domingo, 22 de abril de 2012

O Senhor dos Anéis RPG - Personagens em evolução

 
Com o início da última semana do mês de abril, e já adiantando que nossa sessão temática do próximo domingo será "O Senhor dos Anéis", abro aqui a repostagem de ótimas matérias sobre o RPG de o Senhor dos Anéis com o uso do Sistema CODA. Para inicio de conversa, jogadores das mesas e interessados, entendam tudo sobre as evoluções de personagens...


Evoluções - Portal Minas Morgul

"O sistema CODA tende a criar personagens muito poderosos. Enquanto isso garante o completo sucesso da maioria das tarefas cruciais de uma crônica, para alguns narradores e jogadores isso pode não ser um atrativo. Às vezes é mais divertido se mesmo um simples orc apresente algum desafio, sem falar de um Nazgûl ou de um Balrog. Sobre as regras padrões do sistema CODA, um grupo bem projetado no início poderia esperar derrotar tais inimigos sem sequer uma única evolução. Embora isso não seja muito provável, depois de adquiridas algumas evoluções, a força relativa entre os personagens e seus oponentes são drasticamente modificadas."

Portanto, várias restrições em evoluções são sugeridas aqui. Lembre-se também que um personagem recém-criado não pode ter mais de quatro vantagens ou aperfeiçoamentos nelas. Além disso, um personagem não pode ter mais de quatro diferentes defeitos. Se de alguma maneira o personagem adquirir algum novo defeitos, ele não recebe pontos de evolução como compensação.

Perícias

Duas grandes alterações ocorrem no processo de evolução das perícias. Especialmente a segunda opção de “Controle de Perícias” deve ser examinada com cuidado antes de ser introduzida no seu jogo, pois ela deve alterar o equilíbrio do jogo drasticamente.



Custo Revisado das Perícias

Note que há um limite para aumentar uma perícia com uma evolução: nas perícias de ordem, duas graduações podem ser compradas, e nas perícias que não sejam de ordem apenas uma (esta regra é modificada mais além pela opção de Controle de perícias apresentada abaixo). Consulte a tabela abaixo para determinar quantas opções de evolução são necessárias para aumentar uma perícia em +1.

Custos de Perícias
Graduação Igual a Ordem Racial Extra-ordem
1, 2, ou atributo relacionado-6 ½ ½ 1
Atributo relacionado – 3 ou menos 1 1 2
Atributo relacionado -2 a 0 1 2 3
Atributo relacionado +1 a +2 2 3 4
Atributo relacionado +3 a +4 3 4 5
Atributo relacionado +5 a +6 4 5 N/A
Atributo relacionado +7 a +8 5 N/A N/A



O atributo relacionado é aquele listado na descrição da perícia. Quanto maior o valor do atributo, mais fácil é evoluir na perícia relacionada e mais graduações você pode adquirir no total.

Exemplo: Para um guerreiro com Força igual a 7, é relativamente barato obter 7 graduações em perícias relacionadas a este atributo. Ele poderia obter até 15 graduações nestas perícias, enquanto que um guerreiro com Força igual a 12 poderia adquirir até 20 graduações gastando apenas mais 5 opções de evolução (graduações de 8 a 12 custam para ele apenas uma opção cada).

Nota: esta regra deve parecer bastante generosa, porque o limite normal de 12 graduações em uma perícia é abandonado. Entretanto, de uma olhada nas restrições que dizem respeito as habilidades de ordem e vantagens. Juntamente com essas regras, o custo modificado das perícias simplesmente tornam as perícias mais importantes, enquanto que o equilíbrio global do jogo é mantido. O narrador pode também aumentar as graduações de PdN acima de 12 em algumas perícias cruciais se ele possui mais de 6 ou 8 evoluções.

Perceba que o custo listado acima apenas se aplica para perícias desenvolvidas durante evoluções, e não valem para a criação de personagem. O custo para as perícias raciais valem apenas para o Saber e Línguas nativas (Livro Básico, p. 60) que o personagem escolhe durante a criação de personagem, e não para as perícias listadas nas descrições das raças.

