segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cavaleiro das Trevas Ressurge | Matéria da EW traz novidades e sinopse oficial que revela bastante

Mais e mais novidades chegam a cada minuto a partir do conteúdo que vaza (ou é oficialmente liberado) da revista Entertainment Weekly, que deu capa à Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o último capítulo da trilogia do homem-morcego comandada por Christopher Nolan.
A atriz Anne Hathaway, que vive a Mulher-Gato no longametragem, dá a tônica do filme: é um “filme épico de desastre”, o que corrobora a tese de que um grande terremoto irá aflingir Gotham City a partir da misteriosa arma de Bane (Tom Hardy), o que conecta a produção aos arcos de história dos quadrinhos Terremoto eTerra de Ninguém, além do mais óbvio A Queda do Morcego, que traz a primeira aparição de Bane e o modo como ele traça um plano para derrotar o Batman.


Detalhe da capa da EW com Mulher-Gato e Batman.
O astro Christian Bale também reforça os rumores de que Batman pode simplesmente não sobreviver ao fim do filme:
Nós queremos mostrar um personagem que está envelhecendo e está danificado, que pode não estar em sua melhor forma. Ele nunca encontrou alguém com a força bruta de Bane e este não é o melhor momento para encontrá-lo.
Outra informação importante vinculada pela revista é um tipo de sinopse oficial, que lança luz sobre alguns elementos da história:
Ressurge se passa oito anos após os eventos de Batman – O Cavaleiro das Trevas. Gotham City está em paz e prosperando, mas Bruce Wayne ainda está se recuperando física e mentalmente da trágica batalha contra o Coringa e Harvey Dent. Batman, que recebeu a culpa pelos crimes de Harvey, para que Gotham possa continuar inspirada pelo antigo idealismo do homem da lei, continua a ser insultado e é dado como desaparecido em missão quando a história começa. Enquanto os velhos aliados como Alfred e Lucius Fox e a potencial interesse amoroso Miranda Tate tentam reviver o espírito de Bruce, duas novas ameaças a Gotham forçam Batman a encerrar o seu exílio.

Veremos esta cena? Arte de Jim Aparo.
Esta é a descrição de trama mais detalhada que temos até hoje, embora ainda bastante enxuta. Mesmo assim, temos muitos elementos a considerar a partir dela. Em primeiro lugar, a sinopse dá a entender que a debilidade física que vimos em Bruce Wayne em imagens, vídeos e boatos – Christian Bale usava bengala nas gravações de suas cenas como Bruce Wayne em Los Angeles – parecem ser resultado de sua carreira prévia como Batman e não resultado de uma posterior surra de Bane. Se isso se confirma, parece que não termos a clássica cena de Bane quebrando as costas de Batman como vimos em A Queda do Morcego.

Poster oficial do filme: Bane e a máscara quebrada.
Mas a surra haverá, pois o cartaz do filme mostra Bane se afastando de uma máscara quebrada do Batman, uma estátua do filme mostra cena similar – mas com uma arma e sangue envolvidos – e no trailler vemos Batman (sem máscara) bastante machucado no chão e Bane lhe dizendo: “quando Gotham estiver em cinzas, aí sim, você terá minha permissão para morrer”.
Outra coisa que despertou o alerta dos fãs na internet é a possibilidade de Batman estar fora da ativa nesses oito anos que separam os dois filmes. Em comentários na internet, muitos fãs mostraram preocupação com o fato de a batalha contra o Coringa e Harvey “Duas Caras” Dent no filme anterior ser a última missão do homem-morcego antes do novo filme, por isso reduz demais sua carreira. Além disso, ficar seriamente machucado após aquela luta durante oito anos parece demais. A maioria torce para que o filme deixe claro que o Batman continuou agindo depois daquilo e que a debilidade física de Bruce Wayne no início do filme seja o resultado de alguns anos a mais de ação e que, dos oito anos, eles esteja há dois, três ou cinco parado, mas não de todo o tempo.

Miranda Tate flerta com Bruce Wayne no Trailer: traidora ao estilo Jezebel Jet?
Já vimos no trailler Alfred (Michael Caine) tentar elevar o espírito de Bruce Wayne e uma cena de flerte com Miranda Tate (Marion Cotillard), mas parece que o envolvimento dos dois será mais sério no filme. E é curioso que ela tente “levantar o espírito” de Bruce quando sabemos que, na verdade, ela é uma das vilãs do filme, Talia, a filha de Ra’s Al Ghul (Liam Neeson), que morreu no primeiro capítulo da trilogia. Será parte de um plano para desmoralizá-lo ainda mais? Ou será que Talia e Bane querem o Batman de volta para poder derrotá-lo? Novamente, temos elementos de que a personagem Talia vai ganhar doses de Jezebel Jet, personagem que seduz Bruce Wayne como parte de um plano para destruir o Batman nas recentes histórias do homem-morcego escritas por Grant Morrison e desenhadas por Andy Kubert e outros.

Mulher-Gato roubando um cofre? Início como vilã, fim como heroína?
Por fim, o final da sinopse dá a entender que a Mulher-Gato será, pelo menos no início do filme, realmente uma vilã. Afinal, são “duas ameaças” e podemos supor Mulher-Gato e Bane. Por conta do mistério, não creio que sejam Bane e Talia, cuja vilania só será revelada do meio para o final do filme. Lembrem-se que a produção nunca confirmou oficialmente que Miranda Tate é Talia – e nem o vai fazer para manter o mistério pelo menos daqueles que conhecem pouco os quadrinhos.
Assim, a Mulher-Gato deverá cumprir o seu arco geral das histórias em quadrinhos: começando como ladra, mas sendo “transformada” por Batman e uma vigilante a favor do bem comum. Se for bem desenvolvido, será um arco bem interessante, de certo modo, inverso ao de Harvey Dent [Aaron Eckhart] (que apesar de morto, terá importante papel na trama, como influência e referência). Seria uma maneira de dar um tom mais positivo ao final da saga, após a depressão de Cavaleiro das Trevas.

A Mulher-Gato de Michelle Pfeiffer, de 1992: novo filme não procurará repeti-la.
Para isso, ao que parece, a Mulher-Gato de Anne Hathaway será bastante diferente de sua encarnação mais famosa nas telas:Michelle Pfeiffer em Batman – O Retorno, de Tim Burton, em 1992. Aquela eraextremamente sensual, malvada, louca e icônica. Esta nova deverá seguir outros rumos: parece menos sensual e talvez não seja “má”, apenas mal orientada. Seria realmente legal mostrar que a atuação do Batman seria capaz de fazer as pessoas lutarem pelo o que é certo, o que tambémdeve acontecer com o personagem de Joseph Gordon-Levitt, o jovem policial John Blake.

Anote aí: o policial John Blake terá papel central e surpreendente na trama.
Embora o grosso do marketing se volte para Batman e Bane, algo me diz que quem irá carregar a história do filme nas costas serão Selina Kyle e John Blake. Parece que o arco dos dois personagens vai compor o fundamental trama, assim como o foi Harvey Dent no segundo filme. E o público em geral não liga para John Blake, mas acredite, ele trará as maiores surpresas da história. Não duvide de algo bombástico, como o personagem ser filho de Bruce Wayne (sem que este saiba) e/ou ser um sucessor do Batman caso aquele morra no fim do filme. Ou então, ser um policial designado por James Gordon (Gary Oldman) para descobrir a identidade do Batman e trazê-lo de volta à ativa. Enfim, algo do tipo, algo muito surpreendente.
Aparentemente, pelo que ouvimos de relatos anteriores, John Blake é um jovem policial que ingressou na Força Policial inspirado pelas ideias de Harvey Dent, que morre como um martir em Cavaleiro das Trevas, sem que a população saiba de seus crimes como Duas Caras, que são assumidos por Batman para que a idolatria continue e inspire as pessoas ao bem. Desse modo, Blake detesta o Batman, ao contrário do Comissário Gordon, que sabe a verdade. Mas, levado em missão contra o Batman e após a grande “invasão” e destruição de Bane, Blake deve perceber o bem e a necessidade de alguém como Batman, tornando-se um aliado no terço final do filme.
Quem viver, verá.
Com história de David S. Goyer e Christopher Nolan; roteiro de Christopher Nolan e Jonathan Nolan; dirigido por Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge tem no elenco: Christian Bale (Batman/Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard(Miranda Tate/Talia Al Ghul), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Liam Neeson (Ra’s Al Ghul), Josh Pence (o jovem Ra’s Al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham, Anthony Garcia), Matthew Modine (Nixon), Alon Abutbul (Dr. Leonid Pavel), Joey King (jovem Talia Al Ghul), Aiden Gillen (agente da CIA), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial), além de Adam Rodriguez, Rob Brown, Will Estes, Josh StewartBurn Gormane Tom Conti em papeis não anunciados. A data de estreia no Brasil será em 27 de julho de 2012, uma semana após a estreia nos EUA.

Via Actions & Comics

Um comentário:

  1. Pó depois desse texto imenso ai me deu vontade de mais de ver esse filme ^^

    ResponderExcluir