quinta-feira, 5 de abril de 2012

RPG na TV: Criar nota SÉRIA da comunidade RPGistica


Está dando o que falar em nosso meio a aparição do RPG na Novela da Record "Rebeldes"; muitos indignados, outros apreensivos, e alguns ainda não dando a mínima. Para início de conversa, é preciso ter seriedade no assunto, e nada de xingamentos inúteis e comentários não fundamentados.

Dividindo opiniões, a nosso ver esse tema tem muita importância para a comunidade RPGistica brasileira. Com uma pontuação média de ibope em 10 (cerca de 500.000 pessoas-[quinhentos mil]), uma forma com idas e vindas no mínimo complicadas de como jogar RPG, é mais do que claro que a formação de uma opinião negativa sobre o termo vem sendo bastante difundida por meio da TV Record de televisão. Adolescentes criarão suas impressões negativas, outros gostarão DAQUELE modo equivocado de jogar a coisa, e Pais verão aquilo e dirão aos seus filhos para não se aproximarem.

Como uma forma de responder a isso, buscando inicialmente um diálogo que talvez possa ocorrer, tendo a comunidade RPGistica direito de falar ao público sobre o RPG em sua forma madura, surgiu a proposta de ficar umas ideias iniciais de nota no forum do rpg pará, por ser um espaço aberto e bem conhecido na blogsfera rpgistica; a galera passa por lá e opina; depois será feito uma postagem OFICIAL no facebook da nota (séria e sem xingamentos à editora ou autora, queremos o diálogo) e um chamado público a todos "curtir", levantarmos centenas de clics e a atenção da editora/emissora à massa RPGista.

Precisamos e podemos fazer algo. Qualquer outro grupo social "alternativo" que se sentisse ofendido por uma coisa publica da na mídia (artistas marciais, esportistas de um esporte desconhecido, religiosos não cristãos em um país de cristãos, etc...) se manifestariam de alguma forma. Precisamos valorizar o RPG e mostrar como o meio é grande e continua crescendo neste país. Logo, o mesmo deve possuir autoridade pela experiência de mais de 3 décadas acumulada (e não  pura lei da verdade sem fundamentos) para falar sobre o tema onde for possível haver espaço, e é isso que queremos.

Devo exemplificar que aqui no estado o Espírito Livre vem criando espaço em meio ao espaço público e mídia, com a experiência de duas entrevistas SÉRIAS E VERDADEIRAS para canais de TV (inclusive para a Record News Pará) e uma possível matéria em jornal de grande circulação esta semana que vem.

Precisamos nos unir e fazer cresce o verdadeiro conhecimento sobre esta modalidade de lazer, com todas as suas possibilidades educativas, lúdicas e culturais. 

16 comentários:

  1. Postagem... Comunidade... Sério onde estão as editoras? Até onde eu sei quem ganha ou perde dinheiro com isso são elas.

    Que seja uma carta aberta em seus sites remetida a Record, tem que fazer. ESTÃO FALANDO DO SEU PRODUTO!!

    Produto este que quase não possui forma de propaganda, então muito ajuda se simplesmente não o tratarem de forma deturpada.

    Ah! mais o rpg é um nicho fechado e isso não afeta o nicho. Não é bem assim, não/pouco afeta o nicho já estabelecido, mas e quanto ao crescimento do nicho? E quanto a visão de quem não conhece sobre o hobby?

    ResponderExcluir
  2. Bem pessoal já não é de hoje que sabemos que o RPG sempre foi de algum modo criticado pela TV e pelas Religiões.
    Como todos sabem a Record é uma novela evangélica e com certeza vai e critica sobre o RPG, já mostrando nos episódios eles falando de jogar dentro de uma caverna e os mestres serem "vampiros" de verdade, se "alimentando" dos jogadores.
    Não querem acreditar em mim, simplesmente leiam sobre os episódios da Novela e vejam se estou errado.
    O RPG pode ser usado em escolas e cursos como ajuda em matérias e fala, mas a Tv dificilmente irá mostrar isso por causa de diversos jogadores que matam e fazem rituais ou até mesmo se matam lá fora.
    Como o Rock, Punk, Animes, Card-games, Games, HQ's filmes que sofrem muitos preconceitos por causa disso e são discriminados por muitos. O Brasil mesmo por fora é visto com maus olhos e que damos "Macacos" para quem destrói nossas cidades, ou só mostramos mulher pelada para o Povo, ou pior que só tem bandido e traficante e qualquer um pode fazer o que quiser.
    Desculpem se me exaltei no comentário e o expandi demais, só estou colocando minha opinião e sei que há pessoas que me criticarão ou concordarão, não estou aí para isso. Gostarei de RPG sempre, não me importando com o que outros acham.

    ResponderExcluir
  3. Fale com as editoras...a opinião que tivemos recentemente foi que isso é de menos, não vai afetar o "mercado"...

    ResponderExcluir
  4. Não afeta o mercado negativamente, ou tem pouco impacto eu concordo.

    Mas estão perdendo a oportunidade de fazerem propaganda de seu produto, do RPG e não desse ou daquele sistema específico, em uma novela de modinha.

    Estão perdendo a chance de afetarem positivamente o mercado.

    ResponderExcluir
  5. Pois é essa a questão man! por isso e por outras coisas estamos querendo ajudar a promover essa nota!

    ResponderExcluir
  6. O que uma Editora tem Poder contra uma Emissória ou várias de TV sendo que o próprio Mercado de RPG está baixo com a venda de Livros e material deles.
    Estamos vendo aparecer MUITOS livros e acessórios, mas mesmo assim o Mercado de RPG está com problemas de orçamento.

    ResponderExcluir
  7. A IDURD vai simplesmente pegar esse movimento todo e jogar a seu favor dizendo que é manifestação do demonio, temos sim qu sermos mais da "tatica de guerrilha", mesmo. podemos pedir para que editoras q publicam e trabalham com essa linguagem que processem a IURD por essa difamação da matéria, e quanto a nós, boicote geral.

    ResponderExcluir
  8. As editoras são parte do meio rpgistico, que tem seu tamanho, e pode ser telespectador tbm

    ResponderExcluir
  9. Seguinte uma massa/comunidade/como_queira_chamar

    Precisa de um foco, de uma liderança de uma direção, para dar forma as suas requisições.

    As editoras poderiam encabeçar isso, ajudar a organizar, a dar forma. Mostrar que o RPG não é uma seita ou coisa do tipo, é um negócio e existem empresas que o exploram como qualquer outro negócio.

    É lógico que a comunidade tem que movimentar, aliaís Kass apoio a idéia, mas gostaria de ver, pela primeira vez, as editoras agindo um pouco.

    Elas tem pouca força, com certeza, assim como a própria comunidade rpgistica, mas isso não é justificativa para a apatia.

    ResponderExcluir
  10. concordo, mas se as editoras já tem problemas com seus orçamentos e vendas, será que iam se mexer para as críticas das emissoras sobre o Hobby.
    Não é a primeira vez que falam mal e nem será a última, e as editoras não poderão fazer nada, mesmo que façam uma entrevista num canal não irá mudar.
    Ou será que não?

    ResponderExcluir
  11. As editoras tinham que se mexer sim, na minha modesta opinião. Mas isso não exclui a iniciativa dos jogadores e grupos pelo país. Uma coisa que poderia ser feita, acredito eu, é contarmos com os advogados atuantes da esfera rpgística e entrar com uma ação civil pública. Se vai dar resultados não tem como saber, porém, ao menos, criamos um espaço público de debate e discussão, mostramos a maturidade dos jogadores e praticantes do hobby e reclamamos o respeito com o que queremos ser tratados.

    Eva
    livrodosespelhos.com

    ResponderExcluir
  12. Boa questão o tema sobre espaços públicos de discussão; mas temos que ir com cautela sobre questões legais, por hora não há coisa tão grande assim naquela novela.

    ResponderExcluir
  13. http://www.peticaopublica.com.br/?pi=RPG2012

    ResponderExcluir
  14. Vocês só estão falando com as editoras indies, mas a maior afetada é a Devir.

    E se eu for pela atitude das editoras indies, que dizem que devemos criar jogos em vez de ficar com paranoia, então vou me inspirar no que está acontecendo e desenterrar meu projeto satírico "RPG: Jogo da Morte", no qual os personagens são errepegistas como os de RBD, que obedecem aos comandos de um mestre inescrupuloso numa espécie de seita secreta perseguida por líderes religiosos e acusada de vários crimes, enquanto tentam trazer mais inocentes de famílias decentes para seus jogos de vida e morte... KKKKK

    ResponderExcluir
  15. Vai fundo. E é melhor se apressar:

    http://www.garagemrpg.com.br/rpg-crist

    ResponderExcluir