Controle de Perícias

Esta opção requer que algum registro seja feito, mas adiciona muito mais realismo ao jogo. Sempre que você for bem sucedido pela primeira vez em um teste de perícia durante a evolução atual, faça uma marcação ao lado desta perícia na ficha do seu personagem. Da próxima vez que você ganhar uma evolução, você tem a chance de aprender com esta experiência e lhe é permitido gastar uma opção de evolução na perícia em questão. Isso reflete a experiência e a prática que você adquire em uma determinada perícia, enquanto a premiação por experiência geral reflete o seu processo de aprendizagem global. A razão por trás desta opção é que a experiência ganha com um teste na perícia Trovar, obviamente não poderia ser usada para aumentar suas habilidades em escalada. 
 
Não importa quantas vezes a perícia é testada com sucesso em uma determinada evolução, apenas uma marcação por perícia é feita. Quando você tiver recebido pontos de experiência suficiente para receber uma evolução, verifique sua ficha de perícias e role 2d6 uma vez para cada uma das perícias marcadas. Se o resultado for maior do que o número atual de graduações que você tem na perícia ou se for 11 ou 12, você pode adquirir uma graduação nesta perícia. Se for uma perícia de ordem você já tem a permissão para compra-la dentro dessa evolução, mas se você desejar comprar uma segunda graduação, terá de rolar novamente 2d6 e o resultado deve ser maior do que o novo número de graduações, ou 11 ou 12. Se o resultado for igual ou menor do que o número de graduações, você não aprende através de sua experiência e não pode comprar a perícia desta vez. Repita o procedimento para todas as perícias marcadas e tome nota das perícias que você pode comprar. Então apague todas as marcações e decida quais perícias realmente comprar. Claro que você não tem de gastar nenhuma opção de evolução.

Evoluindo Perícias Sem Uso

Elevar as graduações de uma perícia que não tem sido usada de forma de bem sucedida requer algum tempo de treino. O esquema abaixo resume quanto tempo você deve praticar para adquirir uma nova  graduação. O personagem deve passar aproximadamente oito horas ininterruptas a cada dia de treinamento da perícia. Se o personagem tem um professor que tenha mais graduações na perícia do que o personagem, o tempo de treinamento é reduzido em 10%. Se for apropriado para uma perícia, acesso a instalações apropriadas diminuem o tempo em outros 10%. Se o personagem tem acesso a livros e a todos os recursos necessários, o tempo diminuiu em outros 10%.

- Cada graduação que custa ½ pontos de evolução precisa ser treinada 3 dias vezes o número da graduação desejada (por exemplo, a graduação 2 requer 6 dias de treinamento)
 - Cada graduação que custa 1 ou 2 pontos de evolução precisa ser treinada 1 semana vezes o número da graduação desejada
 - Cada graduação que custa 3 pontos de evolução precisa ser treinada 2 semana vezes o número da graduação desejada
 - Cada graduação que custa 4 pontos de evolução precisa ser treinada 1 mês vezes o número da graduação desejada
 - Cada graduação que custa 5 pontos de evolução precisa ser treinada 2 meses vezes o número da graduação desejada


Especialidades

Durante a criação de personagem, a primeira especialidade é grátis. Neste ponto, um personagem pode adquirir uma segunda especialidade com o custo de uma opção que ele usaria para uma perícia. Conforme avança, os eventos de aventuras passadas devem justificar o desenvolvimento de uma nova especialidade, e você deve gastar os pontos de evolução da seguinte maneira:

 A 2ª especialidade em uma perícia custa 1 ponto de evolução
 A 3ª especialidade em uma perícia custa 2 opções de evolução
 A 4ª especialidade em uma perícia custa 3 opções de evolução
 A 5ª especialidade em uma perícia custa 4 opções de evolução
 A 6ª ou qualquer especialidade futura em uma perícia custa 5 opções de evolução

Uma nova sub-especialidade para uma perícia de Saber sempre custa apenas 1 opção de evolução, independente de quantas opção você já tenha.

Vantagens

A tabela 11.1 “Opções de Evolução” (Livro Básico, p. 278) lista um custo padrão de duas opções de evolução para a aquisição de uma nova vantagem ou o aperfeiçoamento de uma vantagem que o personagem já possua. Ao invés disso, mantenha anotado o número total de vantagens e aperfeiçoamentos que o personagem tem – designado como grau total de vantagens – e recorra a lista abaixo para ver quantas opções de evolução uma nova vantagem ou aperfeiçoamento custa. Todavia, o narrador deve aprovar todas as novas vantagens que você deseja adquirir – e as suas aventuras devem justificar a sua aquisição. Note que características hereditárias ou físicas como Eloquente, Ouvidos Aguçados, Olfato Apurado, Olhos Penetrantes, Visão Noturna ou Recuperação Rápida não podem ser compradas após a criação de personagem.

 Grau total de vantagens entre 1 e 8………………….2 opções
 Grau total de vantagens entre 9 e 11………………..3 opções
 Grau total de vantagens entre 12 e 14………………4 opções
 Grau total de vantagens maior ou igual a 15………..5 opções

Reações

Existe um limite em quão frequente você pode aumentar uma reação. Cada incremento lhe garante um bônus de +1 na reação, porém quanto mais incrementos você tem, mais pontos de evolução você tem de gastar para adquirir o próximo. Você pode tratar uma reação como “preferencial”. Esta atribuição inicial não muda se você entrar para uma nova ordem.

Evoluindo Reações
Aumento Reação Preferencial Reação Não-Preferencial
# 1 e 2 2 opções 3 opções
# 3 e 4 3 opções 4 opções
# 5 e 6 4 opções 5 opções
# 7 e 8 5 opções N/A


Habilidades de Ordem

O custo de opções de evolução para habilidades de ordem permanece inalterado (3 pontos por habilidade). Entretanto, para manter os personagens na linha dos PdN’s apresentados pelas publicações da Decipher’s e para balancear o nível geral de força, as seguintes restrições se aplicam:

Um personagem pode apenas comprar uma nova habilidade de ordem para cada grupo de três evoluções. Se o personagem é um lançador de encantos (um mágico ou um mago), ele pode obter uma habilidade de ordem a mais para cada grupo de 6 evoluções, mas esta só pode ser utilizada na habilidade Lançar Encantos.

Exemplo: Um guerreiro com 4 evoluções pode ter um total de 3 habilidades de ordem: a primeira é gratuita durante a criação de personagem, a segunda pelas evoluções de 1-3, e a terceira pelas evoluções de 4-6. Um mágico com a mesma quantidade de evoluções poderia ter uma habilidade de ordem a mais – a qual deve ser Lançar encantos – por ter de 1 a 6 evoluções.

Coragem

Você não pode obter um número ilimitado de pontos de coragem. O custo em opções de evolução para o quarto e quinto ponto é 3, para o sexto ponto é 4, e o para o sétimo 5. O personagem não pode em nenhum momento ter mais de sete pontos de coragem.

Atributos

Nenhuma restrição adicional se aplica. As restrições existentes são resumidas aqui: Um atributo não pode ser elevado acima de 12 + modificadores raciais, e os eventos de aventuras anteriores devem justificar o aumento. Você deve designar dois atributos como “preferenciais”. Estes custam 4 opções de evolução para um aumento de +1, enquanto um atributo não-preferencial requer 5 opções. Como é descrito em The Two Towers Sourceboock, p.24, os seus dois atributos preferenciais podem ser elevados um ponto acima do seu limite racial normal. Entretanto, você tem de ganhar pelo menos 6 pontos de renome do uso heroico de um dos atributos em questão (ou de perícias relacionadas), e o aumento no atributo só terá efeito depois de vários capítulos nos quais o personagem prove o seu merecimento.

Note que sua Vitalidade pode mudar durante o jogo, mas a sua saúde não aumenta automaticamente com isso. Você aumenta seus pontos de Saúde usando opções de evolução (ver abaixo).
Saúde

O custo permanece o mesmo, embora você não possa aumentar a sua Saúde acima de seu modificador de Vitalidade vezes 1,5, arredondado para cima. Por exemplo, uma Vitalidade de 9 limitaria a saúde a um total de 14.

Ordens Básicas e de Elite

Quando entrar em uma nova ordem, você não tem de escolher atributos ou reações preferenciais adicionais. Na verdade, você permanece com os seus dois atributos preferenciais e a sua reação preferencial inicial durante toda a carreira do seu personagem. Você não pode pertencer a mais de duas ordens ao mesmo tempo. Voltar a uma ordem abandonada requer 5 opções de evolução.

Quando entrar em uma ordem de elite, você não recebe uma opção para as habilidades de ordem de graça. O texto na seção de “habilidades” nas ordens de elite no Livro Básico foram copiadas por engano das ordens básicas (veja Livro Básico, p. 104 para a regra correta a respeito deste assunto).

Traduzido por: Elros
Fonte: The Heren Tumbarion’s Compendium – Revised Second Edition – Nov 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário