sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Projeto MGRPG - um interessante e novo sistema




Estamos aqui para apresentar uma breve resenha do Sistema que está desenvolvido pelo nosso amigo Ronaldo, um dos jogadores aqui do Grupo. Confere abaixo a resenha e os Links para mais informações!


Olá, pessoal. Bem vindos ao projeto MGRPG: Mistureba Generalizada RPG.


Link de Download da Versão de Playtest [1]

Minha proposta é compartilhar, com aqueles que se interessarem, um pouco do processo criativo deste RPG que a mais de 3 anos venho rabiscando.

A cerca de um ano, recebi a ajuda primeira de Bruno Immortal e outros conhecidos, culminando com a ajuda do grupo Espírito Livre.

O uso de cartas de baralho em jogos de RPG não é novidade (Castle Falkenstein e Dragonlance Saga System estão aí para provar), então não me farei de rogado na hora de explicar minha escolha por eles.

Algo que sempre achei interessante é que cartas de baralho são muito mais fáceis de se obter do que dados, além de não possuírem a mesma "carga social" (descobri, a muito tempo, que cristãos leigos em rpg geralmente confundem o "lançar de dados" com o "jogo de búzios" [2] - sendo que o segundo é uma tradição africana que costuma ser alvo de ataques religiosos freqüentes).

Comecei com a ideia de criar um jogo no qual o sistema permitisse ser jogado até mesmo numa viagem de carro, ou mesmo num encontro aleatório entre amigos. Isso exigiria poucas regras que fossem intuitivas, usando um recurso comum em rodas de amigos como elemento aleatório (é o caso do baralho).

Claro que o objetivo não era criar um RPG para jogos "one-shot", isso na verdade foi um mero acidente!

Outro ponto que também devo destacar sobre o RPG Mistureba Generalizada é a mecânica de Aspectos: cada personagem jogador é criado com 4 Aspectos, que representam aquilo que o personagem é e aquilo que ele pode fazer dentro do jogo. 

Aspectos funcionam da seguinte forma: por padrão, quando um jogador realiza uma ação, ele deve realizá-la de uma forma compatível com pelo menos um dos Aspectos possuídos pelo personagem. Exemplo clássico: um "Brutamontes" poderia tentar virar um caminhão com força bruta, já uma "Garotinha Ninja" poderia tentar fazer o mesmo com um golpe de espada realizado com uma técnica milenar.

Ações simples são resolvidas com o saque de uma Carta da Pilha: cartas pretas possuem valor numérico positivo (ou +1 para figuras pretas); enquanto cartas vermelhas possuem um valor negativo (ou -1, para figuras vermelhas). Quanto maior o valor, melhor.

Algumas ações, por outro lado, podem ser resolvidas com a utilização das Cartas de Destino.

No início de cada sessão, cada jogador recebe 4 cartas de destino, retiradas da Pilha, que são usadas para alterar a narrativa a favor do personagem ou mesmo do grupo, desde que seja de forma diretamente relacionada a um dos Aspectos do Personagem, da Cena, do Oponente ou de um Objeto presente na cena. Essas mudanças podem tomar a forma de narrativas, substituições de cartas, bônus em saques, etc. As Cartas de Destino são explicadas em detalhes na Versão de Playtest do Mistureba Generalizada.

A mecânica de Conflitos é de longe a parte mais enxuta do sistema: é possível afetar um alvo diretamente, bloquear as ações de vários alvos ou mesmo realizar uma manobra para receber um bônus num ataque ou bloqueio - sendo que o sistema é o mesmo, não importa o tipo de conflito.

Pode ser uma luta até a morte, uma tentativa de sedução, uma campanha política, etc. todos esses conflitos são resolvidos da mesma forma: aplicando Conseqüencias nos alvos até eles serem Removidos.

Uma Conseqüencia é gerada por um Ataque bem sucedido, mas esse Ataque não precisa ser um "ataque" do ponto de vista convencional: você poderia encher o alvo de porrada (no sentido restrito da palavra) e, quando o alvo não puder mais suportar Conseqüencias, finalizá-lo com um "ataque" que consiste em um discurso sobre ética, amizade e gatinhos - Removendo o alvo de uma forma que ele sobrevive, mas acaba por se tornar um aliado do vencedor.

