quinta-feira, 12 de abril de 2012

RPG Sitio do Pica Pau Amarelo/SteamPunk ao dia do livro infantil

Ontem noticiamos a realização de várias atividades que ocorrerão em homenagem ao dia do Livro Infantil (dia 18 de abril) promovidas pela Biblioteca Pública Arthur Viana, da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves; niticiamos também que o RPG abre a homenagem com as Sessões do Projeto "Libertando a Imaginação", promovendo mesas de RPG na Gibiteca. E ainda que por conta da homenagem estar sendo direcionada à obra de Monteiro Lobato, foi levantada a ideia de uma mesa que utilizasse como Ambientação as obras que deram origem ao mundo fantástico do "Sítio do Pica Pau Amarelo".

Pois bem, indo em busca de ideias de como organizar uma mesa assim, em vários blogs me deparei com imagens criadas por Arthur Parreira, que terminou seu curso de Artes Visuais Multimídia com um projeto de Game baseado na obra. Mas diferente da aparência infantil, o mesmo criou uma versão SteamPunk dos personagens.

Para esclarecer os que não sabem (como eu não sabia) SteamPunk é referente a uma "cultura" de ficção científica que cria um cenário onde a sociedade humana teria atingido um desenvolvimento tecnológico a imagem do que se acreditava que se chegaria em tempos idos, por exemplo, do renascimento, onde as máquinas e equipamentos eram imaginados e pintados por muitos artistas tendo por base ferro e madeira para engenhocas  extranhas; Da Vinci certamente é o mais conhecido, e projetou de helicópteros a naves espaciais. Veja mais aqui: Wiki/SteamPunk


Com isso em foco, Arthur deu um tom longe do infantil para os personagens; para a ideia de uma ambientação que cative mais o público adolescente da atualidade, ficou bem interessante, sem esquecer que certamente este é seu objetivo, ao criar o projeto para um jogo de Video Game. Para o enredo do projeto de jogo, assim está escrito:

“O Sítio mudou. O mundo mudou. Quarenta anos se passaram, os personagens cresceram, muitos morreram. A alegria, diversão, conhecimento e a natureza são apenas parte de uma lembrança. Os céus agora são cinza e a mente do homem move-se por engrenagens.”

Não sei se o Arthur está por dentro do tema "RPG", mas que fica perfeito para cenário fica...Uma coisa que pode ajudar bastante para uma adaptação de sistema, é a pequena ficha com alguns dados narrativos, físicos e psicológicos dos personagens.

Vejamos como a ideia SteamPunk é perfeitamente adaptada para o Visconde de Sabugosa; ele ganha vários equipamento aclopados ao próprio corpo, elevando ao máximo seu conceito de cientísta; certamente, suas principais habilidades para uma ficha de personagem.




Já a Emilia ganhou uma forma totalmente diferente daquela boneca colorida, para se tornar um robô mecânico com super sentidos e aprimoramentos físicos.


O pedro está em uma versão adulta e bem relacionado a um mundo onde o vapor torna tudo mais escuro; suas melhores habilidades se relacionam ao fato de ser um corajoso caçador, principal relação com o "Pedrinho" original.


Já o porco falante Marquês, ganhou aspectos monstruosos e fisicamente superiores, de acordo com uma origem genética...

Para mais informações, veja: Concept Arthur

Agora é encaixar com um sistema....

Nenhum comentário:

Postar um comentário