane um guarda, muito menos uma jogada para saber se você está sendo enganado. Em jogos como o Old Dragon, cabe ao jogador dizer ao mestre onde e como ele está procurando pelas armadilhas; cabe ao jogador dizer ao mestre que história irá contar para enganar o guarda; cabe ao jogador decidir por sua própria conta se acha que está sendo enganado ou não.

Mas talvez o principal aspecto de um jogo old school é em relação ao equilíbrio. Em um jogo como o Old Dragon, a masmorra não está lá para ser explorada e conquistada por aquele grupo específico de jogadores. O fato de resolverem explorá-la não obriga o mestre a adequá-la ao nível do grupo ou às suas capacidades. Os jogadores não necessariamente encontram apenas monstros que consigam derrotar ou apenas armadilhas que consigam desarmar. Se os aventureiros de 1º nível resolverem ir atrás do dragão, que arquem com as consequências de suas decisões. Em situações como essa é sempre bom lembrar das palavras de Gandalf, na ponte de Khazad-dûm: “Fujam, seus tolos!” 

Um RPG old school como o OldDragon é desafiador, complexo e mortal. O jogador deve estar atento: se houver risco de morte iminente para seu personagem é bem provável que essa morte ocorra. No entanto, um RPG old school como o Old Dragon, até por ser desafiador, complexo e mortal, dá ao jogador um sentimento de realização diferente, pois não foram as estatísticas escritas em uma folha de papel que superaram um desafio, mas sim o raciocínio e criatividade do jogador que controla o personagem. Em jogos old school o personagem será lembrado não pelo dano que causa, mas sim pelos seus feitos insanamente criativos, onde o jogador precisou lidar com seus parcos recursos para superar um desafio gigantesco. Em resumo, um RPG old school é sobre os jogadores e o mestre, não sobre as estatísticas dos personagens e as regras. Sim, isso pode assustá-los, até desencorajá-los a jogar o Old Dragon. Mas quem disse que a vida de aventureiro old school é fácil?

Este é uma pequena parte do livro básico do sistema OldDragon; para ter acesso aos diversos livros e produtos relacionados, confere aqui 

http://www.olddragon.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário