quarta-feira, 21 de março de 2012

O RPG e o problema das "panelinhas"

Como todos sabemos, o termo informal "panelinha", designa um grupo fechado, um clubinho que normalmente permite apenas a entrada de pessoas que "mereçam" fazer parte do mesmo, sendo estes critérios bastante pessoais e em maioria das vezes imaturos.

Em qualquer meio social existem as tais "panelinhas", e no meio RPGistico seria muito difícil ser diferente. Principalmente pela dinâmica de jogo, que se forma normalmente entre amigos, que escolhem um cenário e sistema por afinidades próprias, e interagem pelo jogo especificamente pelos laços de amizade existentes; não raro uma pessoa ou mesmo um grupo de jogadores se desfaz por questões pessoais que quebraram a linha entre a mesa/mundo imaginário e a realidade, outra questão que geraria muita discussão, mas fica para outro post.

Não se quer aqui desprezar o fato das amizades como formadoras de mesas de jogo, só apontar sobre esse elemento que contribui para a formação dos grupos fechados. De fato há pessoas que não se encaixam nas afinidades daquele grupo, que irão se expressar em jogo, e mesmo aquelas pessoas problemáticas que atrapalham o saudável andamento do grupo de jogadores.

Mas a questão é que se gerou uma cultura, onde muitos não se sentem a vontade de jogar entre pessoas que a anos se encontram, como se fosse um núcleo formado para sempre daquela forma e intocável, sendo o mestre o único que poderia dar alguma abertura, através de um convite formal. A manutenção dessa cultura se faz diante da existência de mestres e grupos que de fato se fecham a novos jogadores, novas possibilidades de jogar, novas opiniões.

Para nós do Espírito Livre grupo de RPG, é abominável a manutenção desses comportamentos, essencialmente pelo fato de que para a cultura RPGistica crescer, precisa de novos jogadores, novos narradores/mestres, crescimentos de grupos...e como será possível isso se os grupos de jogadores se fecham em si mesmos?

Este é um dos motivos do porque organizarmos mesas todos os fins de semana e divulgarmos aqui no blog, convidando os interessados a virem jogar conosco; por que sabemos que há muitos jogadores "órfãos" de mestres e grupos de RPG, e ainda vêem a possibilidade de jogar apenas entre os amigos próximos. 

Por aqui nada de grupos fechados! Aqueles de Espírito e Imaginação livre, estejam a vontade em ingressar em alguma/s de nossas mesas. Não é garantido, mas existem alguns seres abissais e insanos por aqui, que podem ser motivo de boas amizades...


3 comentários:

  1. Eu simplesmente não poderia usar melhores palavras descrever o grupo.
    Avante Espírito Livre.
    P.S.: A parte das criaturas abissais fechou o post com chave de ouro! XD

    ResponderExcluir
  2. Fato.já vi isso acontecer muito,mesas fechadas que não se espadem para uma forma mais social de jogo,isso é lamentável fazendo as fazes até mesmo pessoas não se interessarem pelo jogo.

    ResponderExcluir
  3. as coisas que nos uni são o rpg, a amizade, o glorioso álcool, avante meus irmãos e irmas!! arrruuu arruu arruu!!

    ResponderExcluir