A criação do personagem segue um formato simples: Escolha o Nome do Personagem, Quatro Aspectos e sua Descrição. O Limite de Conseqüencias inicial é 5, sendo que a planilha lembra uma carta de baralho personalizada.

A cada sessão na qual o jogador participou, o jogador pode alterar um Aspecto do personagem para refletir mudanças ocorridas durante o jogo. A cada três sessões nas quais o jogador participou com esse personagem, o Limite de Conseqüencias do personagem melhora em +1.

Bom, por hora essa é a proposta do jogo. À medida que novas ideias forem surgindo, vou compartilhando com vocês através do Blog Masmorra Descuidada [3] e do Espírito Livre [4], pois é muito importante para esse processo criativo ver a reação do público a este jogo!

Até a proxima. - Ronaldo Ferreira

Referências

[1] Mistureba Generalizada Playtest - http://www.mediafire.com/?wmsyrvfwym0ei80
[2] Jogo de Búzios - http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_de_b%C3%BAzios
[3] Masmorra Descuidada - http://www.masmorradescuidada.com
[4] Espírito Livre - http://www.espiritolivrerpg.blogspot.com

15 comentários:

  1. é ronaldo,até que enfim tu encontraste uma formula para tua aclamada busca pelo sistema de ouro né man.eu sou suspeito para falar do sistema dele mais eu falo assim mesmo,é muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Parece interessante, mas uma coisa me chamou a atenção: as fichas de personagens (cartas personalizadas).

    Parecem muuuuuiiito com as fichas que eu editei para Wushu...

    http://esquizofrequente.blogspot.com/2011/10/card-fichas-para-wushu.html

    Que coincidência, não? rs

    ResponderExcluir
  3. Coincidência nada: chupinhei na cara e na coragem. Tun-dun-ts.

    Bônus:

    http://www.youtube.com/watch?v=8Nvx_gaCapI

    ResponderExcluir
  4. Bom, fico feliz que minhas fichas tenham servido pra alguma coisa.

    Ficaria mais feliz ainda se você citasse a fonte no PDF...

    ResponderExcluir
  5. Como a planilha do Mistureba ficou MUITO diferente da versão inicial para Wushu, não vi necessidade para isso. Afinal, o formato de carta com cantos arredondados, o símbolo de Ying-yang e o sol nipônico são idéias de livre circulação a milênios.

    Agora um conselho. Dê uma olhada no video abaixo:

    http://www.youtube.com/watch?v=R1QnXJYT9ao

    ResponderExcluir
  6. Lógica meio furada essa, Demente. Pensando desta forma, você poderia usar um "M" amarelo igual ao do McDonald's sobre um fundo vermelho em qualquer produto, já que, afinal, a letra "M" é domínio público, assim como a cor amarela...

    Como eu disse, não me importo de você usar a ficha como base para a sua, só acho uma descortesia você agir como se tivesse bolado isso do nada.

    Enfim, boa sorte pra você e pro seu jogo, mas recomendo que cite as próximas fontes que usar. RPGístas formam uma comunidade dispersa, fazer inimizades só torna tudo mais difícil para todos.

    ResponderExcluir
  7. Bruno, são pensamentos retrógrados como os seus que fazem as ideias tão difíceis de replicar hoje em dia.

    Como eu disse, a planilha do Mistureba não têm nada demais, já que não há muita semelhança entre ela e a original. Mas um M amarelo num fundo vermelho poderia acabar afetando as vendas - e talvez a imagem - do McDonalds (google it: "absorventes femininos GM").

    Quanto ao Mistureba Generalizada em si, ele está muito divertido, obrigado.

    Nota: você nem viu os vídeos que deixei, né?

    ResponderExcluir
  8. Copiar é divertido, né?
    Legal esse vídeo, já conhecia! (E já mandei pra muita gente)

    Saca o símbolo que aparece no final? Aqueles círculos com símbolos dentro?
    O primeiro significa? Creative Commons
    O segundo significa? Adivinha: "BY". Sigifica ainda:
    "É uma condição para a distribuição, cópia e remix: Atribuição — Tem de fazer a atribuição do trabalho, da maneira estabelecida pelo titular originário ou licenciante (mas sem sugerir que este o apoia, ou que subscreve o seu uso do trabalho)."

    E, de boa demente, ainda que o trabalho original não esteja licenciado por creative commons (o que o tornaria, no Brasil, imediatamente copyrighted!) é ÉTICO mencionar a fonte. Principalmente, grande, se o autor acha sua obra derivada e pede isso pra voc6e numa boa.

    Respeito MUITO o espírito Livre, curto pra caramba. E pra mim foi uma infelicidade ver - não que você copiou e não mencionou de onde - mas você se recusar diante do autor, ao autor, a mencionar sua influência oficialmente.

    Ponto negativo.

    Não é uma questão de "ficou igual" ou "nem ficou". É uma questão de ética.

    Espero que volte atrás. por mais simples, ou comum, que seja: veio dali, diretamente, e num ambiente de compartilhamento *você deve ser grato* .

    ResponderExcluir
  9. E eu sou grato, sem dúvida, ao Bruno Mãos de Tesoura por ter disponibilizado a planilha que usei de base para a planilha do Mistureba Generalizada.

    A questão é que não vi necessidade de fazer essa menção, já que as planilhas ficaram muito diferentes. É chato ficar apertando a mesma tecla, então para a felicidade geral da nação, vou apagar esse arquivo do servidor e subir outro futuramente, sem essa planilha.

    Esperem a nova versão do Mistureba para o mês que vêm, quando vou terminar a aventura que estou mestrando perto de casa (ela envolve garotas voadoras e pôneis coloridos :).

    Nota: o Masmorra Descuidada e o Mistureba generalizada não possuem relação direta com o grupo Espírito Livre. Eu apenas me reúno com seus membros para jogar vez ou outra, mas não permitirei que um problema que deveria ser apenas entre eu e Bruno MdT afete a imagem do projeto que eles tiveram tanto trabalho para organizar.

    ResponderExcluir
  10. Saudações, Demente.

    Assisti sim os vídeos, embora tenha achado o teor deles mais pra trollagem do que pra argumento sérios.

    Como o Luiz comentou acima, é uma questão de ética comentar de onde você copia alguma coisa. Achei legal, por exemplo, você comentar alguns sistemas nos quais se baseou para criar o Mistureba (embora não todos), então não não entendi a relutância em mencionar também a ficha.

    Tirar ou manter a ficha é contigo. Eu seria grato se você creditasse os autores dos sistemas e a minha ficha, mas isso é consciência de cada um.

    No meu blog mesmo, vivo adaptando coisas de outros sistemas (principalmente pro Daemon), mas sempre me preocupo em mencionar no que me baseei. Segue-se um exemplo:

    http://esquizofrequente.blogspot.com.br/2012/01/arquetipos-e-pontos-narrativos-para.html

    Espero ter sido claro quanto ao meu posicionamento, não tenho nada contra você ou seu projeto, apenas contra a postura da cópia sem mencionar o autor.

    Boa sorte pra você e seu projeto. Espero poder ajudar a divulgar seu jogo no Esquizofreqüente quando estiver devidamente creditado. ^^

    ResponderExcluir
  11. Ufa, ainda bem que entendeu: eles são mesmo mais pra trollagem.

    Ainda bem que você também entendeu que se é da consciência de cada um citar ou não (todas) as origens de uma ideia, então ficar EXIGINDO isso de alguém, como você está fazendo agora, é um comportamento hipócrita.

    Mantenho minha posição: vou retirar a planilha que fiz baseada na sua e usar outra.

    ResponderExcluir
  12. Não posso exigir nada de ninguém, nem obrigar ninguém a fazer qualquer coisa, Demente. Fiz um pedido na boa, mas você parece ter se ofendido.

    Seja como for, agradeço a consideração de retirar a planilha.

    ResponderExcluir
  13. Deverias mesmo mencionar da onde você teve essa "ideia" mesmo Demente.

    ResponderExcluir
  14. Verdade. Afinal, ele me deu a opção de citar ou não.

    ResponderExcluir